quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Adulto e sub-20 de futsal masculino da UFC fizeram jogo treino

            Os times de futsal masculino adulto e sub-20 da Universidade Federal do Ceará realizaram na noite dessa quarta-feira, 18/10, na Quadra do CEU, um jogo treino. A movimentação serviu para que ambos os times corrigissem falhas e como preparação/teste para competições que irão participar e estão disputando. O time adulto vai disputar, a partir da semana que vem, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que ocorrerão em Goiânia. O sub-20 está disputando o Campeonato Cearense.

Meninada do sub-20 (de colete laranja) deu trabalho aos "tios" do adulto
            Ambos times contavam com jogadores que já estiveram dos dois lados, já que alguns atletas que compõem o grupo que irá disputar os JUBS atua pelo sub-20 e alguns do sub-20 já atuaram pela equipe adulta. O jogo, apesar de amistoso e envolver equipes da mesma casa, foi bastante disputado. No time adulto, os jogadores buscavam uma vaga no time titular, enquanto no sub-20 os atletas buscavam mostrar serviço para o treinador da equipe, P.H., e também para o treinador do adulto, Clovandi Costa, que tem no sub-20 uma espécie de preparatório para a geração que irá suceder a que atualmente ele dirige.

Treinador do sub-20, P.H., observa seus comandados
            Mais entrosada e experiente, a equipe adulta mostrou superioridade em quadra, mas encontrou nos meninos do sub-20 uma equipe com muita disposição e, principalmente, vitalidade para dificultar, e muito, a vida dos então “adversários”. Ambos treinadoress fizeram vários testes, seja de formação em quadra, seja de táticas. E foi bronca tanto de um lado quanto de outro, já que os dois treinadores cobraram muito de seus comandados em quadra.

            Para o treinador do sub-20, P.H., o jogo-treino foi muito bom para motivar e dar ritmo de jogo a seus atletas. “As partidas do Campeonato Cearense têm uma certa distância de tempo entre uma e outra, o jogo treino foi bom para manter os jogadores em atividade e dar ritmo de jogo, até porque essa é uma semana de jogo”, afirmou. P.H. ressaltou como ponto positivo de sua equipe o desempenho com goleiro-linha e como negativo a marcação. “Gostei muito do goleiro-linha, que executamos bem, deu uma ofensividade maior ao time e criamos muitas oportunidades, parando apenas nas defesas do Thyago e do Bruno, agora a marcação é que eu preciso treinar mais os atletas para que executem em quadra o que treinamos”, disse.

Treinador do adulto, Clovandi Costa, diz como quer seu time marcando
            Clovandi Costa citou sua atenção maior com a marcação, principal motivo de suas broncas em seus comandados. “Os jogos nos JUBS exigem que sejamos mais agressivos na marcação, mas estou muito contente pelo crescimento dos atletas técnica e coletivamente, é momento de darmos autoconfiança ao grupo”, salientou. O treinador lembrou, ainda, que os JUBS têm um alto nível e todo vacilo pode ser decisivo. “Trata-se de uma competição de tiro curto, são quatro jogos em uma semana, podendo ser cinco ou seis, conforme consigamos avançar no torneio, mas fizemos um excelente JUCS, onde fomos campeões e conseguimos a vaga para disputar os JUBS de futsal, pela primeira vez, e vamos para representar o estado do Ceará com um bom elenco, que foi destaque no Campeonato Cearense e é bastante qualificado”, disse o treinador.

            O sub-20 está na disputa da fase classificatória do Campeonato Cearense, estando no grupo que está na faixa de classificação para a próxima fase. O adulto foi campeão cearense universitário de futsal, ficou em quarto lugar no primeiro turno, chegando à semifinal e no segundo turno também passou para a segunda fase, sendo desclassificado nas quartas de final. Clovandi ainda faz um último treino na sexta-feira, 20/10, antes do embarque para Goiânia. “Vamos fazer os últimos acertos e treinar jogadas de falta, escanteio”, finalizou o treinador.

Clovandi fez últimos testes em sua equipe antes dos JUBS

P.H. gostou do desempenho de seus atletas com o goleiro-linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário