domingo, 7 de agosto de 2016

Com dois jogadores a menos, UFC derrota a Unifor no futebol de campo

Com dois jogadores a menos e na casa do adversário, o time de futebol de campo da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu a Universidade de Fortaleza (Unifor) pelo placar de 3 a 2, em partida realizada na manhã de sábado, 07. em jogo válido pelo Jogos Universitários Cearenses (JUC), promovido pela Federação Universitária Cearense (FUCE). A partida foi marcada pela arbitragem confusa e garantiu a vaga na final à equipe da UFC. A aplicação tática e o preparo físico da equipe fizeram a diferença e foram decisivos para a vitória. Na preleção o técnico Clovandi Costa pediu para que seus atletas não tivessem desatenção na marcação. “Vamos atacar, mas também guardar posição, somos um grupo e vamos cada um ajudar o outro na marcação”, ressaltou.
Técnico Clovandi Costa (de costas) na preleção do time da UFC
O time da UFC formou com Bruno, Walter, Barbacovi, Elói e Paulo Ronei, Renan, Breno, Vicente (Jhonas) e Juninho, Yuri e Adison (Pedro) (Tapeba). Logo o entrosamento e o preparo físico do time da UFC se sobressaíram perante o adversário, traduzidos na maior posse de bola e nas oportunidades de gol criadas. Aos 28 minutos a UFC já havia chutado cinco bolas ao gol da Unifor, enquanto os adversários apenas duas.
Goleiro da Unifor se estica todo para evitar o primeiro gol da UFC
Nesse minuto da etapa inicial, a UFC abriu o placar, através de um bonito gol de Yuri, que recebeu a bola no canto esquerdo da grande área e chutou forte, com a bola batendo no travessão e morrendo dentro do gol da Unifor, sem chance de defesa para o goleiro adversário. A UFC continuou com maior posse de bola e a Unifor não conseguia esboçar reação.
Cinco minutos depois foi a vez de Adison ampliar o marcador. O zagueiro da Unifor se atrapalhou com a bola, com o atleta da UFC tomando-a e marcando também um bonito gol. Driblou o goleiro e tocou para as redes, mesmo com um jogador da Unifor no gol tentando evitar mais um tento. O placar poderia ter se ampliado mais, quando aos 36 minutos a trave salvou a Unifor de levar o terceiro gol.
Três minutos depois, entretanto, novamente Yuri aumentou a vantagem. Num cruzamento da direita, o atleta deslocou seu marcador e chutou no canto esquerdo do goleiro da Unifor, marcando seu segundo gol e o terceiro da UFC. A primeira etapa terminou com o placar de 3 a 0 para a UFC. No intervalo, Clovandi parabenizou a equipe pelo placar construído na primeira etapa, mas alertou que não se podia baixar a guarda e era preciso manter o ritmo.

A UFC voltou com o mesmo padrão de jogo, marcando forte, mas buscando explorar o contra-ataque. Aos sete minutos, entretanto, ocorreu o primeiro fato que iria influir no desempenho da UFC: após receber uma falta sem bola de um jogador da Unifor, Yuri revidou a agressão. Um pequeno bate-boca ocorreu e o juiz da partida expulsou apenas o jogador da UFC. Com um jogador a menos e o desfalque no setor de ataque, a equipe da UFC concentrou-se na marcação, o que não impediu que, numa chance de gol, Juninho desperdiçasse uma excelente oportunidade de marcar o quarto tento, aos 22 minutos.
Mesmo com um jogador a menos a UFC continuou dominando o jogo
Aos vinte minutos ocorreu o terceiro ato confuso da arbitragem que influiu diretamente no jogo: um defensor da Unifor recuou a bola com os pés para o goleiro, que a segurou com as mãos. O árbitro deveria marcar tiro indireto para a UFC, mas mandou o jogo seguir. Aos 37 minutos, numa cobrança de falta, a Unifor marcou o segundo gol. Antes o jogo havia sido interrompido para o atendimento de um jogador da Unifor, que acabou saindo de campo, contundido, e o juiz resolveu dar quatro minutos de acréscimo.
Já nesse tempo extra, mais um lance controverso: o árbitro, num lance disciplinar, resolveu punir o jogador Walter. Como já tinha recebido um cartão amarelo na primeira etapa, recebeu o cartão vermelho. Durante quase todo o tempo adicional a UFC jogou com dois atletas a menos, mas resistiu à pressão da Unifor e manteve o placar. A aplicação de todos os jogadores foi o destaque da partida, valendo ressaltar o desempenho de Yuri – apesar da expulsão – no ataque, Breno na marcação no meio campo e o estreante quarto-zagueiro Elói na defesa.

A confusa arbitragem desagradou às duas equipes

Time de futebol da UFC, finalista dos JUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário