domingo, 21 de agosto de 2016

UFC é campeã cearense de futebol universitário de 2016

Com um empate de 1 a 1 com a Faculdade Ateneu, o time de futebol masculino da UFC sagrou-se campeão cearense universitário de 2016, no campeonato promovido pela Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). A partida aconteceu na tarde de sábado no campo do SESI, na Barra do Ceará. O título, inédito, garantiu a vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro Universitário, que acontecerá de 16 a 24 de setembro em Palmas, no Tocantins.

Jogando com cautela, a UFC soube utilizar o regulamento da competição e administrou a vantagem que possuía. Por ter ganhado o primeiro jogo da Unifor, por 3 a 2, e pela Faculdade Ateneu ter empatado o jogo anterior com a Unifor em zero a zero, o empate daria o título e a vaga à UFC. Na preleção o coordenador do Núcleo de Futebol da UFC, Clovandi Costa lembrou a necessidade de todos se doarem à partida. “Vamos entrar com seriedade, com determinação, só depende de nós ganharmos esse título”, disse.
Técnico Clovandi pediu aplicação de todos na partida
No banco, o técnico Wilder Lins armou um time compacto, mas não ficou contente com o desempenho de sua equipe. “Até a parada técnica o time ainda não estava acertando seu estilo de jogo, mas depois foi conseguindo se impor”, disse. Precisando da vitória, a Ateneu saiu logo para o ataque. Com uma defesa bem postada e um meio de campo marcando firme, o time da UFC resistia às investidas do adversário. A sorte também esteve ao lado da campeã, com o travessão salvando o primeiro gol do concorrente.
 UFC jogava pelo empate para ganhar o título e classificar-se para o Campeonato Brasileiro
A defesa foi um dos pontos fortes da equipe
Outro lance crucial, apontado por Wildner como decisivo para o jogo, foi uma dividida do jogador Paulo Neto, que chegou na hora em que um opositor iria, livre, chutar à gol. A UFC tocava a bola e esperava a melhor oportunidade de se lançar ao ataque. As faltas eram as melhores oportunidades, seja pelas bolas alçadas na área da Ateneu, seja pelos tiros diretos ao gol. E foi exatamente numa falta que a UFC abriu o placar. O atacante Adison sofreu uma falta na zona central ao gol do adversário. A cobrança ficou a cargo de Vicente, que marcou um belo gol, chutando no alto do canto esquerdo, sem chances para o goleiro da Ateneu.
Técnico Wildner Lins com o autor do gol da UFC, Vicente
O gol daria um alívio maior para a UFC, jogando para a Ateneu a tarefa de marcar dois gols e não sofrer mais nenhum. Poucos minutos depois da UFC abrir o marcador, entretanto, a Ateneu empatou a partida, num chute colocado do lado esquerdo da grande área, no ângulo, sem chances para o goleiro Bruno. O jogo continuou com o mesmo panorama: a Ateneu buscando o gol da classificação e a UFC administrando a vantagem. O primeiro tempo terminou com o placar de 1 a 1.
No intervalo Clovandi e Wildner pediu total atenção ao jogo
No intervalo, Wildner e Clovandi reforçaram o pedido para a atenção dos jogadores com os adversários. Apenas um tempo de jogo separava a UFC do inédito e sonhado título e da vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Universitário. Faltava pouco, mas era preciso intensificar a determinação, a vontade de vencer.
O segundo tempo começou e o panorama do tempo anterior não se modificou. O time da UFC fazia a bola girar, gastava o tempo e tentava surpreender nos contra-ataques. Mesmo precisando da vitória a equipe da Ateneu não conseguia armar jogadas e não levava perigo ao gol da UFC. À medida que o tempo passava, o desespero dos adversários aumentava. As jogadas ríspidas começaram a surgir com mais intensidade. A equipe adversária encontrava um meio de campo combativo, uma defesa bem postada e um goleiro seguro. Quase no final da partida um jogador da Ateneu foi expulso por reclamação, quando criou-se um pequeno tumulto entre seus jogadores e a arbitragem, durante alguns minutos. Retomada a partida, não havia mais tempo para nada, o árbitro encerrou o jogo e começou a festa dos campeões cearenses de futebol universitário 2016.

Time de futebol da UFC, campeão cearense de futebol universitário
 
 
Confira no canal do Desporto da UFC no Youtube comemoração dos jogadores e entrevista com o técnico Clovandi Costa:
 
 
Clipe em homenagem aos campeões cearenses de futebol universitário de 2016
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário