sábado, 22 de abril de 2017

UFC e NBC protagonizaram jogo inesquecível de basquete na Copa Integração

            Quem achava que as emoções da rodada de abertura já haviam sido vividas no jogo de basquete feminino entre UFC e NBC, pela Copa da Integração de Basquete, a versão masculina imprimiu igualmente muita adrenalina para quem estava dentro e fora da quadra. Jogando na quadra do CEU, na tarde desse sábado, 21/04, as duas equipes protagonizaram uma eletrizante partida definida apenas no apito final. O basquete da UFC está se especializando em testar as coronárias de atletas e torcida.

Basquete masculino da UFC protagonizou partida eletrizante
            Um pouco antes as meninas da UFC e NBC haviam proporcionado um jogo disputadíssimo. O clima se repetiu com os meninos das duas equipes. Faltando sete milésimos de segundo para o final ainda assim ninguém arriscava a apontar um vencedor. Foi um belo espetáculo de basquete que premiou os que compareceram à quadra do CEU.
            Tratavam-se de duas equipes fortes, não apenas no aspecto técnico, mas também no físico e a partida foi muito disputada. A UFC começou com uma fortíssima marcação quadra toda, o que impedia e frustrava as infiltrações no NBC. Mas se por sua vez apresentava uma eficiência na marcação, a UFC não conseguia acertar no ataque e, dessa forma, não conseguia abrir vantagem no placar, que sempre se mantinha equilibrado. A equipe da casa pecava em não aproveitar as infiltrações que conseguia. O primeiro quarto terminou UFC 14 x 12 NBC.
Desde o início até o apito final, a partida foi muito disputada
            No segundo quarto o panorama não se modificou. O jogo continuou truncado e pesado. Nenhuma das duas equipes conseguia deslanchar no placar e conseguir uma margem de pontos. A bola era avidamente disputada, dando trabalho até para a fisioterapeuta da UFC, que teve de atende um atleta fora da quadra, contundido numa disputa de bola, mas que voltou ao banco ainda nesse período. UFC e NBC iam se alternando no placar, que terminou nesse quarto em 17 a 12 para o NBC, com placar acumulado de UFC 26 x 29 NBC.

            No intervalo do segundo para o terceiro quarto o treinador Tancredo Menezes buscou corrigir erros no ataque, não apenas para dar eficiência, mas também para evitar o perigo de contra-ataques. Mesmo com o alerta do treinador, a equipe apresentou erros de ataque que, exatamente, proporcionaram contragolpes que eram aproveitados pelos adversários. Mesmo assim a UFC venceu bem esse período por 19 x 10, perfazendo no placar acumulado UFC 45 x 39 NBC.
Tancredo Menezes armou um forte esquema de marcação
            Ficaram para o último quarto as emoções mais fortes. O time da UFC continuou apresentando erros no ataque, que eram aproveitados pelos visitantes. Em cerca de três minutos e meio o NBC, explorando os erros da UFC, conseguiu virar o placar, mas colocou apenas um ponto de vantagem: 46 a 45. A estratégia de jogar nos erros da equipe da casa prosseguiu e, faltando 02min23seg para o final da partida, a vantagem para o NBC era de sete pontos.

            Aí a UFC partiu para a buscar a reação e em 23 segundos fez dois ataques e diminuiu a diferença para apenas três pontos. Mas aí, novamente em erros no ataque que culminaram em contra-ataques, o NBC novamente abriu vantagem. Faltando 1min07seg o placar estava em 57 a 49 para os visitantes, oito pontos de vantagem, a maior da partida e que deu a falsa impressão de que o jogo estaria definido. Mas basquete, como disse o treinador Tancredo Menezes, só termina quando o cronômetro zera.

            Em dois ataques a UFC conseguiu engrenar mais uma reação, marcando quatro pontos em 35seg. Foi, então, marcada falta para o NBC e como a UFC já havia estourado o limite de cinco faltas coletivas, os visitantes foram para a cobrança de dois lances livres. Converteram apenas um e o placar ficou em 58 a 53 para o NBC. Partida finalmente definida? Não, em se tratando de basquete.

Imediatamente em seguida, foi a vez da UFC ter direito a dois arremessos livres, por causa de uma falta marcada contra a NBC que também havia estourado as cinco faltas coletivas. Os dois arremessos foram convertidos e o placar foi a UFC 55 x 58 NBC. Ambos técnicos fizeram pedido de tempo, se houvesse oportunidade. A estratégia da UFC era fazer a falta, provocar os dois lances para apostar no erro, pegar o rebote e ir para o ataque. A 29 segundos para o final, nova falta marcada contra a UFC. Houve o tempo pedido pelo NBC.

Tancredo Menezes orientou seus atletas a marcar individual sob pressão em toda a quadra. Dos dois arremessos o NBC converteu apenas um, o que deixou o placar em UFC 55 x 59 NBC. Faltavam 29 segundos para o final e a diferença era de quatro pontos. A NBC teria 24 segundos para um ataque e mesmo que perdesse a bola e a UFC convertesse um arremesso de três pontos, ainda assim teria um ataque de posse de bola e um ponto à frente, então partida decidida? Ainda não. Faltando 20 segundos para o final da partida, a arbitragem marcou falta para o NBC. Oportunidade para sacramentar a vitória, ampliando de quatro para seis pontos a vantagem, se convertesse os dois arremessos.

Mas em esporte não existe o “se”, mas o que efetivamente ocorre. O atleta do NBC errou os dois arremessos e a posse de bola ficou com a UFC, que partiu para o ataque. A 16 segundos para o final outra falta para a UFC. Tempo técnico para o NBC. A ansiedade era grande dentro da quadra e na torcida, que essa altura já estava de pé acompanhando o final de partida eletrizante. Dos dois arremessos, a UFC converteu o primeiro, deixando o placar em 57 a 59 para o NBC. O segundo arremesso foi desperdiçado.
Nem faltando milésimos de segundos para o final havia definição
Já não havia mais técnica ou tática, era na base do coração. Aos 12 segundos para o final mais uma falta marcada para a UFC. Era a oportunidade de igualar o marcador, mas apenas um dos arremessos foi convertido, ficando o placar em 59 a 58 para o NBC, que tinha a posse de bola, tentando trocar alguns passes para esperar o apito final, mas a forte marcação e a expectativa de uma roubada de bola, um contra-ataque, um arremesso de três ou de dois pontos mudasse a história da partida. A bola saiu em lateral para o NBC a sete milésimos de segundos para zerar o cronômetro, mas ainda assim nenhuma das duas equipes e nem a torcida se entregavam. Era tentar roubar a bola e, incontinente, arremessar antes que o tempo chegasse ao zero, mas não foi possível. Jogão de basquete que terminou UFC 58 x 59 NBC. Nesse sábado os meninos da UFC voltam à quadra do CEU para enfrentar o Relax, às 12:30h. Na segunda partida da rodada de abertura da Copa Integração de basquete masculino, a EBDR ganhou do Relax por 74 a 44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário