terça-feira, 17 de março de 2015

Liga de Fisioterapia Esportiva é inaugurada no IEFES

O esporte universitário da UFC recebeu mais um grande reforço. Inaugurado nesta segunda-feira (16) no campus do Pici, a segunda unidade da Liga de Fisioterapia Esportiva (LIFE), fruto de uma parceria entre o curso de Fisioterapia e do Instituto de Educação Físíca e Esportes (IEFES).
O projeto de extensão nasceu em 2010, no campus do Porangabuçu, com o intuito de promover assistência ao atleta, principalmente no que diz respeito à fisioterapia. “No início, a LIFE desenvolvia ações de avaliação biomecânica e avaliações para prevenção de lesão, mas a meta sempre foi dar assistência ao nosso atleta universitário, declarou Professor Rodrigo Oliveira, coordenador.
Rodrigo Oliveira, coordenador da LIFE. (Foto: Crisneive Silveira/Agência UniSports)
Prof. Rodrigo Oliveira, coordenador da LIFE. (Foto: Crisneive Silveira/Agência UniSports)
Com histórico de ações no esporte profissional, a LIFE quer contribuir no desenvolvimento do desporto da Instituição. Em termos de crescimento, Rodrigo  diz que “nota-se uma evolução de profissionalismo dentro da Universidade. A gente observa a UFC se empenhando pra ofertar qualidade e equipamentos pra esses atletas, queacompanham esse processo de evolução. Se você tem melhor qualidade de treino, melhor assistência para prevenção e tratamento de lesão, o rendimento vai ser potencializado”, conclui.
Sobre a parceria, o Diretor do IEFES, Professor Antônio Barroso Lima, diz que “não se faz qualquer atividade, principalmente esportiva, se você não tiver os diversos segmentos trabalhando em conjunto, incluindo a fisioterapia esportiva. É mais um passo que a UFC dá no sentido de poder colaborar com seus alunos. Além disso, abre um leque de ações não só na extensão, mas também na pesquisa.”
Atleta de Judô e aluna do curso de Educação Física, Patrícia Távila lesionou-se e precisou do apoio da Liga. “Fui muito bem recebida. Essa atenção para um atleta é de grande importância, principalmente para os universitários. Meu curso é integral e ter o atendimento qualificado de profissionais prontos para ajudar dentro do campus é muito importante”, ressaltou a judoca.
Além de equipamentos modernos, a LIFE conta com 4 professores, 2 fisioterapeutas voluntários e 20 alunos bolsistas e/ou voluntários realizando ações que são divididas em 3 eixos: Avaliações preventivas, Pesquisas em Biomecâmica e Clínicas e Assistência ao atleta universitário. O atendimento é gratuito e o  aluno-atleta deve ser encaminhado  pela Coordenadoria de Atividades Desportivas, que funciona na Quadra do CEU, no Centro de Humanidades II.

Fonte: Agência Unisports (www.unisports.net.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário