sábado, 8 de abril de 2017

Tássia, da quadra e da sala


Da menina que jogava tudo quando era criança à professora que soube unir a paixão pelo esporte e pela psicologia. Tássia Ramos entrou na Universidade Federal do Ceará, em outubro de 2016, como professora substituta. O que os alunos não imaginavam era que a viriam na sala e na quadra.
Quando criança, Tássia sempre praticou esportes. Ela joga desde os dez anos, mas jogava carimba, futsal e handebol, “que eram os esportes que eu tinha acesso”, completa a professora. Até que entrou em uma escola onde as meninas eram proibidas de jogar futsal, por conta de uma questão de preconceito de gênero ainda muito forte no mundo esportivo, e teve de jogar vôlei e basquete. Por fim, escolheu o basquete. A paixão e dedicação pelo esporte resultaram em uma convocação para seleção cearense de basquete feminino, aos 13 anos, e desde então o rendimento só aumentou.

Ela sempre tentou encaixar o basquete no que faz, inclusive na Academia. “Quando eu fiz vestibular, já foi pensando em entrar no basquete universitário. Aí eu fui atleta-bolsista na Unifor, e durante o tempo que eu estava lá, eu jogava os campeonatos universitários”.
E foi a continuação da vida dupla de universitária/atleta que a fez alcançar uma experiência, segundo ela, “muito bacana”: uma convocação para a Seleção Brasileira Universitária. Tássia viajou para São Paulo para treinar com mais 19 atletas, porém não ficou entre as 12 selecionadas finais. Em São Paulo, ela ainda pôde se aprimorar enquanto acadêmica, e se especializou em Psicologia do Esporte.
Das aulas no IEFES à Quadra do CEU, Tássia sempre esbanja um sorrisão, e foi muito gentil quando perguntada se cederia entrevista para a equipe de Assessoria de Comunicação do Desporto UFC.

Tássia joga há dois anos no time de basquete Ceará Master. Para fazer parte do time, as atletas precisam ter no mínimo 30 anos, e assim que completou a idade, Tássia entrou para o time. O Ceará Master participou de amistoso contra a equipe da NBC/UFC, na última segunda-feira (3), como preparação a Liga de Desporto Universitário, etapa Regional, que o nosso time disputará em maio. Na ocasião, o Ceará Master venceu a NBC/UFC pelo placar de 63x57, e Tássia teve boa atuação em quadra.

Um comentário:

  1. Tenho muito orgulho da Tássia! Parabéns por ser essa pessoa tão especial. Desejo muito sucesso na vida pessoal, profissional, acadêmica e esportiva. ;)

    ResponderExcluir