quarta-feira, 18 de maio de 2016

Conheça o Grupo de Ginástica da UFC


O grupo de ginástica para todos do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é projeto de extensão da universidade. Coordenado pela professora das disciplinas Gímnicas do curso de Educação Física da refereida instituição. Criado em março de 2011) Suas atividades acontecem no IEFES/Campus do Pici/Fortaleza.
O grupo tem como objetivo proporcionar a prática da modalidade Ginástica Para Todos (GPT),  modalidade gímnica sem finalidade competitiva. Os príncipios norteadores da atuação do Gymnarteiros são: a formação humana e a capacitação (Maturana e  Rezapka, 1995), além da prática o objetivo deste projeto de extensão é proporcionar a formação continuada em ginástica  para alunos (futuros professores) dos cursos de graduação em Educação Física. É uma modalidade esportiva federada ao orgão máximo de regulamentação das ginásticas, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) sendo a única representante do grupo das não competitivas.
Esta ginástica preza pelo aprendizado dos valores humanos tais como a amizade, ajuda na realização de tarefas no grupo e fora. No ano de 2015 os ”gymnarteiros” participaram da sua primeira Gymnaestrada mundial que ocorreu em Helsinque, Finlândia levando duas coreógrafias intituladas ”Cores do Nordeste” e ” Enrelando com Gonzaga” as quais valorizam a cultura cearense. Outros eventos relevantes dos quais o grupo faz questão de marcar presença são os Fóruns Internacionais de ginástica geral que ocorrem na Unicamp a cada dois anos e também o festival Gym Brasil. Além de atender os convites estaduais para apresentações mostrando as criações que fazemos nos treinos. O crescimento dos alunos participantes tem sido notório na academica, profissional e pessoal.

XV edição da Gymnaestrada Mundial em Helsinque, Finlândia

Participação dos Gymnarteiros do VI Fórum Internacional de Ginástica Geral – Campinas/SP
II Colóquio Corpo de Possibilidades da Universidade Federal do Ceará

Capacitação para professores da rede pública do estado do Ceará



Gymnarteiros

Grupo de Estudos: segunda às 13h
Práticas: quarta e sexta às 17hs
Docente responsável: Profa. Lorena Furtado
Instituto de Educação Física e Esportes -IEFES/UFC
Campus do Pici

Nenhum comentário:

Postar um comentário