segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Delegação da UFC viaja para a disputa dos Beach Games em Aracaju

A delegação da Universidade Federal do Ceará (UFC) que disputará os Beach Games, da Liga Desportiva Universitária (LDU), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em Aracaju, Sergipe, de 30/11 a 03/12 embarcou na tarde dessa segunda-feira, 28/11. A comitiva, chefiada pelo diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins e o coordenador do Núcleo de Futebol da UFC, Clovandi Costa conta ainda, além dos atletas, técnicos e auxiliares, com o fisioterapeuta Aurifran Barroso.
Meninas do beach hand disputarão torneio com equipes nacionais e de outro país
Participarão atletas de onze estados (Ceará, Amazonas, Bahia, Alagoas, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo), além da delegação feminina de beach hand do Uruguai. Os atletas disputarão as competições de beach soccer, futevôlei, vôlei de praia e beach rugby. Ao todo 300 atletas disputaram os torneios, que são seletivas para os jogos mundiais. A UFC disputará o beach soccer, futevôlei, vôlei de praia e beach hand feminino. O palco será a arena montada nas areias da Passarela do Caranguejo, na praia de Atalaia, na capital Sergipana.
Delegação masculina da UFC disputará beach soccer, futvôlei e vôlei de praia
Segundo Wildner Lins, a previsão de chegada da delegação é na manhã dessa terça-feira, 29/11. “Às 18 horas ocorrerá o Congresso Técnico e os jogos começarão no dia seguinte”, informou. O evento finaliza o calendário de 2016 da CBDU. O técnico do time de beach hand, Sérgio Rocha, o “Serjão”, disse estar confiante numa boa apresentação. “Estamos semeando para uma colheita num futuro bem próximo, mas é claro que vamos na intenção de, além de fazermos um bom campeonato, quem sabe conquistar uma vaga nos jogos mundiais”, destacou.
Delegação da UFC que disputará os beach games em Aracaju
Clovandi Costa ressaltou a preparação e o conjunto de seu time. “Trata-se de um grupo que treina forte e joga junto há um bom tempo, portanto o entrosamento é excelente. Vamos para essa competição como sempre entramos nas demais, para disputar o título e uma vaga nos jogos mundiais de praia”, disse. Entre os atletas a confiança de uma boa participação nas competições é grande. O retorno da delegação está previsto para 03/12, devendo chegar no dia seguinte a Fortaleza.

Centro de Ciências ganha o título no Hand feminino nos JUFC tendo o IEFES como vice-campeão


IEFES e Centro de Ciências (CC) fizeram uma final de handebol feminino bastante disputada nos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC), nesse domingo, 27/11, na quadra do CEU. Com jogadoras da seleção da UFC em quadra, em ambas as equipes, as meninas do CC conseguiram a vitória por apenas um gol de diferença.
Time de hand feminino do IEFES lutou muito, mas não conseguiu bater o do CC
O primeiro tempo foi tão equilibrado, que boa parte desse período as equipes ficavam empatadas no placar. Nenhuma conseguia abrir margem de gols sobre a outra. Esporte de muito contato e que requer muito esforço físico das jogadoras, o handebol apresentado pelos dois times foi muito semelhante. Muitas jogadas mais ríspidas, que resultaram em cartões amarelos e punição com dois minutos fora de jogo.

Nenhuma das duas equipes conseguia abrir vantagem significativa no placar

Até quase o segundo final a partida ainda permanecia indefinida
A primeira etapa terminou com o placar de CC 5 x 4 IEFES. O segundo tempo não alterou o panorama do jogo. Muita marcação e jogadas de muito contato físico. Mais cartões amarelos e mais punições com dois minutos fora de jogo para algumas jogadoras. Num dos raros momentos da partida, o CC conseguiu abrir a maior margem de gols sobre o IEFES 8 a 6, faltando pouco mais de três minutos para acabar o jogo.

As meninas do IEFES partiram para a pressão, marcando quadra toda as adversárias. A estratégia acabou dando resultado e novamente a diferença caiu para um gol, com pouco mais de um minuto para o encerramento. A pressão continuou mas a equipe do IEFES não conseguiu o empate e a partida terminou com o placar de CC 9 x 8 IEFES, fazendo das equipes, respectivamente, campeã e vice dos JUFC.

Meninas do hand do IEFES ficaram com o vice-campeonato

Time do CC ficou com o título de campeão de hand femnino dos JUFC

Campeãs e vice comemorando a premiação






No "tira-teima" Tifóides vence Malas e fica com o título de campeão de futsal dos JUFC

No “tira-teima” entre as duas equipes do IEFES que fizeram a final de futsal masculino dos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUF), os Tifóides (IEFES 1) passaram à frente dos Malas (IEFES 2), e agora tem três vitórias, contra duas dos adversários, no histórico de enfrentamento dos dois times. Num jogo que reeditou a final dos Jogos da Educação Física (JEF) e honrou a tradição dos confrontos entre as duas equipes, de bom nível técnico, os Tifóides sagraram-se campeões com um placar de 2 x 0, na manhã de domingo, 27/11, na quadra do CEU.
Tifóides e Malas sempre fizeram jogos equilibrados
Como sempre, o equilíbrio marcou a partida. Com maior entrosamento e um pouco melhor de técnica, os Tifóides começaram a partida com cautela. Optaram pela troca de passes e esperar o momento certo para ir ao ataque. Do outro lado os Malas faziam o mesmo. Nenhuma das duas equipes queria arriscar pressionar a outra, no aguardo de um erro para tentar criar chances de gol, que não foram muitas.
Marcação forte, jogo truncado foi a tônica da final
Muita marcação, jogo truncado, e bola rodando de pé em pé. Vez por outra uma oportunidade de gol criada e perdida de lado a lado, mas nenhuma que representasse efetivamente chance real de marcar. E assim a partida seguia, mostrando que seria mais uma na qual a definição viria no erro de algum dos dois times. A eficiência na marcação que as duas equipes demonstravam contrastava com as poucas inserções ao ataque.

Nem Tifóides nem Malas arriscavam-se muito ao ataque
Aos quinze minutos, entretanto, a história da partida começou a mudar. O goleiro do CT, Bruno, teve que sair da área para evitar o gol do adversário num contra-ataque, tocando com a mão, sendo advertido com cartão amarelo. Na cobrança da infração, uma rápida troca de passes acabou com a bola sobrando para Anderson Lira, que abriu o marcador para os Tifóides. Apesar de precisar sair mais para o ataque em busca do empate, os Malas continuaram com a cautela, aguardando um erro do oponente e aguardando o intervalo para recompor o time e a estratégia.

O primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0 para os Tifóides. Na segunda etapa o panorama do jogo mudou totalmente. Os Malas abandonaram a cautela e saíram para buscar o empate. Os Tifóides, entretanto, mantiveram a intenção de marcar fortemente e aproveitar algum erro do adversário que, obviamente, teria que se expor mais em busca do gol. Ytalo Eloi, Walter, Vicente, Lucas, David e Breno se revezavam no “ferrolho” do time. Deyvison, João Mateus, Anderson Lira entravam vez por outra como opção de ataque e segurar o adversário na quadra defensiva.

Pelos Malas, Thallysson, Kilder, Renan, Paulo Neto, Bruno Braga e todo o time se revezavam na quadra para dar mais velocidade e buscar furar o bloqueio adversário. Logo aos 1min40seg os Tifóides ampliaram a vantagem para 2 a 0 com um gol de Breno. A partir daí os Malas se mandaram de vez para o ataque e os Tifóides se fecharam ainda mais. O jogo ficou aberto, mas os Tifóides não aproveitaram o momento para explorar a exposição do adversário. O tempo passava e a pressão imposta pelos Malas praticamente mantinha o oponente em sua quadra defensiva. O goleiro Bruno passou definitiva e literalmente a ser goleiro-linha, transformando-se em mais um jogador de ataque.
Os Malas se mandaram para o ataque, até o goleiro Bruno
Aos 16min38seg Paulo Neto quase marca para os Malas. A pressão sofrida, entretanto, não tirou a concentração dos Tifóides, que com muita frieza e tranquilidade se defendia e anulava as investidas dos adversários, mesmo precisando marcar para tirar a desvantagem no placar e “alugando” a quadra do concorrente, não demonstrou desespero e continuou a pressionar com consciência. Até o último segundo tentou, mas não conseguiu furar a defesa dos Tifóides nem vencer o goleiro Thyago, também em manhã inspirada.

Os Malas ficaram com uma três derrotas no histórico de confrontos com os Tifóides

No "tira-teima" Tifóides passaram à frente dos Malas no confronto direto

Vice-campeões, os Malas, recebem a Premiação

IEFES 2 (Malas), vice-campeão de futsal masclino dos JUFC

Os Tifóides, campeões, segundo título nas últimas três edições dos JUFC

IEFES 1 (Tifóides), campeão de futsal masculino dos JUFC

Tifóides e Malas, IEFES dominou futsal masculino dos JUFC

CT vence IEFES e conquista título de futsal feminino dos JUFC

A exemplo do que aconteceu no basquete masculino, IEFES e CT se enfrentaram também na final do futsal feminino. Ao contrário da partida que antecedeu a final do futsal feminino, as meninas do CT saíram-se campeãs com um placar bem elástico. O IEFES conseguiu equilibrar o jogo no primeiro tempo, mas não resistiu no segundo tempo e ficou com o vice-campeonato.

Logo aos 2min15seg o CT abriu o marcador, através de Andressa. A vantagem, entretanto, não curou muito. Pouco mais de um minuto depois, aos 3min36seg Jamily empatou para o IEFES. A partir daí o jogo foi de muita troca de passes, marcação, algumas jogadas mais ríspidas e equilíbrio entre as duas equipes. Apenas com uma jogadora no banco, o time do CT parecia demonstrar cansaço em quadra, o que não foi aproveitado pelas jogadoras do IEFES.
Meninas do IEFES conseguiram equilibrar o jogo no primeiro tempo
Tecnicamente o CT demonstrava maior superioridade, mas em velocidade, movimentação, as meninas do IEFES superavam as adversárias. O jogo seguiu truncado com algumas poucas chances de gol de ambos os lados. Assim permaneceu até bem próximo do final do primeiro tempo, quando, aos 19min, Vitória desempatou a partida para o CT. Restava pouco tempo para uma reação, e o time do IEFES preferiu aguardar o intervalo para se recompor.
No segundo tempo, entretanto, time do CT deslanchou
Veio a segunda etapa e os planos de reação do IEFES parecerem ter ficado apenas na teoria. Ainda que demonstrasse mais determinação, marcando mais e explorando a velocidade, as meninas não conseguiam criar muitas chances de gol e não convertiam as que surgiam. Aos 5min novamente Vitória ampliou a vantagem para o CT em 3 x 1. Logo depois, aos 6min30seg, Andressa marcou um belo gol, o quarto, com cavadinha, em jogada pelo lado esquerdo do ataque.

Superioridade do CT foi traduzida no placar da partida
Aproveitando-se do abatimento que demonstrou as adversárias, as meninas do CT não perderam tempo em mexer no placar: um minuto depois, aos 7min30seg e a goleira do CT, Beatriz viu a goleira do IEFES adiantada e chutou direto, com a bola cruzando toda a quadra e cobrindo a oponente, colocando o placar em 5 a 1 para o CT.

Melhor técnica superou o elenco reduzido do CT
Beatriz seria protagonista de mais dois lances importantes: no primeiro, num rápido contra-ataque do IEFES, tocou com a mão na bola fora da área. A arbitragem marcou falta, mas não a advertiu com cartão amarelo. Na cobrança, Sandrinha mandou um tijolo que passou pela barreira, indefensável, marcando o segundo gol da equipe do IEFES. Com apenas uma jogadora no banco, uma goleira reserva, Beatriz vestiu uma camisa das jogadoras de linha para se tornar opção, entrando sua reserva. A troca de camisas e a situação criada de “goleira-jogadora” e não goleira-linha, foi interpretada como infração pela arbitragem, que a puniu com cartão amarelo. Ainda assim a goleira entrou como uma jogadora de linha.

Meninas do IEFES ficaram com o vice-campeonato
As meninas do IEFES demonstravam apatia e ausência de poder de reação. Aos 14min10seg novamente Vitória marcou seu terceiro gol na partida, fazendo CT 6 x 2 IEFES. O desânimo se instalou de vez e perto de acabar o jogo, aos 18min55seg, Andressa, que havia aberto o placar, liquidou a fatura marcando o sétimo gol do CT. Restou apenas esperar o apito final e comemorar o título. CT campeão feminino de futsal e IEFES vice-campeão.

Time de futsal feminino do CT recebe a premiação

Vice-campeonato dos JUFC de futsal feminino ficou com as meninas do IEFES

Meninas do futsal do CT exibem medalhas e troféu de campeãs



IEFES é campeão de basquete masculino dos JUFC

O Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e o Centro de Tecnologia (CT) fizeram a final do basquete masculino dos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC), na manhã de domingo, 27/11, na quadra do CEU, no Campus do Benfica. A partida abriu o domingo de decisões dos JUFC, realizadas naquele dia, e foi a primeira a reunir alguns dos jogadores da lendária vitória da UFC sobre a Unichristus dois dias antes, no mesmo local. Vários dos jogadores que participaram da partida memorável estavam em quadra, desta vez em equipes diferentes.

No primeiro quarto, o CT saiu na frente e impôs seu jogo, dominando as ações. Com bom aproveitamento nos arremessos de fora do garrafão, o time do CT manteve-se à frente do placar. Demorou um pouco, mas a equipe do IEFES começou a reagir e tentar equilibrar a disputa, embora pecasse na marcação e permitisse espaço para seus adversários continuassem arremessando de longa distância. O CT saiu-se vitorioso nessa etapa por 13 a 9.
Equipe do CT impôs seu jogo no primeiro e segundo quartos de jogo
No segundo quarto, o CT continuou sendo superior ao IEFES, continuando na estratégia de arremessar de fora do garrafão. A bola de três pontos começou a cair e o IEFES parecia não conseguir barrar seus oponentes. O time se mostrava apático e sem capacidade de reagir ao domínio do CT, que também ficou à frente desse período por 12 a 11.
No terceiro quarto o time do IEFES acordou e começou a mudar a história da partida
No terceiro quarto o jogo começou a ganhar outra feição. No intervalo o time do IEFES pareceu ter acordado para o jogo, voltando com uma marcação mais forte e imprimindo mais velocidade. Nos minutos iniciais o IEFES conseguiu, pela primeira vez na partida, ficar à frente no placar, abrindo três pontos de vantagem. O time do CT sentiu o baque, a pressão, pediu tempo para tentar se reorganizar e retomar as rédeas da partida. Não surtiu efeito, pois o IEFES ampliou a vantagem para cinco pontos. Rápidos contra-ataques foram decisivos e esse quarto terminou com o placar de IEFES 17 x 6 CT.
No final o IEFES venceu e sagrou-se campeão de basquete dos JUFC
O quarto, decisivo e último período trouxe o CT partindo para o tudo ou nada. A ação surtiu efeito transferindo o sentimento da pressão para o IEFES. A diferença caiu para apenas um ponto. Também sentindo o momento não muito bom, veio o pedido de tempo. Voltando a partida, o que se viu foi um IEFES mais atento e rápido. Novamente os contra-ataques foram fundamentais, ocasionando a abertura de uma vantagem de onze pontos para o IEFES. Novamente partindo para o tudo ou nada o CT passou a marcar pressão quadra toda, fazendo faltas para forçar o arremesso livre e assim tentar tomar a posse de bola. Em contrapartida a equipe do IEFES não desperdiçava os arremessos livres. A diferença praticamente se manteve inalterada até o final desse quarto, que terminou com a vitória de 17 a 13 para o IEFES. Placar final: IEFES 54 x 44 CT, determinando, respectivamente, campeão e vice da modalidade.

Equipe de basquete do CT, vice-campeã dos JUFC

Campeões do IEFES recebendo a premiação

Atletas do basquete masculino do IEFES, campeões dos JUFC

Time conseguiu reagir e impor seu jogo

IEFES e CT, campeão e vice de basquete dos JUFC

domingo, 27 de novembro de 2016

Com arbitragem confusa e um jogador a menos, futsal masculino da UFC perde para o Altos/São Luís do Curu pela LIFEC

O time de futsal masculino da UFC entrou em quadra na noite do sábado (26/11) pela Liga de Futsal do Estado do Ceará (LIFEC). A equipe do técnico Clovandi Costa enfrentou o Altos Futsal/São Luiz do Curu. A UFC perdeu a partida por 4x3, no Ginásio Aécio de Borba, no Bairro do Benfica.
A UFC começou a partida em equilíbrio com a outra equipe, mas a UFC chegava melhor ao ataque, porém não concluía bem as jogadas criadas. Ao contrário do time adversário que aproveitou as duas primeiras jogadas ofensivas para marcar gols. No primeiro, a defesa da UFC falhou na marcação de um jogador que ficou livre para dar o passe para seu companheiro empurrar a bola para o fundo da rede. O segundo gol surgiu após a UFC desperdiçar boa jogada no ataque, o time adversário partiu em contra-ataque rápido e eficiente, ampliando a vantagem.
Com os dois gols sofridos, o time da UFC ficou nervoso em quadra. Passou a fazer faltas excessivas e não ter paciência para trabalhar a bola no ataque. As jogadas da UFC eram anuladas pelo outro time, que parecia apenas esperar outra bola de contra-ataque.

Arbitragem confusa e expulsão de um jogador prejudicaram time da UFC
No entanto, o atleta Paulo Henrique (PH), arriscou um chute de fora da área, e marcou um belo gol, que serviu para diminuir o nervosismo da UFC e botar o time no eixo. Logo depois do primeiro gol, a UFC sofreu falta perigosa próxima a área do gol adversário. Em jogada combinada, com rápida troca de passes, PH marcou novamente, empatando o jogo. Esse foi o último lance do primeiro tempo, e demonstrou que o time da UFC joga melhor quando está mais focado na partida.
O Altos/São Luís do Curu marcou o terceiro gol em mais um contra-ataque, já no segundo tempo. O jogador adversário roubou a bola no meio da quadra e conduziu até o gol da UFC, aproveitou a saída do goleiro Thyago e chutou cruzado, para o fundo da rede. Em busca do empate, a UFC passou a jogar com o atleta Vicente como goleiro-linha. Depois de jogada bem elaborada no ataque, Adison deu uma assistência para Renann, que empurrou para o gol, empatando o jogo mais uma vez.
Mas a noite não era da UFC. O adversário conseguiu marcar o quarto gol no último minuto de partida. O Altos/São Luís do Curu partiu ofensivamente com tudo e, após bom chute, o jogador adversário colocou sua equipe em vantagem no placar novamente. Mesmo pressionando bastante a UFC viu a oportunidade do empate ou virada diminuir com a expulsão do atleta Renann, o que deixou o time com um homem a menos em quadra.

Em noite memorável e de teste para cardíaco, basquete masculino da UFC vence a Unichristus nos segundos finais

Teste para cardíaco. Dessa forma se pode descrever a partida de basquete masculino entre a UFC e a Unichristus, realizada na noite de sexta, 25/11, na quadra do CEU, pelo torneio da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). A partida foi eletrizante e definida apenas nos segundos finais, com uma virada emocionante, como o basquete pode proporcionar. O time da UFC mostrou determinação, acreditou até o último instante e seu técnico, Tancredo Menezes, armou uma estratégia que em segundos mudaria a história do jogo.

O time da UFC ficou quase todo o jogo atrás no placar, com uma desvantagem que oscilava, entre seis pontos, sete, chegou a ficar em dez e até quatro, a menor registrada. O time da casa perdeu os três quartos iniciais para a Unichristus. No primeiro pelo placar de 11 x 10, no segundo por 15 x 10 e no terceiro por 16 x 15. Mas as emoções de tirar o fôlego estavam reservadas para o quarto final. Aí o jogo ganhou uma alta voltagem e uma descarga de adrenalina tanto para quem estava em quadra, quanto para quem estava no banco e na plateia.

Faltando apenas 47 segundos para o final do jogo, o placar apontava UFC 50 x 58 Unichristus. Uma vantagem de difícil reversão, mas não impossível. E foi apostando nisso que Tancredo e seus comandados apostaram. A UFC converteu um arremesso de três pontos, diminuindo a diferença para cinco pontos: 53 a 58. Além dos cinco pontos, o adversário ainda tinha a posse de bola e 24 segundos para trabalhar a bola e administrar a vantagem.

A Unichristus, entretanto, optou pelo ataque, o arremesso deu rebote, que ficou com a UFC. Num rápido contra-ataque o time da casa fez mais dois pontos, baixando para três a diferença (55 a 58). Para esfriar o ímpeto da UFC e parar o jogo, o técnico da Unichristus pediu tempo, quando faltavam 20 segundos para o término da partida. A estratégia, entretanto, não surtiu efeito.

No tempo técnico, Tancredo mandou que sua equipe marcasse pressão na quadra inteira. A Unichristus ainda tinha a vantagem da posse de bola, saindo para o ataque, mas num erro, a bola saiu na lateral, indo a posse de bola para a UFC. Na reposição de bola e mais um ataque rápido, o time da UFC converteu arremesso de dois pontos, diminuindo para apenas um ponto a diferença (57 a 58).

Faltavam 14 segundos apenas para o final da partida quando Tancredo resolveu dar a cartada final. Pediu tempo técnico, reuniu seus atletas e traçou uma estratégia para que a bola sobrasse para o atleta com melhor aproveitamento de arremessos de três pontos, Orcílio. A jogada traçada pelo técnico deu certo, a estratégia armada surtiu efeito, a bola chegou em Orcílio que converteu um arremesso de três pontos, colocando a UFC em vantagem no placar (60 a 58).

Competência do técnico Tancredo e aplicação dos atletas foram decisivas para a vitória
Faltavam, ainda, 12 segundos para o final da partida. Era preciso apertar a marcação, não fazer falta, defender-se e evitar tomar cesta. Novamente o time da UFC mostrou competência e seguiu a risca o roteiro, mantendo a vantagem e conseguindo a vitória. A vibração foi intensa dentro e fora da quadra. A tensão e o nervosismo da torcida explodiram em festa. Foram 47 segundos de muita apreensão, expectativa de todos, mas também de muita determinação, aplicação do time em quadra. Atletas, técnicos e torcida estavam visivelmente emocionados ao apito final.

Parece que para nós nada pode ser tranquilo ou até mesmo menos complicado. Contudo, a vitória ou uma conquista tem um valor diferenciado. Faltando 47segundos perdíamos o jogo por 8 pontos. Conquistamos a vitória. Apesar da vitória, muitas coisas para corrigir, mas o primeiro passo nesse processo de renovação da equipe da UFC foi dado. Muito trabalho e dedicação pela frente”, destacou o técnico Tancredo Menezes, que nessa noite memorável contou não apenas com sua competência e aplicação dos atletas, mas a torcida da pequena Maria Luíza, sua filha que acompanhou a vitória do pai das cadeiras da quadra do CEU.

Em noite inspirada futsal masculino da UFC goleia na LIFEC por 10 a 3 o LEC

Na noite da última quinta (26/11), a UFC entrou em quadra pela Liga de Futsal do Estado do Ceará (LIFEC). O time comandado pelo técnico Clovandi Costa jogou contra o time LEC Esporte Clube, na Quadra do CEU, no Campus do Benfica.

O time da casa começou jogando bem. Consciente no ataque, e marcando bem na defesa. O adversário tentava apenas anular os ataques criados pela UFC, e corria atrás de uma bola de contra-ataque. Mas aos 8’min do primeiro tempo, após boa troca de passes, que desconcertou a defesa adversária, a UFC abriu o placar. O jogador Paulo Henrique (PH), camisa 15, empurrou a bola para o fundo da rede adversária, e fez com que o placar refletisse a diferença em quadra entre as equipes.
Na frente do placar, A UFC passou a jogar mais tranquila, administrando bem a vantagem, que aumentou aos 13’min com o jogador Vicente (8). Depois de boa jogada de contra-ataque, e assistência de Junior, camisa 10, Vicente apenas tocou a bola para o gol, ampliando o marcador.
A tranquilidade na partida e a superioridade no placar fizeram com que o time da casa relaxasse um pouco, e por isso acabou levando o primeiro gol. Poucos segundos depois, após erro grotesco da arbitragem que não marcou falta em cima do jogador da UFC, o time visitante acabou empatando o jogo.
Futsal da UFC aplicou impiedosa goleada no LEC: 10 x 3
O terceiro gol da UFC veio um minuto depois, com o jogador de número 13, Felipe. O gol serviu para esfriar a cabeça dos jogadores da UFC que se revoltaram com a falha da arbitragem. E assim terminou o primeiro tempo.
O LEC Esporte Clube voltou para o segundo tempo com um goleiro-linha, decidido em arriscar tudo para melhorar no ataque e conseguir a vitória. E logo no início do segundo tempo, o time adversário empatou mais uma vez. Mas aos 6’min do segundo tempo, o time da UFC passou a frente no placar. Depois da bola sobrar na área defensiva da UFC, PH aproveitou a ausência do goleiro-linha, e chutou a bola de um lado da quadra para o outro, marcando um golaço, e dando início ao atropelo do time da casa que seguiria.
Um minuto depois, em contra-ataque rápido e eficiente, Vicente aproveitou para marcar mais uma vez, aumentando a vantagem. A UFC passou a se aproveitar bem das ausências do goleiro-linha. E o sexto gol do time da casa, saiu dos pés do camisa 10, Junior que viu o goleiro mal posicionado e arriscou de longe, marcando mais um golaço para a UFC. O sétimo gol foi bastante parecido com o anterior, mas dessa vez quem arriscou de longe e marcou outro golaço foi o número 8, Vicente.
Breno, número 28, da UFC também aproveitou para marcar seu gol na noite em que a UFC goleava. Em seguida o goleiro Bruno (20) arriscou duas vezes de um gol para o outro, mais uma vez aproveitando a ausência do goleiro adversário, e marcou o nono e o décimo gol da UFC. O outro time já não podia fazer muito com a desvantagem de 10x3 no placar, e apenas tentou resistir às últimas tentativas da UFC.

IEFES 1 (Tifóides) e IEFES 2 (Os Malas) farão final de futsal dos JUFC

IEFES 1 e IEFES 2 reeditarão na final de futsal masculino dos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC) o jogo da final dos Jogos da Educação Física. IEFES 1 (Tifóides) e IEFES 2 (Os Malas) classificaram-se na manhã desse sábado, 26/11, para a disputa do título, que ocorrerá na manhã do domingo, 27/11, na quadra do CEU. As equipes carimbaram o passaporte de maneira bem distinta.
 
A primeira semifinal deveria ocorrer entre a equipe do Centro de Tecnologia (CT) 1, com início previsto para as 08:00h. Deveria, mas não aconteceu. O time dos Malas compareceu,  entrou em quadra, aqueceu. Os atletas do CT 1 também compareceram, mas estavam no aguardo da chegada do responsável pelas camisas do uniforme. Chegando ao horário determinado para a partida, a arbitragem abriu o prazo de espera, que é de 15 minutos, para que a equipe entrasse em quadra para a partida.

A corrida contra o tempo levou os atletas do CT 1 ao desânimo. O uniforme não chegava e não conseguiram outro para disputar a partida. Findando o prazo legal, não coube outra atitude à arbitragem senão dar início ao jogo com apenas uma equipe em quadra para oficializar o W.O. e declarar o IEFES 2 vencedor.

Mas se por um lado o IEFES 2 conseguiu a vaga na final sem precisar jogar, a equipe do IEFES 1 teve que jogar muito para conquistá-la. Enfrentando o time do CT 2, a partida foi emocionante e até os minutos finais a tensão dominou o jogo. O IEFES 1, logo que a partida começou, demonstrou ter o domínio. Tinha maior posse de bola, trocava muitos passes e criava chances de gol, às quais, entretanto, não conseguia converter em gol.

Time do CT 2 lutou muito, mas não conseguiu vaga na final
Somente aos 06min54seg o IEFES abriu o placar através de Deyvison, que ficou em frente ao gol adversário, tendo apenas o trabalho de empurrar para as redes, depois de uma troca de passes. Mesmo levando um gol e precisando tirar o prejuízo, o time do CT 2 não acelerou o ritmo. Continuou buscando uma melhor oportunidade para tentar dar o bote. O primeiro tempo terminou com a vantagem do IEFES 1.

No segundo tempo, precisando sair mais para o jogo, o time do CT 2 voltou com mais pegada, porém sem a objetividade necessária. Mesmo assim, aos 05min conseguiu chegar ao empate, através do atleta Guilherme. O jogo ficou mais aberto de lado a lado, com as duas equipes buscando definir a disputa. A partida passou a ter uma velocidade muito grande dos atletas em quadra.

Mesmo com mais disposição para o jogo por parte do CT 2, a partida continuava com uma superioridade da equipe do IEFES 1. Aos 11min40seg Walter desempatou a partida para o IEFES 1, numa jogada pelo lado esquerdo do ataque. Ainda assim os Tifóides não conseguiam impor seu jogo ao adversário. Aos 16min10seg o CT 2 novamente empatou a partida, com outro gol de Guilherme. A partir daí o jogo ganhou um ritmo frenético.

Time do IEFES 1 (Tifóides) fará a final contra o IEFES 2 (Os Malas)
Ambas equipes partiram para definir a fatura. Com um time tecnicamente superior o IEFES 1 pressionava mais. Aos 17min40seg o atleta Vicente bateu um escanteio forte. A bola resvalou no jogador Pedro, do CT 2, e morreu no fundo da rede, colocando o IEFES 1 novamente à frente do placar. Faltavam pouco mais de dois minutos para o final do jogo e até lá o CT buscava o empate e o IEFES um gol que definisse a partida. Faltando 1min20seg para o final, o CT 2 perdeu uma excelente oportunidade de igualar o placar. A 20seg do término, foi a vez de Breno, do IEFES 1, mandar uma bola na trave. Final: IEFES 3 x 2 CT 2. As duas equipes finalistas estão encarando a final como a partida "negra", já que os dois times vêm se enfrentando nos últimos anos, tanto no futsal quanto no Fut7, com duas vitórias para cada. Nesse domingo, na quadra do CEU, além do título, será disputado o "tira-teima" entre Tifóides e Os Malas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

UFC vence a Ateneu no volei masculino

O time de vôlei masculino da UFC bateu, por W.O, a Faculdade Ateneu. O jogo foi válido pela semifinal da Seletiva da Liga de Desporto Universitário Cearense, promovido pela Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). O time da Ateneu compareceu à partida sem um técnico, o que vai contra as regras do campeonato. Sendo assim, a arbitragem oficializou a vitória do time da casa por W.O, na noite de quarta-feira (23/11), na Quadra do CEU, no Campus do Benfica.
Time de volei masculino da UFC estreou com vitória por W.O. contra a FATE
 

Futsal feminino da UFC vence fácil pelo Cearense

O time da UFC entrou na quarta-feira (23/11) em quadra pelo Campeonato Cearense de Futsal Feminino Universitário. O time da casa enfrentou o time d’As Patricinhas, na Quadra do CEU, no Campus do Benfica.
Equipe de Futsal Feminino da UFC enfrentou o das Patricinhas
O time comandado pelo técnico Wildner de Souza jogou bem, dominou a partida e saiu de quadra com uma vitória fácil. Logo no primeiro lance de ataque por parte do time da casa, a UFC abriu o placar com a jogadora de camisa 19, Vitória. Jogando bem no ataque, o time ainda ampliou com a camisa 4, Jamily.
Meninas do Futsal da UFC, campeãs dos JUFs, voltaram à quadra pelo Cearense
 Porém, em jogada individual, em um chute antes do meio da quadra, a goleira adversária marcou um belo gol, diminuindo a nossa vantagem no placar. Mas a superioridade da UFC tanto na defesa, quanto no ataque, era nítida. As adversárias apenas tentavam abafar as chances criadas pelo time da casa. E antes do fim do primeiro tempo, a UFC ainda conseguiu marcar mais uma vez. Em cobrança de pênalti, a jogadora de camisa 2, Sandrinha fez o 3x1.
Apesar do placar a favor da UFC, o jogo foi bastante disputado
Voltando para o segundo tempo, o cenário não foi diferente da primeira metade da partida. A UFC deixou o placar ainda mais elástico com uma jogada incrível da número 17, Paloma. A jogadora driblou toda a defesa do time adversário, e esperou a goleira cair, para mandar a bola para o fundo da rede e marcar um gol de “pagar ingresso”. O time adversário seguiu tentando correr atrás do prejuízo no placar, e ainda conseguiu marcar novamente, mas a superioridade do time da casa, no jogo e no placar foram maior que qualquer esforço adversário.
Equipe manteve o padrão de jogo que o fez sagrar-se campeã dos JUFs

domingo, 20 de novembro de 2016

UFC domina futsal dos JUFs e é campeã feminino e masculino

O domínio do futsal da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos Jogos das Universidades Federais (JUFs), disputado essa semana em Natal, Rio Grande do Norte, foi total. O título ficou com a UFC nas duas categorias, feminino e masculino. Em ambas finais a adversária foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em cujo ginásio as partidas foram disputadas. No feminino a vitória foi tranquila, mas no masculino o jogo foi muito disputado e a final muito tumultuada.

A final do futsal masculino foi bastante tensa. Por ter feito melhor campanha na primeira fase a UFC entrou com a vantagem do empate. No primeiro tempo a UFC teve a chance de abrir o placar, com um pênalti marcado a seu favor, mas desperdiçado por Roner. Poucos minutos depois, a arbitragem marcou uma falta para a equipe cearense, o que causou forte reação dos atletas da equipe potiguar.
O extremo veio com a agressão de um dos jogadores da UFRN contra um dos árbitros, atingido com um soco, o que causou sua expulsão. Diante do clima tenso e da ameaça de novas agressões, arbitragem resolveu suspender a partida até que fosse oferecida garantias de segurança para sua continuidade. Depois de algum tempo de paralisação e a chegada de segurança, a partida foi retomada.
A UFC ampliou ainda mais a vantagem ao inaugurar o placar com um gol do atleta Paulo Henrique. O primeiro tempo terminou UFC 1 x 0 UFRN. No segundo tempo, como se esperava, a UFRN veio para o tudo ou nada, partindo para a pressão total. A UFC, entretanto, continuava com o controle do jogo, inclusive levando até mais perigo ao gol adversário, desperdiçando as oportunidades. A pressão aumentou ainda mais quando a UFRN chegou ao gol de empate. Precisando da vitória e com pouco tempo restando, a equipe da casa lançou mão do goleiro-linha, pressionou bastante, mas não conseguiu furar o bloqueio nem inverter a superioridade da UFC. 
Time de futsal masculino da UFC campeão dos Jogos das Universidades Federais
“O jogo foi muito bom, a UFRN tem um time muito bom, mas soubemos ser superiores, jogar nosso futebol e administrar a vantagem. Lamentável o fato da agressão ao árbitro, o clima de insegurança, mas foram coisas alheias ao nosso time, não tirou nossa concentração nem foco. Poderíamos até ter saído com uma vitória, e elástica, não fossem as chances desperdiçadas, mas o mais importante é o título, e esse é nosso”, disse o técnico Clovandi Costa. Os destaques da partida final foram os atletas Paulo Henrique, autor do gol do título e Juninho.
No feminino o jogo foi tranquilo em todos os sentidos. Não houve situação de insegurança ou risco dentro de quadra e a vitória das meninas do futsal da UFC em momento algum chegou a ser ameaçada. Sem muita dificuldade a equipe chegou ao placar de 4 x 0 em cima das potiguares e também sagrou-se campeã invicta dos Jogos das Universidades Federais. O futsal da UFC teve aproveitamento de 100% na competição. A delegação retorna a Fortaleza na manhã desse domingo, 20/11, com chegada prevista para o início da noite.
Futsal feminino da UFC, campeão dos Jogos das Universidades Federais

Meninas do futsal da UFC: bicampeãs invictas dos JUFs


Futsal feminino da UFC, bicampeão dos JUFs