quarta-feira, 11 de maio de 2016

Atletas do Núcleo de Futebol da UFC são submetidos a testes físicos por alunos de Educação Física



Os atletas do Núcleo de Futebol da UFC, que engloba os times de Futebol 7 e Futsal, foram submetidos a testes físicos que mediram, dentre outros aspectos, velocidade e agilidade. Os testes ocorreram na Quadra do CEU, nessa terça-feira, 10, e foram aplicados por alunos do Curso de Educação Física, dentro de um projeto de pesquisa. Os resultados serão comparados com nova avaliação que será feita quando o time de Futebol 7 retornar da disputa da Liga do Desporto Universitário de Lutas e Futebol 7, que acontecerá de 06 a 12 de junho próximo, na cidade de Manaus, no Amazonas.

O projeto de pesquisa se chama “Avaliação e prescrição do treinamento de força para atletas do núcleo de Futebol da UFC”, coordenado pelo professor Cláudio de Oliveira Assumpção, do IEFES. Uma das atividades foram tiros de 10 e 30 metros, para mensuração de velocidade. Os resultados também serão disponibilizados para o treinador do time de futsal, Wildner Souza e o preparador físico e técnico de Futebol 7, Clovandi Costa, para comparação com os testes que também são aplicados por eles. Dessa forma o trabalho de preparação das equipes terá um elemento a mais para seu planejamento.
Professor Cláudio de Oliveira Assumpção coordena projeto de pesquisa do IEFES-UFC
 
O aluno bolsista do Projeto,  Witalo Kassiano, coordenou a aplicação dos testes, contando com o auxílio de alunos do Curso de Educação Física que estagiam no Laboratório de Força Aplicado ao Esporte e à Saúde (LAFAES), do IEFES. Witalo avaliou que o nível do preparo físico dos atletas é muito bom. “Levando-se em conta que eles não são profissionais, o nível que aferimos é muito bom, quando voltarem da competição faremos novos testes e comparação com o pré e o pós competição”, afirmou. O preparador físico do Núcleo de Futebol da UFC também fez a mesma avaliação. “Eles não são atletas profissionais, não vivem do esporte ou em função dele, são alunos com outras atribuições, do curso que fazem, etc., mas mesmo assim demonstram um excelente nível de preparo físico, comprovado nas avaliações que nós fazemos aqui, com as quais montamos e avaliamos o plano de preparação física ”, disse Clovandi.

  Estudante de Educação Física Witalo Kassiano coordenou a aplicação dos testes físicos

A Liga do Desporto Universitário de Lutas e Futebol 7 é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto universitário (CBDU) e reunirá esse ano cerca de 700 atletas de todo o País. Além do Futebol, serão disputados competições de Karatê, Judô, Taekwondo e Luta Olímpica

Nenhum comentário:

Postar um comentário