sexta-feira, 2 de junho de 2017

UFC conquista vaga na final do futsal masculino dos JUCS

                O time de futsal masculino da Universidade Federal do Ceará (UFC) carimbou os bilhetes para disputar a final dos Jogos Universitários Cearenses (JUCS), promovidos pela Federação Universitária Cearense de Esporte (FUCE). A UFC garantiu vaga ao vencer, em jogo realizado na noite de quinta-feira, 01/06, na Quadra do CEU, a equipe da Faculdade Lourenço Filho (FLF), pelo placar de 3 a 1. A final será disputada no mesmo local, nesse sábado, 03/06, às 13:30h. O jogo foi marcado pela disposição dos atletas da UFC em quadra e pela arbitragem confusa.
UFC fez excelente partida e está na final dos JUCS
            Logo no início o time da UFC impôs seu ritmo e fez valer seu jogo e o fator de jogar em casa. Começou com forte marcação e imprimindo velocidade na partida, com domínio de bola e passes rápidos.  Logo aos 2min8seg a equipe da casa abriu o marcador, através de P.H. – o artilheiro da noite –. Decidida a liquidar logo a fatura, a UFC ampliou o placar 44 segundos depois, aos 2min52seg, novamente com P.H.
            Os dois gols sofridos logo no começo da partida e o ritmo que a UFC dava ao jogo fez com que os visitantes se arriscassem ao ataque, para tentar reverter a situação, mas foi o time da casa que continuou a comandar a situação. A marcação forte e o passe fluido não deixavam que a FLF conseguisse equilibrar as ações. Além de não conseguirem furar o bloqueio dos atletas da UFC, os adversários se preocupavam com o constante perigo que o time da casa levava a seu gol. Quando conseguiam uma chance efetiva de ataque, esbarravam nas boas defesas do goleiro Thyago.

Jogo foi bastante disputado por ambas equipes
            A necessidade de diminuir a desvantagem fez com que o treinador da FLF lançasse mão, ainda no primeiro tempo, do goleiro-linha. A estratégia faz aumentar o efetivo de ataque, com mais um jogador de linha, mas expõe ao contra-ataque. Num dos lances o goleiro Thyago quase marca, num chute direto de sua meta. Mesmo com a superioridade no potencial ofensivo, a FLF não conseguia transformar isso num fator de efetividade.

            No intervalo o treinador Wildner Lins pediu para seus atletas mantivessem a mesma determinação da primeira etapa. Alertou que os adversários voltariam para o tempo complementar para o tudo ou nada, orientando para que tirassem proveito disso para explorar os contra-ataques. O ritmo extremamente veloz do primeiro tempo era visível no semblante dos atletas, mas o rodízio que o banco de reservas da UFC proporcionava possibilitou a manutenção do passe rápido, da marcação e, principalmente, da qualidade técnica da equipe.

Wildner Lins e Clovandi Costa orientando atletas no intervalo
            Veio o segundo tempo e a previsão do treinador se confirmou. A FLF voltou para o jogo com a certeza de que era preciso pressionar, se quisesse mudar o panorama da partida. Com efeito, os visitantes passaram a buscar mais efetividade no ataque, mas novamente encontrou pela frente uma equipe bem postada e com jogadores aplicados e determinados a não darem chance ao adversário. Com a desvantagem no marcador, a FLF naturalmente passou a atacar mais e tentar marcar, mas novamente encontrava dificuldades em furar o bloqueio da UFC e vencer o goleiro Thyago.

            Entrou, então, o fator complicador da segunda etapa: a arbitragem. Em pouco tempo marcou muitas faltas contra a UFC, aplicou cartões amarelos de maneira equivocada – um deles ao atleta Rennan – e deixou de marcar infrações claras, como um pênalti em P.H., cometido pelo goleiro da FLF. Por reclamação desse fato, a arbitragem expulsou o técnico Wildner Lins. Antes da metade do segundo tempo, as faltas marcadas fizeram estourar o limite de cinco da equipe da casa. A partir daí qualquer falta acarretaria tiro livre sem barreira para os visitantes.

Thyago defendeu tiro livre garantindo placar
            Foi o que ocorreu aos 11min. O placar era UFC 2 x 0 FLF e um gol mudaria o panorama da partida. A arbitragem marcou falta, com tiro livre. Na cobrança, entretanto, o goleiro Thyago realizou a defesa. Aumenta a vibração da equipe, em quadra e no banco. A pressão da FLF continuava, bem como a firme atuação dos atletas da UFC. Novamente os visitantes lançaram mão do goleiro-linha, o que deu mais poderio de ataque, mas não proporcionou espaço para reverter o quadro.

O gol que o goleiro Thyago tentou e quase marcou no primeiro tempo ocorreu no segundo: aproveitando-se dos adversários estarem com goleiro-linha, o goleiro da UFC marcou, aos 18min15seg um gol num chute longo, de sua meta, praticamente definindo o placar e selando a vitória. Faltando dois segundos para o final da partida, num vacilo na saída de bola, a FLF marcou seu gol de honra, através do atleta Jair. A UFC fará a final do futsal masculino contra a Unifor, que ganhou de 4 a 0 da Unichristus na preliminar.
 O grupo que disputou a partida foi: Thyago Henrique, Piero Barbacovi, Paulo Neto, Pedro Feijó, Vicente Ferreira, Adison Oliveira, Juninho, Jhonas Silva, Rennan Marinho, Jonathas, Breno Cavalcante e P.H.
P.H. foi o artilheiro da noite
 
Goleiro Thyago defendeu e marcou gol
 
Banco de reservas garantiu manutenção da qualidade técnica e velocidade
 
A união e vibração da equipe foi também destaque
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário