segunda-feira, 28 de novembro de 2016

No "tira-teima" Tifóides vence Malas e fica com o título de campeão de futsal dos JUFC

No “tira-teima” entre as duas equipes do IEFES que fizeram a final de futsal masculino dos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUF), os Tifóides (IEFES 1) passaram à frente dos Malas (IEFES 2), e agora tem três vitórias, contra duas dos adversários, no histórico de enfrentamento dos dois times. Num jogo que reeditou a final dos Jogos da Educação Física (JEF) e honrou a tradição dos confrontos entre as duas equipes, de bom nível técnico, os Tifóides sagraram-se campeões com um placar de 2 x 0, na manhã de domingo, 27/11, na quadra do CEU.
Tifóides e Malas sempre fizeram jogos equilibrados
Como sempre, o equilíbrio marcou a partida. Com maior entrosamento e um pouco melhor de técnica, os Tifóides começaram a partida com cautela. Optaram pela troca de passes e esperar o momento certo para ir ao ataque. Do outro lado os Malas faziam o mesmo. Nenhuma das duas equipes queria arriscar pressionar a outra, no aguardo de um erro para tentar criar chances de gol, que não foram muitas.
Marcação forte, jogo truncado foi a tônica da final
Muita marcação, jogo truncado, e bola rodando de pé em pé. Vez por outra uma oportunidade de gol criada e perdida de lado a lado, mas nenhuma que representasse efetivamente chance real de marcar. E assim a partida seguia, mostrando que seria mais uma na qual a definição viria no erro de algum dos dois times. A eficiência na marcação que as duas equipes demonstravam contrastava com as poucas inserções ao ataque.

Nem Tifóides nem Malas arriscavam-se muito ao ataque
Aos quinze minutos, entretanto, a história da partida começou a mudar. O goleiro do CT, Bruno, teve que sair da área para evitar o gol do adversário num contra-ataque, tocando com a mão, sendo advertido com cartão amarelo. Na cobrança da infração, uma rápida troca de passes acabou com a bola sobrando para Anderson Lira, que abriu o marcador para os Tifóides. Apesar de precisar sair mais para o ataque em busca do empate, os Malas continuaram com a cautela, aguardando um erro do oponente e aguardando o intervalo para recompor o time e a estratégia.

O primeiro tempo terminou com o placar de 1 x 0 para os Tifóides. Na segunda etapa o panorama do jogo mudou totalmente. Os Malas abandonaram a cautela e saíram para buscar o empate. Os Tifóides, entretanto, mantiveram a intenção de marcar fortemente e aproveitar algum erro do adversário que, obviamente, teria que se expor mais em busca do gol. Ytalo Eloi, Walter, Vicente, Lucas, David e Breno se revezavam no “ferrolho” do time. Deyvison, João Mateus, Anderson Lira entravam vez por outra como opção de ataque e segurar o adversário na quadra defensiva.

Pelos Malas, Thallysson, Kilder, Renan, Paulo Neto, Bruno Braga e todo o time se revezavam na quadra para dar mais velocidade e buscar furar o bloqueio adversário. Logo aos 1min40seg os Tifóides ampliaram a vantagem para 2 a 0 com um gol de Breno. A partir daí os Malas se mandaram de vez para o ataque e os Tifóides se fecharam ainda mais. O jogo ficou aberto, mas os Tifóides não aproveitaram o momento para explorar a exposição do adversário. O tempo passava e a pressão imposta pelos Malas praticamente mantinha o oponente em sua quadra defensiva. O goleiro Bruno passou definitiva e literalmente a ser goleiro-linha, transformando-se em mais um jogador de ataque.
Os Malas se mandaram para o ataque, até o goleiro Bruno
Aos 16min38seg Paulo Neto quase marca para os Malas. A pressão sofrida, entretanto, não tirou a concentração dos Tifóides, que com muita frieza e tranquilidade se defendia e anulava as investidas dos adversários, mesmo precisando marcar para tirar a desvantagem no placar e “alugando” a quadra do concorrente, não demonstrou desespero e continuou a pressionar com consciência. Até o último segundo tentou, mas não conseguiu furar a defesa dos Tifóides nem vencer o goleiro Thyago, também em manhã inspirada.

Os Malas ficaram com uma três derrotas no histórico de confrontos com os Tifóides

No "tira-teima" Tifóides passaram à frente dos Malas no confronto direto

Vice-campeões, os Malas, recebem a Premiação

IEFES 2 (Malas), vice-campeão de futsal masclino dos JUFC

Os Tifóides, campeões, segundo título nas últimas três edições dos JUFC

IEFES 1 (Tifóides), campeão de futsal masculino dos JUFC

Tifóides e Malas, IEFES dominou futsal masculino dos JUFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário