quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Finais dos esportes de quadra dos JEFS ocorreram na Quadra do CEU


            Os Jogos da Educação Física da Universidade Federal do Ceará (JEFS) foram encerrados no domingo, 01/10. A Quadra do CEU foi o palco de semifinais e finais de várias modalidades esportivas. As disputas iniciaram pela manhã e foram encerradas já no final da tarde. Grandes emoções vieram das disputas das semifinais e finais do futsal masculino e da final do futsal feminino.

Equipe Fora Temer foi campeã no vôlei misto
            No vôlei misto sagrou-se campeã a equipe “Fora Temer”, que tinha entre seus componentes Rodrigo Santos e Mário Marcos, experientes atletas da modalidade. O segundo lugar ficou com a equipe do Cangaceiros.

 
Os Cangaceiros ficaram com o vice-campeonato do vôlei misto
            No basquete 5 x 5 a campeã foi a equipe da CPL, que conquistou o tricampeonato dos JEFS, derrotando o time do Cangaceiros.

Time do CPL ganhou o tricampeonato no basquete 5x5 dos JEFS
 
Os Cangaceiros ficaram com o vice-campeonato
            No handebol misto nem houve disputa. A equipe do Raça Negra ganhou o título sem precisar jogar, já que o time dos Lobos Noturnos não conseguiu reunir atletas suficientes para entrar em quadra e perdeu a final por WO, ficando com o vice-campeonato.

Sem precisar jogar, o time do Raça Negra foi campeão no Handebol misto
            No futsal feminino a final foi entre os times Pacoteam e Cangaceiras. Atletas da seleção de futsal de um lado e do outro, o que era prenúncio de uma partida que seria muito disputada, como de fato foi. As Cangaceiras abriram o placar, no primeiro tempo. Antes do final da primeira etapa as meninas do Pacoteam conseguiram igualar o marcador. As duas equipes foram para o intervalo com igualdade no marcador e buscando estratégias para buscar a vitória.

Pacoteam e Cangaceiras fizeram uma final disputada no futsal feminino
            Veio a segunda etapa e a partida continuou muito disputada, inclusive com jogadas mais ríspidas. O jogo permanecia equilibrado e uma decisão nos pênaltis já se vislumbrava quando, num erro das Cangaceiras, o Pacoteam conseguiu passar à frente. As Cangaceiras se mandaram para o ataque, pressionaram bastante, tiveram algumas oportunidades de empatar o jogo mas acabaram por levar o terceiro gol das adversárias, que funcionou como balde de água fria. Final Pacoteam 3 x 1 Cangaceiras, respectivamente campeã e vice do futsal feminino dos JEFS.

Pacoteam, campeã do futsal feminino dos JEFS
 
Cangaceiras, vice-campeã
            No masculino estavam reservadas mais emoções. Seriam disputadas as duas semifinais para que se conhecessem as duas equipes que fariam a final da competição. Na primeira semifinal os Tifoides enfrentaram os Sedentários. Logo no início os Tifoides abriram o marcador, o que desarrumou os Sedentários. Defendendo o título, os Tifoides impuseram seu jogo e trataram de liquidar logo a fatura. O primeiro tempo terminou 5 x 0 para os Tifoides.

Tifoides derrotou os Sedentários na semifinal
            No segundo tempo o jogo ficou monótono. Os Tifoides tocavam a bola e os Sedentários não conseguiam forças para tentar uma reação. Praticamente a equipe que estava à frente no placar esperava o final da partida, poupando-se para a final, que aconteceria algumas horas depois. Ao apito final o placar da partida foi de Tifoides 6 x 1 Sedentários.

Sem o capitão Wildner, que amarelou e não apareceu para jogar, o Tua Mãe perdeu
            A outra semifinal foi disputada entre os Cangaceiros e o Tua Mãe – que jogou desfalcado de seu capitão, Wildner, que amarelou e não apareceu para jogar –. Do lado dos Cangaceiros atletas da seleção de futsal da UFC, como Rennan, Lindolfo e o goleiro Thyago Henrique. A exemplo do que ocorreu na semifinal anterior, a equipe dos Cangaceiros partiu para definir logo a partida, abrindo uma boa margem no placar. No final o placar apontou Cangaceiros 7 x 0 Tua Mãe.

Os Cangaceiros não tiveram dificuldade em ganhar e ir para a final
            A final reuniu Tifoides x Cangaceiros. De um lado Rennan, Lindolfo e Thyago Henrique, do outro Vicente e Breno, todos da seleção de futsal da UFC. Sem conseguir repetir as boas atuações anteriores, os Tifoides estiveram irreconhecíveis em quadra. Errando bastante, os então campeões erravam passes e isso foi competentemente aproveitado pelos Cangaceiros, que abriu o placar e ao longo do primeiro tempo foi ampliando a vantagem. O final da primeira etapa teve o placar de Cangaceiros 4 x 1 Tifoides.

Tifoides e Cangaceiros fizeram a final dos JEFS de futsal masculino
            No intervalo os Tifoides tentavam entender o que se passava, enquanto os Cangaceiros traçavam estratégias para continuar envolvendo o adversário e não dar chance para uma reação. Os Tifoides continuaram errando passes e muitos nervosos em quadra, o que era novamente aproveitado pelos Cangaceiros, que, ao contrário dos Tifoides, demonstravam uma eficiência decisiva nas finalizações, convertendo a maioria das chances de gol que criava, enquanto que a equipe que defendia o título criava muitas oportunidades às quais eram desperdiçadas.
            Os Cangaceiros marcaram o quinto gol, os Tifoides assinalaram o segundo e lançaram mão do goleiro-linha, mas a tática não deu resultado, ocasionando, inclusive, mais um gol contrário. Final da partida Cangaceiros 6 x 2 Tifoides.

Cangaceiros, campeões de futsal dos JEFS 2017

Tifoides, vice-campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário