segunda-feira, 24 de abril de 2017

UFC e MBC decidiram título de campeão no feminino da Copa Integração de Basquete

            No primeiro dia da Copa Integração de basquete o treinador do time masculino da UFC, Tancredo Menezes, afirmou que “o jogo só termina quando zera o cronômetro”, quando seu time perdeu por um ponto para o NBC, estando a partida indefinida até os 7 centésimos de segundo. No último dia da Competição as meninas do basquetebol da UFC vivenciaram a mesma experiência na disputa pelo título, na tarde do domingo, 23/04, na quadra do CEU, contra a equipe do Moreira Basketball Club (MBC).
Time feminino de basquete da UFC foi vice-campeão da Copa Integração
            Foi uma partida recheada de emoções e indefinida até o último segundo. Os dois times proporcionaram um grande espetáculo de basquete. A Copa Integração, organizada por Tancredo e o treinador do time feminino da UFC, Hemanuel Xavier, foi marcada por excelentes jogos, com um alto nível. Nos três dias de competição – sexta, sábado e domingo – o bom público que compareceu foi brindado com exibições de equipes que se entregaram por completo na disputa do título.

Meninas da UFC jogaram basquete de alto nível
            No primeiro quarto a partida teve jogadoras estudando como as adversárias se portavam, o que tornou o jogo truncado e com marcação forte de ambos lados. A aplicação na defesa acabava por dificultar a finalização no ataque e a bola rodava de mão em mão sem que as atletas arriscassem o arremesso. Isso acabou se traduzindo numa baixa pontuação. Esse período acabou com o placar de UFC 8 x 10 MBC.

            O segundo quarto foi marcado pela intensificação da marcação por parte do MBC e pela busca em pontuar pela UFC. Mesmo tentando diminuir o espaço as adversárias não conseguiram conter as atletas da casa, que passaram a se lançar mais ao ataque e arriscar os arremessos de fora do garrafão. O sistema defensivo continuou funcionando bem e conteve a equipe do MBC, que encontrava muita dificuldade para infiltrar e arremessar de média distância. As bolas de três pontos das meninas da UFC começaram a cair e elas venceram bem esse período pela contagem de 15 a 4, deixando o placar acumulado em UFC 23 x 14 MBC.
Hemanuel Xavier orienta suas atletas à continuarem atentas ao jogo
            No intervalo o treinador Hemanuel Xavier pediu que suas comandadas continuassem atentas ao jogo e que evitassem algumas faltas desnecessárias que estavam cometendo. A partida teve, de lado a lado, algumas faltas técnicas do banco e infrações antiesportivas, as chamadas faltas intencionais, ambas punidas com dois arremessos livres e a posse de bola no meio da quadra para a oponente da equipe penalizada. As muitas faltas também deixaram jogadoras penduradas.

            Veio terceiro quarto e o MBC ensaiou uma reação. O jogo voltou a ficar mais equilibrado. Faltando 1min36seg para o final desse período, a vantagem de nove pontos trazida do anterior pela UFC havia caído para seis. O MBC perdeu, com cinco faltas, uma de suas melhores arremessadoras. O time da UFC também teve baixar ocasionadas por faltas cometidas pelas atletas. O placar ficou em 10 a 7 para o MBC, com o placar acumulado em UFC 30 x 24 MBC.
O jogo foi bastante disputado por ambas equipes
            Estavam reservadas para o último período, entretanto, as fortes emoções. A UFC voltou marcando pressão, para evitar uma maior reação das adversárias. Na metade desse quarto, aos 5min, a vantagem da UFC era de cinco pontos. O MBC teve a posse de bola no ataque, converteu dois pontos e a jogadora que arremessou sofreu falta, tendo direito a um lance livre, que foi convertido. A vantagem caía para dois pontos. O treinador Hemanuel pediu tempo.

            Faltando 4min04seg o MBC empatou a partida em 33 a 33. A UFC perdeu a posse de bola no ataque e as adversárias aproveitaram a oportunidade e passaram à frente no marcador. Uma atleta do MBC contundiu-se, foi atendida pela fisioterapeuta da UFC mas teve que deixar a quadra. Faltando 2min para o final da partida a equipe visitante abriu quatro pontos no placar.
Nenhuma das duas equipes dava espaço para a outra deslanchar
            As meninas da UFC continuavam buscando virar o placar, enquanto as visitantes marcavam forte para não dar espaço para infiltrações e arremessos de fora do garrafão. Aos 59seg para o final um arremesso de três pontos da equipe da UFC caiu e a diferença ficou em apenas um ponto. Aos 24seg para acabar a partida, falta para a UFC com bola no fundo de quadra. Quando o cronômetro marcava 4seg para encerrar o jogo, nova falta a favor da UFC no campo de ataque, com bola em reposição na lateral. Tempo técnico para a UFC. Hemanuel orienta suas atletas a queimar o último cartucho. A marcação sob pressão do MBC conseguiu evitar um arremesso que custasse a vitória. A final feminina da Copa Integração de Basquete foi MBC 37 x 36 UFC.

            A partida foi muito equilibrada e ambas equipes demonstraram um alto nível, determinação. Para quem aprecia o basquete foi um belo espetáculo, digno de final de campeonato. Em qualquer situação o título estaria, literalmente, em boas mãos. Acabou por sair-se vencedor o MBC, mas até o último instante as meninas da UFC buscaram bravamente a vitória. A exaustão física e emocional das duas equipes era visível.

A UFC buscou a vitória até o último instante
            Hemanuel ressaltou a entrega de suas comandadas em quadra. “Essa Copa funcionou para nós como um laboratório, uma preparação a mais para as competições que estão vindo, estaduais, regionais e nacionais, nosso objetivo para 2017 e dar voos ainda mais altos. Todo mundo quer ser campeão, claro, mas a forma como o time jogou e principalmente se consolidou como um grupo, uma equipe, foi muito positiva também. As duas equipes estão de parabéns porque proporcionaram aos amantes do basquete uma final de alto nível”, disse. As meninas do basquete da UFC estrearão nos Jogos Universitários Cearenses (JUCS) no dia 06/05/17, um sábado, contra a Unifor, às 09:30h na quadra B da Unifor, no bairro Edson Queiroz.
Basquetebol feminino da UFC, vice-campeão da Copa Integração
             Antes da final feminina, as equipes do Novo Basquete Cearense (NBC) e do Instituto de Basquete do Conjunto Ceará (IBCC) disputaram a medalha de bronze, com a vitória ficando com a equipe do NBC, que venceu a partida pelo placar de 53 a 20. No torneio masculino a UFC encerrou sua participação na quarta posição, tendo disputado a medalha de bronze com o Novo Basquete Cearense (NBC), com o placar de UFC 42 x 49 NBC. A EBDR ficou com o ouro, ao derrotar na final o time do Relax por 69 a 65. A Copa Integração de Basquete foi um sucesso de público e nível técnico.
Treinador Hemanuel Xavier, da UFC, entrega premiação às atletas do MBC
MBC, campeão feminino da Copa Integração

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário