domingo, 28 de junho de 2015

UFC faz 4 a 1 sobre UNIFOR na abertura do Interuniversidades de Campo!

Interuniversidades de campo começou hoje, no campo da Pague Menos às 15h,  com a participação da UFC e UNIFOR, únicas Instituição de Ensino Superior (IES) inscritas na competição, que será decidida em uma disputa em 3 jogos. 

Fonte: Ana Rosa Souza/DesportoUFC

O jogo começou com chances claras para as duas equipes. Logo no inicio a UNIFOR teve grandes oportunidades, mas não concluiu o gol. 
A UFC logo tomou o controle do jogo e em uma jogada de Yuri Carvalho pela ponta esquerda abriu o placar, UFC 1 X 0 UNIFOR. 
Instantes depois em jogada muito parecida com a anterior, Breno Cavalcante, também em jogada rápida pela esquerda, ampliou para 2 à 0. 
Após substituição da equipe da UNIFOR o jogo esfriou.
Em uma troca de passes, Yuri Carvalho, teve espaço, bateu forte de fora da área e fez 3 a 0 para UFC.

Fonte: Ana Rosa Souza/DesportoUFC
No segundo tempo, a equipe da UNIFOR mudou a formação tática e passou a ter maior controle no jogo. 
Em um lançamento longo da UNIFOR, o goleiro da UFC, saiu da área e chegou na bola antes do atacante, porém errou o chute, deixando a bola passar e deixando o gol livre para o adversário.
Em uma falta para UFC, Yuri Carvalho, bateu forte para o gol e Breno Cavalcante desviou suavemente, fazendo 4 a 1 para a UFC, fechando o placar da partida. 


A equipe campeã terá a vaga garantida para o Brasileiro da modalidade em 2015, que está previsto para os dias 13 a 19 de setembro em Curitiba-PR. 


O próximo jogo será na casa do adversário, domingo, dia 5 de julho, ás 10h. 



Ana Rosa Souza.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

UFC participará de Interuniversidade de Futebol de Campo.



Fonte: Facebook Vicente Ferreira


O Interuniversidade de Futebol de Campo começa domingo, 28 de junho, a rodada será  UNIFOR X UFC (MASCULINO), no Campo da Pague Menos às 15h. 

No masculino o campeão terá a vaga garantida para o Brasileiro da modalidade em 2015, que está previsto para os dias 13 a 19 de setembro em Curitiba-PR, segundo a CBDU. 


Ana Rosa Souza.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

IEFES campeão do JUFC de campo 2015!



Na manhã deste domingo,21, as  equipes do IEFES e Agrárias disputaram o título do JUFC de campo. Após três anos ''batendo'' na trave como vice da competição, IEFES goleou Agrárias por 5 a 0 e sagrou-se campeão do JUFC de campo 2015.

O jogo começou equilibrado, mas com uma equipe mais entrosada e com uma maior posse de bola a equipe do IEFES tomou conta do jogo e conseguiu abrir uma vantagem de 3 a 0 logo no primeiro tempo, gols de Renan Pessoa, Paulo Pires e Anderson Oliveira. Agrárias, pouco entrosada, não conseguia armar jogadas.




No segundo tempo, Agrárias começou buscando o ataque, mas sem sucesso. IEFES manteve a posse de bolo e bom entrosamento do primeiro tempo e apenas administrou a partida. A equipe do Instituto de Educação Física ainda ampliou com gols de Porfírio Junior e Yuri Carvalho, fechando a partida em 5 a 0 e conquistando o título do JUFC de campo 2015.

Os Jogos da UFC são uma realização da Coordenadoria de Atividades Desportivas (CAD) e Associações Atléticas com apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFC).

João Silvano

  

sábado, 20 de junho de 2015

IEFES faz 2 gols e está na final do JUFC de campo!


IEFES e Medicina jogaram na manhã deste sábado, 20 de junho, onde disputaram vaga para final do JUFC.

O jogo que estava previsto pra 9h, começou com 40 minutos de atraso, por conta da demora dos atletas das duas equipes.

Com os times ainda incompletos, 8 jogadores da medicina e 9 do IEFES, o jogo começou. E logo nos primeiros minutos, o IEFES aproveitou bem a vantagem numérica e abriu placar, 1 a 0. Placar que se manteve até o final do primeiro tempo.


No segundo tempo as equipes se igualaram, com dez jogadores em cada time.  O jogo se tornou mais monótono, por conta do cansaço dos atletas, a de posse de bola do IEFES e seus diversos gols perdido, inclusive um pênalti.  Já nos minutos finais, o IEFES consegue marcar, ampliando a vantagem pra 2 a 0 e passa para próxima fase.


O duelo pelo título acontece amanhã no Elzir Cabral (estádio do Ferroviário) as 9h, entre as equipes da Agrárias e do IEFES.


Espera-se uma maior pontualidade por parte dos atletas e um jogo mais brigado, com atuações e jogadas mais efetivas, já que se trata da disputa do título


Ana Rosa Souza. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

JUFC 2015 volta com jogos decisivos no futebol


Os Jogos da UFC estão de volta! O fim de semana terá rodadas decisivas para o futebol. Semifinal e final serão disputadas no sábado (20) e domingo (21), respectivamente, no Elzir Cabral (estádio do Ferroviário). No primeiro desafio, IEFES e Medicina se enfrentam. Na briga pelo título, Agrárias espera o vencedor da partida. Os dois jogos terão início às 9h.
Após passar pela equipe da FEAACS, com placar de 4 a 1, o time da Medicina conquistou a vaga na semi. IEFES está na semi por ter sido campeão em 2014. Pelas Agrárias, a vaga direta na final veio devido ao saldo de gols.
Redação Agência Unisports

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Voleibol masculino e Handebol feminino estão fora da LDU!


Voleibol masculino da UFC lutou bastante, mas não conseguiu superar o forte ímpeto do time da Faculdade UniSant’Anna na estreia da LDU nacional de quadras na última terça-feira (09). Os vice-campeões de vôlei masculino Norte/Nordeste começaram a partida em marcha lenta, e aos poucos foram entrando na partida, mas quando igualaram as ações com a equipe de São Paulo, já foi tarde demais, perdendo por 3 sets a 0.



(Foto: Didio Theorga/Agência UniSports)

No primeiro set, muitos erros da UFC, como dois toques e saques errados, garantiram o placar de 25 a 16 para os paulistas. Já no segundo, a Federal se achou na partida e equilibrou as ações. No fim do set, uma virada incrível colocou os cearenses na frente, que tiveram quatro set points, mas não conseguiram fechar, o que possibilitou que os paulistas fechassem 29 x 27 no segundo set.

Com o baque sofrido, a UFC voltou a ficar desatenta no terceiro set, e só foi buscar encostar no placar no fim do jogo, só que não foi suficiente, a UniSant’Anna fez 25 a 20 e venceu a partida por 3 a 0. Os destaques da UFC na partida foram os ponteiros João Paulo e Ronaldo, que funcionaram como válvulas de escape, virando praticamente todas as bolas na quadra adversária.

(Foto: Didio Theorga/Agência UniSports)

No segundo jogo, a UFC foi derrota novamente por 3 sets a 0, dessa vez para a Esucri-SC e está eliminada da LDU nacional de quadras 2015. Só que diferente do jogo de estreia, a federal entrou nessa partida muito mais ligada e em vários momentos dominou a partida, transformando o placar final do jogo em algo que não refletiu o que foi a partida.
O primeiro set começou com uma leve vantagem para o time do sul do país, mas aos poucos a UFC entrou no jogo e conseguiu o set point, mas levou a virada e perdeu por 27 a 25. No segundo set, o panorama se repetiu, e a federal foi até um pouco melhor, novamente tendo o set point, mas por duas vezes não conseguiu fechar e levou outra virada, dessa vez por 28 a 26.
O terceiro set foi o melhor da Federal, mordidos pelos vacilos nos sets anteriores, foram para cima e abriram vantagem, aproveitando o ótimo dia de Victor Jorge, que virou praticamente todos os ataques. mas outra vez a equipe perdeu concentração nos momentos finais e deixou os catarinenses encostarem. Com outro set point nas mãos, os cearenses cederam a pressão adversária e acabaram perdendo por novamente por 27 a 25.


(Foto:Erick Bruno/Agência UniSports)

Na estreia, dia 9,Handebol Feminino da UFC, a equipe teve uma grande exibição no segundo tempo, mas não evitou a derrota. Em partida disputada no ginásio da Guariroba, em Ceilândia, na manhã de hoje, a equipe cearense foi derrotada por 25×22 pela FEFISA-SP.

O jogo começou bastante movimentado com 5 gols pra cada lado logo nos primeiros 10 minutos. O equilíbrio apresentado nos primeiros minutos acabou na segunda metade da primeira etapa, com a UFC perdendo diversas boas oportunidades e oferecendo vários contra-ataques ao adversário.
Ao final do primeiro tempo o placar apontava 15×07 pro time paulista, que apresentava muita eficiência ofensiva.

O intervalo parece ter feito muito bem às cearenses, que voltaram muito mais ligadas na defesa. No ataque, com boas exibições da capitã Angeliane e de Leia Cavalcante, a diferença chegou a cair para apenas quatro gols, mas a reação parou por aí. Na reta final a FEFISA voltou a mostrar a eficiência da primeira etapa e segurou a vantagem construída.

Goleira da UnB defende arremesso de Angeliane. (Foto: Erick Bruno/Agência UniSports)

No segundo jogo, com um roteiro similar e o mesmo final, o time de Handebol feminino da UFC perdeu novamente, no dia 10 de junho e está fora da disputa da fase nacional da LDU de Quadras 2015. A derrota por 24×22 para a UnB tirou qualquer chance de classificação das cearenses.

Na volta do intervalo, mais uma vez a UFC iniciou melhor a segunda etapa. Com uma defesa bem postada e muito agressiva, a equipe conseguiu controlar as ações ofensivas da UnB e manter o placar apertado. O grande destaque da reação foi Leia Cavalcante, que mesmo sentido dores na perna foi a principal artilheira com 10 gols.
Se na estréia o placar começou equilibrado, na manhã de ontem o time esteve desatento nos primeiros minutos e cedeu diversos contra-ataques que resultaram em gols. Antes dos 10 minutos o placar apontava 6×1 para a equipe da casa. O treinador Rogério Nunes fez alguns ajustes na formação e a Federal do Ceará cortou a vantagem para três gols pouco antes do fim do primeiro tempo.
Nos minutos finais o time local, UnB, usou bem seu jogo coletivo para conseguir segurar o placar favorável e vencer a partida.

Fonte; UniSports

terça-feira, 9 de junho de 2015

Começa a Fase final da LDU de Quadras e de Xadrez 2015!

O vôlei masculino da UFC se classificou para a etapa nacional da LDU após conquistar o vice-campeonato da fase Norte/Nordeste (Foto: Lucas Ribeiro/Agência UniSports)
O vôlei masculino da UFC se classificou para a etapa nacional da LDU após conquistar o vice-campeonato da fase Norte/Nordeste (Foto: Lucas Ribeiro/Agência UniSports)

A delegação da UFC desembarcou na Capital Federal na noite de domingo (7) para participar de mais uma edição da fase nacional da Liga do Desporto Universitário (LDU).

As equipes de vôlei masculino, handebol feminino e dois enxadristas serão os representantes do Ceará na competição. Para chegar em Brasília, atletas e dirigentes enfrentaram uma viagem de 36 horas de ônibus, com exceção de grande parte do elenco do vôlei que fez o percurso de avião.

Classificação
Tanto o vôlei quanto o handebol da Federal carimbaram classificação para disputar a etapa nacional da LDU pela boa campanha na fase Norte/Nordeste do certame.


Último treino da equipe de hand feminino antes da LDU. (Foto: Ana Rosa Souza/Desporto UFC)

O hand feminino, comandado por Rogério Nunes, conquistou a vaga na competição ao terminar a LDU regional no pódio, na terceira colocação em 2015. É a primeira vez que a equipe joga a competição nacional. A UFC havia conquistado a vaga em outras oportunidades, mas nunca participou.

Já o vôlei masculino, de Galba Ribeiro, ganhou o direito de jogar a LDU nacional ao conquistar a vice-liderança da etapa regional.

Enquanto as disputas acontecem nas quadras em Brasília, a LDU de Xadrez também agita a Capital Federal. Erysson Matheus e Ana Filgueira conquistaram na etapa cearense o direito de disputar o certame nacional.

Congresso Técnico

Na noite de ontem (8) ocorreu o Congresso Técnico, que serviu para o acerto e divulgação dos últimos detalhes, além do credenciamento dos atletas e do refeitório oficial da competição. A disputa será realizada no sistema de chaveamento com classificatórias, semifinais e finais.

As partidas vão ser disputadas em cinco ginásios da capital federal com entrada gratuita para o público, e alguns jogos serão transmissão pelo site oficial da CBDU.

DSCN6864
Credenciamento do refeitório (Foto:ErickBruno/Agência UniSports)

Fonte: UniSports.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fase Final da LDU de Quadras começa dia 8 de junho, Handebol feminino e Voleibol masculino tem presença confirmada!


Hoje, 04 de junho, pela manhã, a equipe de Handebol feminino fez treino preparatório para a fase final da Liga do Desporto Universitário (LDU).

Após ter ganho o bronze na LDU norte/nordeste as atletas do handebol feminino, conquistaram o direito de participar da Fase Final da LDU de Quadras, que acontece durante os dias 08 e 13 de junho, em Brasília/DF. 


A participação da Universidade Federal do Ceará também contará a equipe de voleibol masculino. 



Ana Rosa Souza.

terça-feira, 2 de junho de 2015

UFC é campeã invicta da Copa Metropolitana Prata de Futsal.

Neste domingo, 31 de maio,  no ginásio Aécio de Borba, a equipe da UFC conquistou o título da 24ª Copa metropolitana de Futsal, na categoria adulto prata. 

Equipe da UFC comemora o título.  Fonte: Ana Rosa Souza/UFC.
A partida começou com a equipe da UFC impondo um maior ritmo de jogo e dominando a posse de bola. Logo no início da partida Junior Trindade, o artilheiro da competição, abriu o placar para equipe da UFC.

Junior Trindade, o artilheiro da competição. Fonte: Junior Trindade/UFC.

Porém com erros sucessivos a equipe da UFC abriu espaço para contra-ataque da equipe Zênite / Edson Queiroz que empatou o jogo.

Em jogada ousada, Yuri Carvalho, conduziu a bola sozinho da defesa ao ataque, deixando todos os marcadores para atrás e finalizou fazendo um belíssimo gol.

Após intervalo a equipe Zênite / Edson Queiroz cresceu na partida e empatou em um belo chute de longa distância. A torcida que estava em peso foi ao delírio, motivando-os mais ainda.
Fonte: Ana Rosa Souza/UFC.
Faltando aproximadamente cinco minutos para o fim da partida, a equipe Zênite vira o jogo em um chute cruzado, após deslize na marcação da UFC, fazendo 3 a 2.

O jogo ficou tenso, a equipe da UFC colocou goleiro linha e partiu para o ataque.

A equipe da UFC rapidamente cresceu no jogo, criando diversas chances. Em um passe cruzado o goleiro linha, Caique Félix, completou a jogada empatando o jogo, em menos de dois minutos para o fim da partida.

 A partida foi para prorrogação, em dois tempos de cinco minutos. Logo no primeiro tempo a equipe Zênite abriu o placar, jogando a responsabilidade e pressão para a equipe da UFC. As duas equipes já estavam com número de faltas estouradas, mantinham cautela para não cometer mais faltas, pois o risco de levar um gol em um tiro livre, poderia dar o título a equipe adversária.

Fonte: Ana Rosa Souza/UFC.
A equipe Zênite não teve tanto cuidado e cometeu uma falta. Valdir Neto foi para cobrança e fez o gol, empatando a partida novamente em menos de 2 minutos e assim permaneceu o placar, levando a decisão para os pênaltis, em três cobranças alternadas.


A disputa permaneceu acirrada, com conclusões eficientes para a equipe da UFC, de Valdir Neto, Paulo Roney e Thallysson Jardel. 
Até a última cobrança da equipe Zênite, quando Messias Filho, substituindo Caique, segurou o ultimo pênalti e garantiu o título para UFC.

Última cobrança de pênalti. Fonte: Ana Rosa Souza/UFC.

Equipe da UFC comemora o título.  Fonte: Ana Rosa Souza/UFC.

Ana Rosa Souza.