sexta-feira, 27 de maio de 2016

Basquete feminino e masculino da UFC estreiam com vitória expressiva nos JUF


A UFC estreou bem nos Jogos das Universidades Federais (JUF) da modalidade de basquete, que começaram nessa quinta-feira, 26, e ocorrerá até domingo, 29, na quadra do CEU. A competição tem torneio masculino e feminino e reúne equipes de diversas universidades federais do Nordeste. Os times masculino e feminino venceram bem seus jogos de estreia.

A competição feminina reúne as equipes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahis (UFBA) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A masculina reúne, além das cinco com também representação no torneio feminino, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A primeira a entrar em quadra das equipes representantes cearenses foi o time feminino. As meninas da UFC enfrentaram na estreia a UFPE. O início foi truncado e o time treinado por Hemanuel Xavier encontrou dificuldade no jogo imposto pelas pernambucanas. O equilíbrio marcou todo o primeiro quarto, com muita marcação, correria e pouco espaço para arremessos e infiltrações. Esse período acabou vencido pelas visitantes com o placar de UFC 7 x 8 UFPE.

Apenas o primeiro quarto foi equilibrado, com vitória das pernambucanas
 
No intervalo do primeiro para o segundo quarto Hemanuel pareceu ter dado um “sacode” em suas atletas, que voltaram num ritmo alucinante. Marcando pressão, acertando arremessos de longa distância e rápidos contra-ataques, as meninas da UFC envolveram a equipe de Pernambuco e abriram uma expressiva vantagem no placar. A mudança de postura parece ter sido sentida pela equipe adversária, que começou a errar passes e arremessos. O segundo quarto foi vencido pela UFC pelo marcador de 15 a 11.
Técnico Hemanuel Xavier "acordou" seu time, que partiu para cima das pernambucanas
 
Veio o terceiro período e o time da UFC pareceu ter tirado o pé do acelerador, mas em nenhum momento foi comprometida a vantagem no placar. Os acertos, entretanto, passaram a diminuir mas a boa marcação exercida pela equipe cearense não permitia reação das pernambucanas. Esse quarto também teve vitória das meninas da UFC por 10 a 7.
No quarto e último período o time de basquete feminino da UFC apenas administrou a vantagem, mantendo a forte marcação, voltando o placar a ser apertado, mas sem que houvesse ameaça à vitória, que acabou sendo selada por 9 a 8. No cômputo geral, o placar da partida foi UFC 51 x UFPE 34.

Meninas do basquete da UFC estrearam com vitória nos JUF
 
Depois das meninas foi a vez do time masculino de basquete da UFC entrar em quadra para a estreia, enfrentando o time da UFRPE. No segundo confronto Ceará x Pernambuco dos JUF os comandados do técnico Tancredo Menezes atropelaram o adversário. Logo nos primeiros instantes de jogo a UFC impôs um ritmo muito forte, com marcação pressão e rápidos contra-ataques. O primeiro quarto terminou com o elástico placar de 19 a 2 para a UFC.

No primeiro quarto time da UFC impôs um ritmo muito forte para cima da UFRPE
 
No segundo quarto os meninos da UFC mantiveram a forte marcação defensiva, porém apresentou uma caída de produção no ataque. O time passou a arremessar mais de longa distância, girar mais a bola. A equipe pernambucana não conseguia se desvencilhar da marcação e errava muitos passes. Esse período também foi vencido pela UFC por 9 a 7.
O terceiro período não registrou muita mudança do panorama anterior. O time da UFC girando a bola, usando os 24 segundos para o ataque e marcando forte o adversário. O time pernambucano continuava errando muito no ataque, com esse quarto registrando o placar de UFC 13 x 4 UFRPE.

Equipe do técnico Tancredo Menezes impôs seu jogo do começo ao fim
 
O quarto e último período foi apenas de administração de vantagem. Com uma folga no marcador, a UFC continuava com uma boa postura defensiva e procurava gastar o tempo. Também foi boa a média de conversão de arremessos de longa distância. Esse foi o período mais equilibrado, mas mesmo assim também vencido, como os demais, pela UFC, por 8 a 7. No final, o placar apontou UFC 59 x 20 UFRPE.
Marcação e velocidade foram alguns dos pontos principais da equipe da UFC
 
Os demais resultados da rodada de abertura foram UFRN 60x 19 UFSE (feminino); UFSE 63 x 55 UFRN (masculino); UFPE 64 x 44 UFCG (masculino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário