segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Com destaque para a natação paradesportiva e o xadrez feminino, a UFC colecionou conquistas no JUB's de Goiânia





Os jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) foram realizados na cidade de Goiânia no estado de Goiás, neste ano de 2017. As competições desportivas, chanceladas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), ocorreram entre os dias  18 a 29 de outubro com apoio do Governo de Goiás.


Equipe de futsal da UFC representando o estado no JUB's em Goiânia

Possuindo o total de 41 integrantes dispostos entre atletas e técnicos, a delegação da UFC obteve pelo menos dois importantes resultados no JUB’s de Goiânia. O primeiro deles veio com a natação paradesportiva masculina. A UFC conquistou a terceira colocação por equipe, com as três medalhas conquistadas pelo atleta Carmo Neto, sendo um ouro na modalidade 50 metros peito e duas pratas nas provas de 50 e 100 metros livre. 


Carmo Neto, medalhista de ouro na prova dos 50 metros 


Já no Xadrez feminino a equipe composta por Vanessa Ketlyn e Júlia Girão repetiram o feito dos JUB’s 2016, colocando mais uma vez a UFC no pódio por equipe com a terceira colocação.


Ketlyn e Júlia Girão foram as representantes do xadrez feminino na competição universitária

Além dos dois pódios, a UFC obteve a quarta colocação no "Basquete 3x3" feminino e o quinto lugar no masculino, além da quarta posição nos Esportes Eletrônicos (E-sports) com o jogo FIFA.  Também participaram do evento atletas da natação feminina e masculina, Judô e Acadêmico, com a apresentação de artigos.


A aluna de Engenharia Elétrica da UFC
Mariana Amorim, apresentou trabalho referente à ansiedade no desporto universitário



 Galeria de fotos





















sábado, 28 de outubro de 2017

UFC sai em desvantagem por duas vezes, mas encerra primeira fase do cearense Sub-20 com vitória de virada





A partida entre UFC x Crato foi realizada às 20:10 na quadra do CEU no bairro Benfica desta sexta feira (27). O jogo valeu pela última rodada da fase de grupos do campeonato cearense Sub-20. Os comandados do treinador Pedro Henrique apenas buscavam uma melhor posição dentro do grupo, uma vez que a qualificação para a fase seguinte já havia sido conquistada.

A equipe do Crato começou melhor, pressionando os espaços e tocando bem a bola em seu lado ofensivo mais bem explorado pelo lado direito.

Aos dois minutos e meio da etapa inicial o Crato marcou o primeiro gol com Gilson Ricardo, após erro na saída de bola da UFC, com o jogador Paulo Henrique. O adversário se aproveitou do erro dos mandantes e chegaram a área, sendo contidos por falta que resultou em pênalti e cartão amarelo para o jogador Yuri da UFC. Na Cobrança o jogador de número 8 concluiu para as redes, mesmo com o toque na bola do goleiro Jorge Fernando.

A UFC foi ter a sua primeira chance de gol mais clara somente aos 7 minutos da etapa inicial, em lance de Paulo José que tentou encobrir o goleiro adversário.






Foram muitos os momentos no primeiro tempo em que a equipe da UFC pecou na marcação e deixou alguns buracos em seu sistema defensivo. Alguns rostos que não vinham jogando com a equipe de PH estiveram em quadra, como os jogadores Paulo José, Caio e Daniel Amaral. Novidades estas que consequentemente tiveram influência no entrosamento da equipe e ritmo do jogo.

Restando 6 minutos para o término do primeiro tempo a UFC criou uma outra oportunidade frente a frente com o goleiro de Crato que operou grande defesa no chute de Daniel. O gol da equipe da casa estava amadurecendo. Era questão de tempo apenas.

Gradativamente a UFC foi melhorando seu desempenho e faltando 4 minutos para o fim da primeira parte, o ala Daniel Amaral puxou contra-ataque veloz e serviu Guilherme, este, apenas deslocou o goleiro e marcou lindo gol.

Dois minutos depois Guilherme ainda teve a chance de virar a partida, mas foi impedido pela trave, após chute rasteiro.

Fim do primeiro empatado em 1 x 1 e com os meninos da casa apresentando melhor futebol.




A equipe da UFC começou o segundo tempo demonstrando ousadia para mudar o rumo da partida. Logo aos 30 segundos Pedro virou o jogo após rebatida do goleiro. UFC 2 x 1 Crato.

Não demorou muito e a equipe do Crato empatou o duelo. Em jogada de escanteio João Paulo, camisa 11 aproveitou espaço concedido pela UFC dentro da área e arrematou. 2 x 2 placar de momento.

Não ficou por aí. O time de Crato aproveitou mais uma desatenção da equipe da UFC e mais uma vez o jogador da equipe visitante Gilson Ricardo, principal atleta e também capitão do Crato marcou o terceiro, colocando novamente os visitantes na frente do placar. 3 x 2.

O gol acordou a UFC que em um minuto empatou e virou o jogo de forma surpeendente. Primeiro com Guilherme e depois com um belo gol em jogo rápida de Daniel Amaral. 4 x 3 UFC, restando 5 minutos para o fim.

Daniel Amaral estava impossível na noite desta sexta feira e ainda fez mais outro bonito gol. Ao receber passe pelo lado direito, quase sem ângulo, o número 21 deu um toque de classe por cima do guarda-metas de Crato, estabelecendo a vantagem de dois gols e decretando a vitória para a UFC. Placar final na quadra do CEU valendo pelo campeonato cearense Sub-20 de futsal: UFC 5 x 3 Crato.










sábado, 21 de outubro de 2017

Alunos da UFC conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê


Atletas da UFC tiveram um excelente desempenho no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Três alunos subiram ao pódio, conseguindo medalhas na competição nacional. O evento reuniu 2.800 caratecas e foi disputado no Centro Pan-americano de Judô. As finais da competição foram transmitidas, pela primeira vez, pela televisão, ao vivo, pelo canal SporTV. O karatê agora é esporte olímpico e terá disputa na próxima Olimpíada, em Tóquio, no Japão, em 2020.

Breno Mateus (no centro) foi medalha de ouro

Participaram da competição Breno Mateus (Engenharia Mecânica), Karla Rebecca (Fisioterapia) e Dário Gama (Educação Física). Breno, faixa preta, disputou a divisão principal, até 67kg, e ganhou a medalha de ouro. Ele enfrentou os caratecas Yan Pina (PA) – venceu pelo placar de 10 x 1 –, Amir Costa (MT) – venceu por 2 x 0 –, Rilan Reis (SP) – derrotou-o por 10 x 9 – e na final Bruno Xavier (ES) – venceu por 4 x 1 –.


Karla Rebecca (de camisa amarela) foi medalha de prata
            No combate contra o atleta de SP, Breno ganhou de virada, chegou a estar perdendo de 9x2, mas conseguiu recuperação inacreditável. Breno é Tricampeão do Brasileiro Universitário, e tri da LDU. Bolsista do Desporto da UFC desde 2015. Karla Rebecca – irmã de Breno e também faixa preta – disputou a categoria até 50 kg da divisão principal e ganhou a medalha de prata. No primeiro combate ganhou da carateca Karoline Bujrjack (TO) pelo placar de 6 x 0; no segundo enfrentou Claudina Aguiar (ES) e derrotou-a por 2 x 0 e na final foi derrotada por Manuella Guimarães por 3 x 4. Karla também é bolsista do Desporto da UFC.

Dário Gama (com a camisa da UFC) ganhou a medalha de bronze
            Dário Gama ganhou o bronze na categoria acima de 84kg, na divisão principal. O carateca venceu Nilson Filho (SP) por 8 x 0, foi derrotado por Renato Lenartowciz por 6 x 1 e na disputa pelo bronze venceu Iuri Cerqueira (BA), por 3 x 2. Dário – que também é policial militar, além de aluno do Curso de Educação Física da UFC – é faixa preta e professor de Karatê, também desenvolve projetos sociais nesse esporte.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Adulto e sub-20 de futsal masculino da UFC fizeram jogo treino

            Os times de futsal masculino adulto e sub-20 da Universidade Federal do Ceará realizaram na noite dessa quarta-feira, 18/10, na Quadra do CEU, um jogo treino. A movimentação serviu para que ambos os times corrigissem falhas e como preparação/teste para competições que irão participar e estão disputando. O time adulto vai disputar, a partir da semana que vem, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que ocorrerão em Goiânia. O sub-20 está disputando o Campeonato Cearense.

Meninada do sub-20 (de colete laranja) deu trabalho aos "tios" do adulto
            Ambos times contavam com jogadores que já estiveram dos dois lados, já que alguns atletas que compõem o grupo que irá disputar os JUBS atua pelo sub-20 e alguns do sub-20 já atuaram pela equipe adulta. O jogo, apesar de amistoso e envolver equipes da mesma casa, foi bastante disputado. No time adulto, os jogadores buscavam uma vaga no time titular, enquanto no sub-20 os atletas buscavam mostrar serviço para o treinador da equipe, P.H., e também para o treinador do adulto, Clovandi Costa, que tem no sub-20 uma espécie de preparatório para a geração que irá suceder a que atualmente ele dirige.

Treinador do sub-20, P.H., observa seus comandados
            Mais entrosada e experiente, a equipe adulta mostrou superioridade em quadra, mas encontrou nos meninos do sub-20 uma equipe com muita disposição e, principalmente, vitalidade para dificultar, e muito, a vida dos então “adversários”. Ambos treinadoress fizeram vários testes, seja de formação em quadra, seja de táticas. E foi bronca tanto de um lado quanto de outro, já que os dois treinadores cobraram muito de seus comandados em quadra.

            Para o treinador do sub-20, P.H., o jogo-treino foi muito bom para motivar e dar ritmo de jogo a seus atletas. “As partidas do Campeonato Cearense têm uma certa distância de tempo entre uma e outra, o jogo treino foi bom para manter os jogadores em atividade e dar ritmo de jogo, até porque essa é uma semana de jogo”, afirmou. P.H. ressaltou como ponto positivo de sua equipe o desempenho com goleiro-linha e como negativo a marcação. “Gostei muito do goleiro-linha, que executamos bem, deu uma ofensividade maior ao time e criamos muitas oportunidades, parando apenas nas defesas do Thyago e do Bruno, agora a marcação é que eu preciso treinar mais os atletas para que executem em quadra o que treinamos”, disse.

Treinador do adulto, Clovandi Costa, diz como quer seu time marcando
            Clovandi Costa citou sua atenção maior com a marcação, principal motivo de suas broncas em seus comandados. “Os jogos nos JUBS exigem que sejamos mais agressivos na marcação, mas estou muito contente pelo crescimento dos atletas técnica e coletivamente, é momento de darmos autoconfiança ao grupo”, salientou. O treinador lembrou, ainda, que os JUBS têm um alto nível e todo vacilo pode ser decisivo. “Trata-se de uma competição de tiro curto, são quatro jogos em uma semana, podendo ser cinco ou seis, conforme consigamos avançar no torneio, mas fizemos um excelente JUCS, onde fomos campeões e conseguimos a vaga para disputar os JUBS de futsal, pela primeira vez, e vamos para representar o estado do Ceará com um bom elenco, que foi destaque no Campeonato Cearense e é bastante qualificado”, disse o treinador.

            O sub-20 está na disputa da fase classificatória do Campeonato Cearense, estando no grupo que está na faixa de classificação para a próxima fase. O adulto foi campeão cearense universitário de futsal, ficou em quarto lugar no primeiro turno, chegando à semifinal e no segundo turno também passou para a segunda fase, sendo desclassificado nas quartas de final. Clovandi ainda faz um último treino na sexta-feira, 20/10, antes do embarque para Goiânia. “Vamos fazer os últimos acertos e treinar jogadas de falta, escanteio”, finalizou o treinador.

Clovandi fez últimos testes em sua equipe antes dos JUBS

P.H. gostou do desempenho de seus atletas com o goleiro-linha

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

UFC é superada no Fut7 pela partida de ida das quartas de finais do campeonato cearense



Na noite da última sexta feira (13) a equipe da UFC jogou contra o time do Cansados, jogo que marcou o primeiro confronto entre as duas equipes pelas quartas de final do campeonato cearense.
A partida foi realizada às 21h na quadra da Arena Fut7 no bairro Lagoa Redonda.



Na última partida da noite, UFC e Cansados fizeram um duelo bastante equilibrado e cheio de provocações. O time dos Cansados começou sabendo mais o que fazer dentro de campo. A UFC começou mais desconcentrada, errando alguns passes curtos e permitindo com que os jogadores adversários testassem o goleiro Ronaldo.


Em uma dessas investidas da equipe rival e também com a desatenção da defesa da UFC o jogador de camisa número 9 Alex Rocha, mostrou oportunismo e consolidou o primeiro gol da partida. Porém a resposta da UFC veio em lance seguinte. Após jogada ensaiada na lateral o jogador Paulo Roney cobrou o lateral e o atleta Breno desviou a bola para marcar o gol de empate da UFC.


O jogo seguiu equilibrado e a equipe do Cansados encontrava algumas janelas para o chute, obrigando o goleiro Ronaldo a fazer defesas importantes.


Mais do que o futebol dentro de campo, o primeiro tempo foi marcado por um clima bastante tenso. Ambas as equipes cometeram faltas mais duras e o clima esquentou dentro de campo. Em uma das ocasiões os atletas Breno da UFC e Alex Rocha do Cansados se desentenderam e tiveram de ser contidos, afim de que a partida não descambasse para a violência, de fato. Após o ocorrido os ânimos baixaram e o primeiro tempo teve fim com o placar igualado em 1 x 1.


Na segunda etapa o time do Cansados começou marcando, retomando a vantagem do duelo. Após bate rebate dentro da área a bola sobrou para João Marcos, aos 5 minutos desempatar. O jogo seguia bastante movimentado e o placar de 2 x 1 não seguiu por muito tempo. Breno arriscou ótimo chute de fora da área e venceu o arqueiro adversário. 2 x 2 no placar e promessa de mais intensidade na partida.

Porém a equipe da UFC teve seus minutos de "apagão" e o treinador Clovandir Costa percebendo a fragilidade de sua equipe naquele momento optou por parar a partida em busca de melhorar o posicionamento de sua defesa, principalmente. A parada não surtiu o efeito desejado e logo na volta o camisa número 6 do Cansados, João Marcos, novamente, fez o terceiro gol que deu mais tranquilidade ainda aos rivais.

Em mais um lance de desatenção da equipe da UFC, Eduardo da Silva fez o quarto e último gol da partida, decretando o final do jogo e a vantagem do empate para a equipe do Cansados no jogo da volta que ainda não possui data definida para sua realização. Final do primeiro confronto valendo vaga nas semifinais do campeonato cearense de Futebol 7: Universidade Federal do Ceará 2 x 4 Cansados.


Professor Clovandir Costa ajustando o esquema de jogo da equipe no intervalo


Roner Girão foi o encarregado de capitanear a equipe no confronto diante do Cansados

Os minutos iniciais foram marcados pela intensa marcação da UFC no campo defensivo do oponente

                               



sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Os jogos universitários da UFC de Sobral têm início e já conhecemos os primeiros campeões

Neste último fim de semana ocorreram as primeiras atividades dos Jogos da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. As competições acontecem de maneira interna com disputas entre os cursos da Universidade Federal do Ceará, no campus de Sobral.





A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará em Sobral têm a oportunidade de participar dos jogos universitários que estão ocorrendo em Sobral a partir do último final de semana, sempre com jogos aos sábados e domingos. Este foi apenas o primeiro final de semana desportivo e já tivemos algumas disputas travadas nas modalidades: Futsal masculino, Futsal feminino e Vôlei de areia masculino e feminino.

As competições estão sendo realizadas em grupos de quatro equipes, sendo o futsal masculino a modalidade com o maior quociente de times inscritos. 12 no total. Em seguida o vôlei de areia, com dois grupos de três equipes cada. Tivemos também o futsal com a categoria feminina, mas apenas um grupo com quatro equipes. Este com sua final já decidida após os confrontos das semifinais. As atletas da Economia/Finanças venceram pelo placar de 1 x 0 o selecionado da Psicologia, enquanto que no outro duelo, as jogadoras da Medicina aplicaram uma goleada de 5 x 0 contra a agremiação da Música.

No tocante ao vôlei de areia já tivemos os primeiros vencedores dos jogos universitários. Em partida disputada de "ida e volta" na categoria feminina, a Psicologia acabou vencendo os dois jogos que fez contra o combinado da Economia/Finanças. Os resultados foram: no primeiro jogo, vitória por 2 sets a zero e no segundo, 2 sets a 1. Já no masculino o grande campeão foi a equipe da Música que venceu o time da Elétrica 1 por 2 sets a zero no sábado.

As partidas do futsal masculino prosseguirão durante mais alguns fins de semana das atividades, uma vez que algumas equipes já concluíram dois jogos e a sua grande maioria ainda não.


Resultados das partidas






Imagens dos jogos de futsal masculino no JUFC - SOBRAL


























A competição de "Just Dance" também foi um dos atrativos do primeiro fim de semana de jogos







                                            




quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Carmo Neto, primeiro paratleta da UFC a participar dos JUBS de esportes paralímpicos


            Carmo Neto, aluno do curso de Licenciatura em Educação Física, é o primeiro paratleta a representar a Universidade Federal do Ceará nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) de esportes paralímpicos. O paratleta vai participar da competição que será realizada de 18 a 25 de outubro, em Goiânia, estado de Goiás, na modalidade Natação.

            Cadeirante, Carmo está se preparando forte para as disputas. “Estou treinando em casa e na piscina do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), me preparando para representar bem a UFC”, disse. O paratleta vai disputar as provas de 50 metros livres, 100 metros livres e 50 metros nado de peito. Carmo será o pioneiro no paraesporte da UFC em competições universitárias.

            “Treino na segunda, quarta, sexta e sábado, estou fazendo bons tempos, mas há condições de melhorar mais”, disse. O paratleta já era atleta antes do acidente que o deixou na condição de cadeirante, continuando na Natação, agora no paraesporte. Além de primeiro atleta a representar a UFC, Carmo Neto é o único paratleta do Ceará a participar dos JUBS 2017.

Carmo Neto é o primeiro paratleta a representar a UFC nos JUBS

Finais dos esportes de quadra dos JEFS ocorreram na Quadra do CEU


            Os Jogos da Educação Física da Universidade Federal do Ceará (JEFS) foram encerrados no domingo, 01/10. A Quadra do CEU foi o palco de semifinais e finais de várias modalidades esportivas. As disputas iniciaram pela manhã e foram encerradas já no final da tarde. Grandes emoções vieram das disputas das semifinais e finais do futsal masculino e da final do futsal feminino.

Equipe Fora Temer foi campeã no vôlei misto
            No vôlei misto sagrou-se campeã a equipe “Fora Temer”, que tinha entre seus componentes Rodrigo Santos e Mário Marcos, experientes atletas da modalidade. O segundo lugar ficou com a equipe do Cangaceiros.

 
Os Cangaceiros ficaram com o vice-campeonato do vôlei misto
            No basquete 5 x 5 a campeã foi a equipe da CPL, que conquistou o tricampeonato dos JEFS, derrotando o time do Cangaceiros.

Time do CPL ganhou o tricampeonato no basquete 5x5 dos JEFS
 
Os Cangaceiros ficaram com o vice-campeonato
            No handebol misto nem houve disputa. A equipe do Raça Negra ganhou o título sem precisar jogar, já que o time dos Lobos Noturnos não conseguiu reunir atletas suficientes para entrar em quadra e perdeu a final por WO, ficando com o vice-campeonato.

Sem precisar jogar, o time do Raça Negra foi campeão no Handebol misto
            No futsal feminino a final foi entre os times Pacoteam e Cangaceiras. Atletas da seleção de futsal de um lado e do outro, o que era prenúncio de uma partida que seria muito disputada, como de fato foi. As Cangaceiras abriram o placar, no primeiro tempo. Antes do final da primeira etapa as meninas do Pacoteam conseguiram igualar o marcador. As duas equipes foram para o intervalo com igualdade no marcador e buscando estratégias para buscar a vitória.

Pacoteam e Cangaceiras fizeram uma final disputada no futsal feminino
            Veio a segunda etapa e a partida continuou muito disputada, inclusive com jogadas mais ríspidas. O jogo permanecia equilibrado e uma decisão nos pênaltis já se vislumbrava quando, num erro das Cangaceiras, o Pacoteam conseguiu passar à frente. As Cangaceiras se mandaram para o ataque, pressionaram bastante, tiveram algumas oportunidades de empatar o jogo mas acabaram por levar o terceiro gol das adversárias, que funcionou como balde de água fria. Final Pacoteam 3 x 1 Cangaceiras, respectivamente campeã e vice do futsal feminino dos JEFS.

Pacoteam, campeã do futsal feminino dos JEFS
 
Cangaceiras, vice-campeã
            No masculino estavam reservadas mais emoções. Seriam disputadas as duas semifinais para que se conhecessem as duas equipes que fariam a final da competição. Na primeira semifinal os Tifoides enfrentaram os Sedentários. Logo no início os Tifoides abriram o marcador, o que desarrumou os Sedentários. Defendendo o título, os Tifoides impuseram seu jogo e trataram de liquidar logo a fatura. O primeiro tempo terminou 5 x 0 para os Tifoides.

Tifoides derrotou os Sedentários na semifinal
            No segundo tempo o jogo ficou monótono. Os Tifoides tocavam a bola e os Sedentários não conseguiam forças para tentar uma reação. Praticamente a equipe que estava à frente no placar esperava o final da partida, poupando-se para a final, que aconteceria algumas horas depois. Ao apito final o placar da partida foi de Tifoides 6 x 1 Sedentários.

Sem o capitão Wildner, que amarelou e não apareceu para jogar, o Tua Mãe perdeu
            A outra semifinal foi disputada entre os Cangaceiros e o Tua Mãe – que jogou desfalcado de seu capitão, Wildner, que amarelou e não apareceu para jogar –. Do lado dos Cangaceiros atletas da seleção de futsal da UFC, como Rennan, Lindolfo e o goleiro Thyago Henrique. A exemplo do que ocorreu na semifinal anterior, a equipe dos Cangaceiros partiu para definir logo a partida, abrindo uma boa margem no placar. No final o placar apontou Cangaceiros 7 x 0 Tua Mãe.

Os Cangaceiros não tiveram dificuldade em ganhar e ir para a final
            A final reuniu Tifoides x Cangaceiros. De um lado Rennan, Lindolfo e Thyago Henrique, do outro Vicente e Breno, todos da seleção de futsal da UFC. Sem conseguir repetir as boas atuações anteriores, os Tifoides estiveram irreconhecíveis em quadra. Errando bastante, os então campeões erravam passes e isso foi competentemente aproveitado pelos Cangaceiros, que abriu o placar e ao longo do primeiro tempo foi ampliando a vantagem. O final da primeira etapa teve o placar de Cangaceiros 4 x 1 Tifoides.

Tifoides e Cangaceiros fizeram a final dos JEFS de futsal masculino
            No intervalo os Tifoides tentavam entender o que se passava, enquanto os Cangaceiros traçavam estratégias para continuar envolvendo o adversário e não dar chance para uma reação. Os Tifoides continuaram errando passes e muitos nervosos em quadra, o que era novamente aproveitado pelos Cangaceiros, que, ao contrário dos Tifoides, demonstravam uma eficiência decisiva nas finalizações, convertendo a maioria das chances de gol que criava, enquanto que a equipe que defendia o título criava muitas oportunidades às quais eram desperdiçadas.
            Os Cangaceiros marcaram o quinto gol, os Tifoides assinalaram o segundo e lançaram mão do goleiro-linha, mas a tática não deu resultado, ocasionando, inclusive, mais um gol contrário. Final da partida Cangaceiros 6 x 2 Tifoides.

Cangaceiros, campeões de futsal dos JEFS 2017

Tifoides, vice-campeão