terça-feira, 31 de março de 2015

VÔLEI MASCULINO E HAND FEMININO DA UFC CONQUISTAM PÓDIO NA LDU NORTE/NORDESTE

Após uma semana de competição as equipes da UFC encerraram a participação na fase Norte/Nordeste da Liga do Desporto Universitário dos esportes de quadra com dois pódios. A competição foi realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em João Pessoa/PB de 23 a 28 de março.



O vôlei masculino da UFC chegou à final diante da forte UNINILTONLINS do Amazonas, campeã da edição 2014. As únicas equipes invictas até então no evento, realizaram jogos difíceis nas fases anteriores com os cearenses atuando em um jogo a mais na fase classificatória. Na final, os atletas da UFC sentiram o cansaço e a forte defesa dos amazonenses que venceram o certame por 3 sets a 1 (26x24 / 20x25 / 25x23 / 25x21), conferindo a prata para a UFC e o ouro para a UNILTONLINS.



No handebol feminino a disputa foi pelo terceiro lugar diante das anfitriãs da UFPB. Em jogo equilibrado com ênfase nos sistemas defensivos, as equipes se mantiveram próximas no placar durante toda a disputa. As cearenses conseguiram impor pequena diferença no placar desde o início da partida e administraram o resultado até o final, vencendo as paraibanas por 17 a 14 e conquistando o bronze.

Com os resultados a UFC conquista nas duas modalidades o direito de competir na fase final da Liga do Desporto Universitário que será realizada em Brasília/DF em junho, juntamente com as equipes que fizeram pódio em João Pessoa, os campeões nacionais de 2014, os medalhistas da fase Centro/Sul/Sudeste, e representantes da cidade sede.


A UFC também competiu em João Pessoa no Basquete masculino (5º colocado), Futsal feminino (5º colocado), Futsal masculino (7º colocado) e Vôlei feminino (5º colocado).

terça-feira, 17 de março de 2015

Agência Unisports é destaque na CBDU.



A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulgou em sua página o a cobertura jornalística do desporto universitário cearense realizada pela Agência Unisports. 

Formada por alunos do curso de jornalismo da UFC, a equipe acompanha vários eventos que envolvem as Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado.

Veja matéria na CBDU AQUI.

Liga de Fisioterapia Esportiva é inaugurada no IEFES

O esporte universitário da UFC recebeu mais um grande reforço. Inaugurado nesta segunda-feira (16) no campus do Pici, a segunda unidade da Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE), fruto de uma parceria entre o curso de Fisioterapia e do Instituto de Educação Físíca e Esportes (IEFES).
O projeto de extensão nasceu em 2010, no campus do Porangabuçu, com o intuito de promover assistência ao atleta, principalmente no que diz respeito à fisioterapia. “No início, a LIFE desenvolvia ações de avaliação biomecânica e avaliações para prevenção de lesão, mas a meta sempre foi dar assistência ao nosso atleta universitário, declarou Professor Rodrigo Oliveira, coordenador.
Rodrigo Oliveira, coordenador da LIFE. (Foto: Crisneive Silveira/Agência UniSports)
Prof. Rodrigo Oliveira, coordenador da LIFE. (Foto: Crisneive Silveira/Agência UniSports)
Com histórico de ações no esporte profissional, a LIFE quer contribuir no desenvolvimento do desporto da Instituição. Em termos de crescimento, Rodrigo  diz que “nota-se uma evolução de profissionalismo dentro da Universidade. A gente observa a UFC se empenhando pra ofertar qualidade e equipamentos pra esses atletas, queacompanham esse processo de evolução. Se você tem melhor qualidade de treino, melhor assistência para prevenção e tratamento de lesão, o rendimento vai ser potencializado”, conclui.
Sobre a parceria, o Diretor do IEFES, Professor Antônio Barroso Lima, diz que “não se faz qualquer atividade, principalmente esportiva, se você não tiver os diversos segmentos trabalhando em conjunto, incluindo a fisioterapia esportiva. É mais um passo que a UFC dá no sentido de poder colaborar com seus alunos. Além disso, abre um leque de ações não só na extensão, mas também na pesquisa.”
Atleta de Judô e aluna do curso de Educação Física, Patrícia Távila lesionou-se e precisou do apoio da Liga. “Fui muito bem recebida. Essa atenção para um atleta é de grande importância, principalmente para os universitários. Meu curso é integral e ter o atendimento qualificado de profissionais prontos para ajudar dentro do campus é muito importante”, ressaltou a judoca.
Além de equipamentos modernos, a LIFE conta com 4 professores, 2 fisioterapeutas voluntários e 20 alunos bolsistas e/ou voluntários realizando ações que são divididas em 3 eixos: Avaliações preventivas, Pesquisas em Biomecâmica e Clínicas e Assistência ao atleta universitário. O atendimento é gratuito e o  aluno-atleta deve ser encaminhado  pela Coordenadoria de Atividades Desportivas, que funciona na Quadra do CEU, no Centro de Humanidades II.

Fonte: Agência Unisports (www.unisports.net.br)