segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MENÇÃO AO MOVIMENTO DESPORTIVO NA REVISTA DO JUBILEU DE OURO DE FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DE ENGENHARIA DO CEARÁ

A revista comemorativa do cinquentenário de formatura da primeria turma de Engenharia do Ceará, faz menção ao movimento desportivo da década de 50, mostrando a importância do desporto universitário na vida acadêmica do aluno.
Veja a matéria abaixo:

Movimento atlético

A prática esportiva era uma grande tradição nos anos 50, tendo perdurado com vigor mesmo após o início do regime militar. As escolas mais vitoriosas eram normalmente as mais antigas, que foram incorporadas à Instituição e cujos times eram até anteriores à UFC. "Lembro que o terror eram as equipes da Agronomia e do Direito. Mas, para o time da Escola, o importante era mesmo competir", assegura Rui Filgueiras Lima. Não poderia ser muito diferente, dada a capacidade "polivalente" do time. A Escola de Engenharia disputou a primeira edição dos Jogos da UFC em seu segundo ano de faculdade, 1957, com um único time competindo em todas as modalidades.
Segundo César Ary, alguns alunos pegaram carona na música "Amélia", de autoria de Mário Lago, e parodiaram a letra, compondo uma espécie de "grito de guerra" da Escola nas competições esportivas. "Acho que foi ideia de uma turma posterior à nossa, mas lembro bem do verso que dizia 'Engenharia que é a melhor faculdade...', no mesmo ritmo da música", ri. O engenheiro destaca também que foi tão grande a repercurssão na sociedade da colação de grau da turma, que uma empresa de tecidos local "patrocinou" para cada um dos formandos um smoking, a ser usado no baile de formatura.

Fonte: Revista JUBILEU 50, pág. 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário