segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Semifinais e finais dos JEF movimentaram o domingo na quadra do CEU

As semifinais e finais dos Jogos da Educação Física (JEF) da Universidade Federal do Ceará, modalidade Futsal, foram disputadas nesse domingo, 16/10, na quadra do CEU. Foram diversos jogos que se iniciaram pela manhã e se estenderam até a tarde. No masculino a disputa foi acirrada e sagrou-se campeão os Tifóides. No feminino o Pacoteam foi o vencedor.

Semifinais femininas movimentaram a manhã na quadra do CEU

Inicialmente foram disputadas as semifinais femininas. No primeiro jogo as meninas das Tifóides enfrentaram as das Cangaceiras. Apesar de aplicação do time das Tifóides, prevaleceu o melhor preparo físico das Cangaceiras, que terminaram a partida vencedoras com um placar de 5 x 0, classificando-se para a final.
Na segunda semifinal feminina, o Pacoteam enfrentou As Keridas. O maior entrosamento fez com que as garotas do Pacoteam passeassem em quadra e goleassem As Keridas pelo placar de 9 x 0. Dessa forma, ficou definida a final entre Cangaceiras x Pacoteam e a disputa pelo terceiro lugar entre Tifóides x As keridas.

Em seguida, tiveram início as semifinais do masculino. Na primeira partida, os Tifóides enfrentaram o Mim Ache. O jogo foi muito disputado e com lances de nervosismo dos dois lados. As duas equipes entraram com o objetivo de tocar a bola, aguardando o melhor momento para atacar. Isso acabou truncando o jogo, com muita marcação e poucas oportunidades de gol. O panorama, entretanto, mudou aos quinze minutos, quando o Mim Ache, numa jogada fortuita onde a bola sobrou livre na área para o atleta Paulo Roney que, de frente para o gol, abriu o placar.

Tifóides disputavam seu segundo título em três participações

O Mim Ache realizou uma semifinal eletrizante
A partir daí o jogo mudou de configuração. Precisando do gol de empate, o time dos Tifóides saiu para o confronto, tomando mais a iniciativa de atacar. Ainda assim o Mim Ache esteve mais próximo de ampliar o placar, com uma excelente oportunidade desperdiçada pelo atleta Clovandi. Mesmo assim o primeiro tempo terminou com o placar de Tifóides 0 x 1 Mim Ache. No intervalo, as duas equipes traçaram sua estratégia para a segunda etapa: o Mim Ache resolveu administrar o placar e explorar o contra-ataque.
Os Tifóides decidiram partir para o tudo ou nada. Desde o apito inicial do segundo tempo o time começou a pressionar o adversário. Enfrentou a catimba do Mim Ache. A arbitragem confusa acabou gerando reclamações de ambos times, com relação a faltas não marcadas e interpretações dúbias. Em alguns lances os árbitros marcaram conflitantemente entre si. Por reclamação, o atleta Vicente, do Tifóides, foi advertido com cartão amarelo. Mesmo pressionando, os Tifóides não conseguiam o gol de empate.

O cronômetro já marcava mais de quinze minutos do segundo tempo quando os Tifóides resolveram partir para o tudo ou nada, colocando o atleta Walter como goleiro-linha. A estratégia, apesar de arriscada, resultou numa pressão ainda maior sobre o adversário que, àquela altura, somente se preocupara em garantir o placar se defendendo. Um minuto depois da adoção do goleiro-linha os Tifóides conseguiram o gol de empate, através de uma jogada na qual a bola sobrou para o atleta João Mateus, que marcou o gol.

As duas equipes saíram para tentar definir a partida e o jogo ganhou uma velocidade e emoção eletrizantes. Os dois times criavam oportunidades de gol, mas esbarravam na marcação adversária. Os Tifóides apresentaram um ligeiro volume de jogo maior que o adversário, mas não conseguia traduzir em gols. O apito final fez com que a vaga na final fosse definida na cobrança de pênaltis.

O primeiro a cobrar foi Breno, do Tifóides, marcando. A série para o Mim Ache foi aberta por Renan, que também marcou. A segunda rodada começou com Walter desperdiçando a cobrança, colocando a pressão para o goleiro de seu time, Humberto, que acabou por defender o pênalti cobrado por Paulo Roney, do Mim Ache, igualando novamente o placar das cobranças. Vicente, dos Tifóides, cobrou uma penalidade e converteu, o mesmo acontecendo com Adison, do Mim Ache. Em seguida foi a vez de Eloi, do Tifóides e Paulo, do Mim Ache, que também converteram. Os dois últimos a cobrar e encerrar a primeira série de cobranças eram Ribeiro Neto, dos Tifóides e Anderson do Mim Ache. Ribeiro converteu a penalidade, deixando para Anderson a pressão e para o goleiro Humberto, dos Tifóides, a responsabilidade. O goleiro defendeu a penalidade e colocou os Tifóides na final.

Goleiro Humberto defendeu pênalti cobrado por Anderson e garantiu vaga na final
A segunda semifinal masculina reuniu os times dos Malas e dos Cangaceiros. Os cinco minutos do primeiro tempo os Malas abriram o placar. A alegria, entretanto, durou pouco, pois um minuto e meio depois, os Cangaceiros empataram. Aos dezesseis minutos os Cangaceiros virou o placar e passou à frente no marcador. Um minuto depois os Cangaceiros ampliou a vantagem, marcando o terceiro gol. Igualmente em um minutos os Malas conseguiram diminuir o escore, com o primeiro tempo terminando em Malas 2 x 3 Cangaceiros.

Equipe dos Malas foi um dos semifinalistas

Time dos Cangaceiros lutou muito, mas não conseguiu vaga na final
A equipe dos Cangaceiros apresentava um melhor preparo físico, mas o time dos Malas tinha mais objetividade. No segundo tempo as duas equipes partiram para definir a disputa. As reclamações contra a arbitragem também foram grandes, de ambos times. Aos treze minutos os Malas conseguiram empatar. A partir daí o jogo passou a ficar ainda mais franco, com chances de parte a parte. Um minuto depois, os Malas viraram o placar. Aos dezessete minutos os Cangaceiros tiveram uma boa oportunidade de empatar, através de um tiro livre, já que os Malas haviam ultrapassado o limite de cinco faltas. Frente a frente os irmãos Paulo Neto, dos Cangaceiros e Bruno, goleito dos Malas. No duelo entre irmãos, Bruno saiu-se melhor defendendo o chute de Paulo Neto. Final: Malas 4 x 3 Cangaceiros.

Malas e Cangaceiros realizaram uma semifinal muito disputada
Na disputa pelo terceiro lugar, as equipes femininas dos Tifóides e Keridas se enfrentaram. O jogo foi bem pegado. Aos sete minutos as Keridas abriram o marcador. Dois minutos depois ampliaram para 2 x 0, placar do primeiro tempo. Coincidentemente também aos sete minutos do segundo tempo, as Keridas marcaram seu terceiro gol. O tento de honra das Tifóides saiu aos treze minutos. Final Keridas 3 x 1 Tifóides.

As Tifóides fizeram brilhante participação

As Keridas terminaram em terceiro lugar 
As meninas da Tifóides e Keridas
Na decisão, entraram em quadra as meninas do Pacoteam e das Cangaceiras. Com um maior volume de jogo e melhor entrosamento, o Pacoteam impôs seu jogo e não teve sua superioridade ameaçada pelas adversárias. Aos onze minutos do primeiro tempo marcaram o primeiro gol, ampliando  um minuto depois, sendo o placar do primeiro tempo Pacoteam 2 x 0 Cangaceiras. Na segunda etapa o panorama não mudou: o Pacoteam administrou a vantagem e ampliou o escore, marcando mais três gols. Final Pacoteam 5 x 0 Cangaceiras. A competição terminou com Pacoteam campeãs, Cangaceiras vice e Keridas em terceiro lugar.

As Cangaceiras, vice-campeãs de Futsal

As atletas do Pacoteam, campeãs do JEF de Futsal
Cangaceiras recebendo a medalha pelo vice-campeonato
A final masculina reuniu os times dos Tifóides e Malas. Já era início da tarde de domingo quando as duas equipes começaram o confronto. A exemplo dos jogos anteriores, as duas equipes começaram tocando a bola e não se arriscando muito ao ataque. Muita marcação e poucas chances de gol. Aos sete minutos e meio os Malas abriram o placar, através do atleta Paulo. O jogo continuou truncado, com muita marcação e pouco espaço para as equipes criarem chances de gol. O primeiro tempo terminou com a vantagem dos Malas.
Na segunda etapa a equipe dos Tifóides sabia que teria que partir para o ataque. Os Malas pareciam terem voltado com o intuito de segurar o placar, mas pagaram caro e cedo com a estratégia. Logo aos quarenta segundos de jogo Walter empatou a partida para os Tifóides. Cinquenta segundos depois Breno virou o placar. A partir daí a partida ganhou uma eletrizante emoção. Os Malas partiram com tudo em busca do empate. Mesmo assim os Tifóides tiveram a oportunidade de ampliar o marcador, com o atleta Breno chutando uma bola na trave.

Como os Malas se mandaram para o ataque, os contra-ataques dos Tifóides levavam perigo ao gol do goleiro Bruno. Aos oito minutos novamente Breno teve oportunidade de marcar e perdeu. O jogo passou a ficar ainda mais pegado, com jogadas disputadas. O atleta Wildner, dos Malas, foi advertido com cartão amarelo por uma entrada mais forte em Davysson, dos Tifóides, quase dentro da área. A pressão dos Malas foi total nos cinco minutos finais e os Tifóides passaram somente a se defender e tentar explorar contra-ataques. O goleiro Bruno transformou-se no quinto jogador de linha, mas mesmo com o domínio quase que absoluto da quadra defensiva dos Tifóides, o placar manteve-se inalterado. Final Tifóides 2 x 1 Malas, campeão e vice, respectivamente.

Os Malas, vice-campões do JEF de Futsal

Time dos Tifóides, campeão do JEF de Futsal

Equipe dos Tifóides comemorou bastante o segundo título em três participações no JEF


Nenhum comentário:

Postar um comentário