sexta-feira, 23 de junho de 2017

UFC goleia e está nas semifinais da LDU de Fut7

            O time de Fut7 masculino da UFC goleou os donos da casa pela Liga Desportiva Universitária (LDU), que está sendo disputada em Uberlândia, Minas Gerais, na noite dessa quinta-feira, 22/06, no Centro Esportivo Universitário do Campus de Santa Mônica. O placar foi 4 a 1 e com essa vitória o time cearense se classificou em primeiro lugar em sua chave, tendo ainda a melhor campanha geral da fase de classificação.
            O adversário, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) precisava da vitória para continuar na equipe. À UFC bastava um empate para se classificar em primeiro lugar na chave. Somente se perdesse por uma diferença de três gols a equipe cearense poderia ficar de fora do certame. Com a tranquilidade do resultado e com um time superior, a UFC impôs seu ritmo de jogo, com troca de passes rápidos e não dado espaço ao adversário.

            Mesmo com a grande vantagem foi a UFC quem abriu o marcador, com o atleta Paulo Neto, que aproveitou a cobrança de um escanteio para fazer o gol. O segundo gol veio logo em seguida. Juninho roubou uma bola no meio de campo e puxou um rápido ataque, tocando para Vicente na esquerda, que cortou para o meio e chutou ao gol, com o goleiro da UFU falhando e tomando o gol. A vantagem no placar deu ainda mais tranquilidade à UFC e fez com que a UFU passasse a buscar sair ainda mais para o jogo.

Time da UFC de Fut7 classificou-se em primeiro lugar para a semifinal
            Um bom público compareceu ao jogo, a torcida do time da casa era bem numerosa, mas a pequena torcida do time cearense, formada pelos demais integrantes da delegação – motoristas e as jogadoras do time de Fut7 feminino – faziam muito barulho e incentivam os colegas. Sem conseguir reagir à superioridade técnica da UFC, os jogadores da UFU passaram a ter uma postura ríspida em campo. Algumas faltas mais duras foram feitas, principalmente para barrar contra-ataques do time cearense.

O time da casa atingiu o limite máximo de cinco faltas, o que fez com que as próximas faltas fossem punidas com shoot out, ou seja, um ataque onde o adversário parte sozinho com a bola em direção ao ataque com a defesa guardando uma distância. Sentindo o bom momento e para orientar seus atletas a não entrarem na provocação dos adversários e tocar a bola e forçar uma falta, o treinador Clovandi Costa pediu tempo técnico. A UFU tentava desordenadamente atacar, com a UFC se aproveitando para tocar a bola com rapidez e sair num ataque fulminante.

            A UFU começou a pressionar bastante, mas começou a brilhar ainda mais um dos destaques do time: o goleiro Bruno. Quando os jogadores da equipe da casa acertavam o chute ao gol, Bruno intervia com precisão. Mesmo assim a UFC continuava a dominar a partida. O primeiro tempo terminou com o escore de UFC 2 x 0 UFU.

            Veio o segundo tempo e o panorama manteve-se praticamente o mesmo. A UFC continuou dominando a partida, com muito maior posse de bola e a UFU sem conseguir reverter o quadro. Com o placar adverso, a equipe da casa precisava virar o placar para manter-se na competição, desclassificando o CEUB, então segundo colocado da chave. Tentando resolver no “abafa”, a UFU pressionava sem muita objetividade.

            As jogadas passaram a ser disputadas com mais rispidez. Com maturidade, o time da UFC administrava a vantagem. O time cearense conseguiu ainda mais tranquilidade quando Breno, aproveitando a cobrança de um lateral, cabeceou para o fundo das redes da UFU, marcando o terceiro gol. A UFU, então, partiu para o tudo ou nada, mas esbarrava não apenas na boa marcação da UFC, mas no goleiro Bruno, que passava segurança nas vezes em que era chamado a intervir.

            A pressão acabou resultando no gol da UFU, numa jogada lateral direita, onde num cruzamento o atleta Vitinho aproveitou para marcar. A reação, entretanto, parou por aí. Quando os atletas da casa ainda sonhavam que poderiam reagir, a UFC fez o quarto gol. No cruzamento para área, de uma falta cometida quase no meio do campo, Paulo Roney cabeceou sem chances para o goleiro do time de Uberlândia, sepultando de vez as pretensões do time mineiro.

            Até a torcida entrou na onda de provocação aos atletas da UFC. O jogo ficou ainda mais nervoso por parte da UFU, que passou a apelar para jogadas mais viris. Por causa de uma forte falta no atleta Vicente, da UFC, Gabriel, da UFU, recebeu cartão amarelo e foi penalizado com dois minutos fora de jogo. Os torcedores mineiros, que estavam bem próximo do campo de jogo, provocavam os jogadores cearenses. Em resposta as meninas do Fut7 feminino incentivavam seus colegas. Na reta final da partida, uma pequena confusão se formou, quando houve uma falta dura, fora do lance, no jogador Juninho, da UFC.

            Uma pequena confusão se formou, principalmente por parte dos jogadores mineiros, com a partida sendo interrompida por alguns minutos, onde a arbitragem, sentindo a ameaça de algo mais grave, tentava acalmar os ânimos. O treinador Clovandi e a comissão técnica entraram em campo para retirar os jogadores da UFC do burburinho, para evitar alguma expulsão e desfalcar o time para o jogo da semifinal. Felizmente tudo foi contornado sem maiores incidentes. Final de jogo, UFC 4 x 1 UFU. A equipe cearense enfrentará hoje a Universidade de Brasília (UNB) pela semifinal. UFRN e CEUB farão a outra semifinal. A grande final será nesse sábado, 24/06.

FEMININO

            As meninas do Fut7 da UFC também entraram em campo nessa quinta-feira, enfrentando a equipe do Celso Lisboa, do Rio de Janeiro, Diante de uma das melhores equipes do torneio as jogadoras cearenses lutaram muito, mas acabaram derrotadas pelo time carioca pelo placar de 5 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário