domingo, 21 de agosto de 2016

Irmãos campeões do caratê defenderáo a UFC no Campeonato Brasileiro Univesitário


No início de agosto os alunos da UFC Breno Mateus e Karla Rebecca foram campeões da Zonal de Caratê Universitário, realizado em Macapá, no Amapá, classificando-se para disputar a fase final do Campeonato Brasileiro Universitário, em São Paulo, que vai acontecer de 12 a 15 de outubro em São Paulo. Breno é aluno do curso de Engenharia Mecânica e Rebecca de Fisioterapia. Os dois são irmãos e com a dupla a pergunta não é “quais os títulos que eles já conquistaram”, mas “qual ainda falta conquistar”.

 Karla Rebecca e Breno Mateus são supercampeões do caratê
Os irmãos representam a UFC nos campeonatos universitários
Títulos de campeão cearenses, regionais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e mundiais fazem parte da rotina dos irmãos, atletas de caratê há vários anos. Breno começou a lutar caratê muito cedo, aos cinco anos. Foi o primeiro, depois a irmã, por acompanhá-lo nos treinos também passou a praticar o esporte e por último, até o pai, seu Carlos, também foi contaminado pelo “vírus” e aderiu ao esporte. A faixa preta veio em 2011, quando fizeram testes juntos para alcançar a graduação. Breno Mateus foi campeão mundial em 2013, título conquistado na Espanha; campeão mundial escolar, no mesmo ano, campeonato disputado em Brasília; em 2014 foi medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário; bicampeonato pan-americano de caratê; tricampeão sul-americano, tricampeão brasileiro; bicampeão da Liga Desportiva Universitária (LDU), representando a UFC. Isso para falar apenas de alguns dos títulos que ele conquistou.

 Medalha do título mundial conquistado na Espanha em 2013
 Breno foi bronze no Mundial Universitário em 2014
 O carateca foi campeão mundial escolar em 2013
 Duas premiações no Pan-americano de caratê
Em Cartagena, na Colômbia, mais quatro medalhas, em 2016
Karla é bicampeã brasileira; quatro vezes medalha de bronze no campeonato sul-americano; bronze no pan-americano; a exemplo do irmão, também é bicampeã universitária da LDU, representando a UFC e uma série de títulos cearenses e regionais. “São mais de dezoito quilos de medalhas que eles conquistaram”, afirma o orgulhoso pai da dupla, seu Carlos. O brilho nos olhos dele, entretanto, desaparece quando o assunto é incentivo e patrocínio. “Fora a bolsa de rendimento esportivo e a ajuda de custo que a UFC nos dá para as disputas das competições oficiais universitárias, não contamos com apoio de mais nada”, lamentou. Revela que muitas vezes teve que atuar como “paitrocinador”. “Eles estão classificados para disputar em breve torneios em outros países, como a Áustria, mas não temos apoio dos governos Federal, Estadual ou Municipal, além de nenhum patrocínio privado”, ressaltou.

 O bicampeonato na LDU ganho por Rebecca já esse ano
Três medalhas na LDU, no Brasileiro de lutas, uma em São Paulo e duas em Manaus
Infelizmente a realidade da dupla de supercampeões da UFC não é diferente da maioria dos atletas brasileiros. Agora que o caratê passou a ser esporte olímpico, a família de caratecas espera que a situação mude. Breno e Rebecca não escondem o sonho que têm: tornarem-se atletas olímpicos e disputar a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Cacife e preparo os dois possuem. Impossível não perceber até no comportamento deles o foco e a disciplina que as artes marciais ensinam a seus praticantes. “Eu tenho sonho olímpico sim”, fala com veemência a carateca. “O Brasil tem um excelente potencial, atletas para dar resultados no caratê, espero que agora, sendo esporte olímpico, com mais visibilidade, haja mais patrocínio do Estado e das empresas privadas”, disse.

Karla Rebecca tem o sonho de disputar a Olimpíada de Tóquio em 2020
Breno também não esconde seu projeto: “Tóquio 2020”. “Eu quero, eu vou estar lá”, afirmou, ressaltando que para isso já se prepara para a realização do sonho. O aluno da UFC é o segundo no ranking brasileiro, e mesmo já sendo uma excelente colocação até demonstra certo “incômodo” com isso. “Estou treinando mais para ser o primeiro do ranking, manter-me na seleção brasileira e dessa forma chegar à Olimpíada de 2020”, declarou. Os irmãos vivem e respiram caratê, chegando a afirmar que o esporte teve até papel importante não apenas na escolha dos cursos que optaram, mas na realização desse projeto. “O foco nos estudos que trouxe dos treinamentos fez com que eu conseguisse a vaga em Engenharia Mecânica”, disse Breno. “A Fisioterapia tem um leque muito grande de atuação, como o trabalho com atletas, e é muito bom ver a aplicação na prática do que aprendo no Curso”, afirmou, já dando um sinal de qual ramo da Fisioterapia deverá seguir.

Breno é o segundo no ranking brasileiro
Sobre a fase final do Campeonato Brasileiro Universitário, os irmãos têm as melhores expectativas quanto ao desempenho. “Estamos treinando forte para isso”, repetiram quase ao mesmo tempo. Nossa dupla de campeões viajará para São Paulo no mês de outubro para defender a UFC.
Entrevista com Karla Rebecca no canal do Desporto Universitário da UFC no Youube:
https://youtu.be/R5vkGXbNIdc

Entrevista com Breno Mateus:
https://youtu.be/Q4EBdfIt_T0

Nenhum comentário:

Postar um comentário