domingo, 30 de outubro de 2016

UFC goleia Fametro na estreia na Liga de Futsal da FUCE

O time masculino de futsal da UFC estreou na Liga Cearense de Futsal da FUCE com vitória, em partida realizada na manhã de sábado, 29/10, na quadra do CEU. O resultado praticamente carimbou o passaporte para a segunda fase da competição, que é seletiva para a Liga Nacional, que será disputada em 2017. A UFC goleou o time da Fametro por 8 a 3. Os destaques da partida foram os atletas Vicente e Roner, cada qual com três gols marcados.

O time da UFC não teve um bom começo de jogo. Disperso, viu a Fametro criar duas oportunidades de abrir o marcador. Ainda que tivesse um maior domínio de bola, era a equipe visitante que mais levava perigo ao gol. A objetividade apresentada pelo adversário acabou se transformando em vantagem, quando a Fametro abriu o marcador aos 14 minutos, através de Alex. O gol funcionou como despertador para a equipe da casa.
UFC precisou levar o primeiro gol para acordar no jogo
Um minuto depois a UFC igualou o marcador, com um gol do atleta Vicente. Em seguida, Roner ampliou a vantagem marcando o segundo gol. Foi dele também o terceiro gol, sendo o placar do primeiro tempo fechado por Vicente. A primeira etapa encerrou-se com o escore de UFC 4 x 1 Fametro.
Primeito tempo terminou com larga vantagem para a UFC
O intervalo, entretanto, pareceu adormecer novamente o time da casa. No segundo tempo, a Fametro voltou com mais objetividade, buscando o empate. A exemplo do início do primeiro tempo, a UFC voltou dispersa para a segunda etapa. Logo no início Alex diminuiu o placar. A Fametro continuava apresentando uma objetividade maior e a UFC desatenta.
UFC voltou do intervalo novamente desatenta, mas logo despertou novamente
Igor marcou o terceiro gol dos visitantes e colocou pressão na partida. Novamente a situação funcionou como despertador para a UFC. Quando a Fametro buscava o empate, a UFC ampliou o marcador, com Yuri. Logo em seguida, Paulo Henrique marcou o sexto gol. Voltando a tomar o controle do jogo, o time da casa passou a administrar a vantagem, tocando a bola e anulando as jogadas ofensivas do adversário. Vicente marcou o sétimo gol e Roner deu números finais ao placar.
No futsal feminino a UFC recebeu o time da Unifor e perdeu por 6 x 0.








sexta-feira, 28 de outubro de 2016

UFC vence LDC/Deoclécio Ferro pelo Campeonato Cearense de Handebol Feminino

Em partida realizada na noite dessa quinta-feira, 27/10, o time de handebol feminino da UFC venceu o LDC/Deoclécio Ferro, em partida válida pela fase de classificação do Campeonato Cearense de Handebol Feminino Adulto, realizada na quadra do CEU. O jogo foi equilibrado, mas no final valeu o melhor preparo físico e entrosamento da equipe da casa. O placar foi 19 a 15.

Formada por muitas ex-atletas da UFC, o time do LDC/Deoclécio Ferro ofereceu grande resistência, com a partida passando boa parte do primeiro tempo com o placar empatado. O time visitante abriu o placar, mas logo a UFC empatou e virou, com as adversárias conseguindo igualar. Quando o escore estava em 3 a 3 a UFC começou a abrir vantagem, que manteve até o final.

O primeiro tempo terminou em 12 a 8 para a UFC. No intervalo o técnico Sérgio Rocha corrigiu posicionamento na defesa e pediu mais atenção no ataque, que desperdiçava oportunidades para ampliar o placar. Na segunda etapa o time voltou imprimindo mais velocidade, tirando vantagem do melhor preparo físico. Ao final a vitória ficou com o time da casa.

O técnico Sérgio Rocha confessou que não gostou do desempenho de sua equipe. “Não foi um jogo bom, o desempenho do time foi abaixo do esperado, mas é preciso fazer duas ressalvas: primeiro, conseguimos a vitória, que foi o mais importante, segundo, as meninas vêm de uma rodada extremamente estafante do último final de semana, o que desgastou muito as atletas, a atuação não foi a esperada, mas o resultado sim, isso é o que importa”, destacou.

A rodada que o técnico “Serjão” se referia foi a dos dias 22 e 23, quando a UFC derrotou a equipe da Adaha/Aracati pelo placar de 23 a 18, em partida realizada no Colégio Lourenço Filho no sábado e perdeu no domingo para a HHC/Horizonte por 22 a18, jogo ocorrido no ginásio do IFCE. Em seis partidas pelo campeonato cearense, a UFC venceu três e perdeu três, mas está em boa situação para conseguir a classificação para a segunda fase. “Estamos dependendo apenas de nós mesmos para nos classificar, numa situação boa na tabela”, concluiu o técnico.

Técnico Sérgio Rocha: "classificação só depende de nós"

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Arbitragem complica e UFC perde para o SESC/Manoel Tobias pela LIFEC

Em jogo tenso e arbitragem muito confusa, a UFC foi derrotada pelo Projeto SESC/Manoel Tobias na noite de quinta-feira, 20/10, na quadra do CEU, em partida válida pela fase de classificação do campeonato da LIFEC. O jogo teve um festival de cartões amarelo, expulsão e reclamação pela arbitragem que influiu, decisivamente, no placar. Apesar da derrota a UFC classificou-se para a segunda fase do torneio.

UFC e SESC/Manoel Tobias protagonizaram um jogo tenso

Jogo pegado e com muita catimba

Duas das equipes mais técnicas da competição, os dois times proporcionaram, apesar dos percalços, um bom espetáculo. A UFC abriu o marcador, com um gol do atleta Adison, aos 5’15”. A equipe da casa apresentava um maior volume de jogo e levava mais perigo ao gol adversário. Criou chances de ampliar o escore, mas não convertia as oportunidades. Faltando poucos segundos para terminar o primeiro tempo veio o lance que determinou o andamento da partida.

Tendo estourado o limite de faltas, a UFC teve marcada contra si uma falta que gerou bastante polêmica. Na avaliação dos atletas da UFC, o jogador do SESC/Manoel Tobias jogou-se no confronto contra um atleta oponente, para “cavar” a falta e, dessa forma, conseguir o tiro livre direto. A marcação foi bastante contestada tanto pelos jogadores em quadra, do banco, comissão técnica e público. Por reclamação, o atleta Adison levou cartão amarelo - num momento incomum, os dois árbitros apresentaram o cartão para o jogador, mesmo a reclamação sendo direcionada apenas a um deles –. Adison continuou a reclamar e foi expulso de quadra.

Arbitragem influiu decisivamente no placar

A partida teve lances muito disputados
Aos 19’33”, faltando 27 segundos para o final da primeira etapa, o SESC/Manoel Tobias empatou através da cobrança do tiro livre feita pelo jogador João Batista. No intervalo,  o técnico Clovandi alertou para que o fato da arbitragem confusa não influísse no rendimento do time, pedindo que mantivessem os jogadores o foco na partida. A atitude da arbitragem, entretanto, desestruturou o time da UFC. Logo no início do segundo tempo, a 1’57”, o SESC desempatou a partida com um gol de Fernando.
A UFC pressionou bastante, mas não conseguiu virar o placar

O fator emocional pesou na derrota
Mesmo com os erros de arbitragem, a catimba do adversário – a arbitragem chegou a advertir com cartão amarelo um jogador do SESC por simulação de falta – a UFC chegou ao empate aos 4’16”, com um gol de Igor. A arbitragem, entretanto, continuou a tirar o foco do time da UFC do jogo. Aos 9’ Misael desempatou novamente a partida para o SESC. A UFC partiu para o tudo ou nada, adotando o goleiro-linha, com o jogador Juninho. Num lance de roubada de bola e aproveitando-se da ausência de goleiro, Bruno ampliou o marcador para o SESC aos 16’38”. A UFC continuou apostando na pressão para tentar uma reação, o que, de fato, gerou uma grande pressão e praticamente o encurralamento em sua quadra defensiva. Mesmo assim, em outra roubada de bola e sem goleiro, o SESC/Manoel Tobias marcou mais um gol aos 19’09” e fechou o placar. A confusa arbitragem promoveu um festival de cartões amarelos – cinco para a UFC e quatro para o SESC (Juninho, Renann, Roner, Igor e Adison pela UFC e Alex, Danilo, Fernando e Felipe do SESC/Manoel Tobias) – e uma expulsão.








segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Semifinais e finais dos JEF movimentaram o domingo na quadra do CEU

As semifinais e finais dos Jogos da Educação Física (JEF) da Universidade Federal do Ceará, modalidade Futsal, foram disputadas nesse domingo, 16/10, na quadra do CEU. Foram diversos jogos que se iniciaram pela manhã e se estenderam até a tarde. No masculino a disputa foi acirrada e sagrou-se campeão os Tifóides. No feminino o Pacoteam foi o vencedor.

Semifinais femininas movimentaram a manhã na quadra do CEU

Inicialmente foram disputadas as semifinais femininas. No primeiro jogo as meninas das Tifóides enfrentaram as das Cangaceiras. Apesar de aplicação do time das Tifóides, prevaleceu o melhor preparo físico das Cangaceiras, que terminaram a partida vencedoras com um placar de 5 x 0, classificando-se para a final.
Na segunda semifinal feminina, o Pacoteam enfrentou As Keridas. O maior entrosamento fez com que as garotas do Pacoteam passeassem em quadra e goleassem As Keridas pelo placar de 9 x 0. Dessa forma, ficou definida a final entre Cangaceiras x Pacoteam e a disputa pelo terceiro lugar entre Tifóides x As keridas.

Em seguida, tiveram início as semifinais do masculino. Na primeira partida, os Tifóides enfrentaram o Mim Ache. O jogo foi muito disputado e com lances de nervosismo dos dois lados. As duas equipes entraram com o objetivo de tocar a bola, aguardando o melhor momento para atacar. Isso acabou truncando o jogo, com muita marcação e poucas oportunidades de gol. O panorama, entretanto, mudou aos quinze minutos, quando o Mim Ache, numa jogada fortuita onde a bola sobrou livre na área para o atleta Paulo Roney que, de frente para o gol, abriu o placar.

Tifóides disputavam seu segundo título em três participações

O Mim Ache realizou uma semifinal eletrizante
A partir daí o jogo mudou de configuração. Precisando do gol de empate, o time dos Tifóides saiu para o confronto, tomando mais a iniciativa de atacar. Ainda assim o Mim Ache esteve mais próximo de ampliar o placar, com uma excelente oportunidade desperdiçada pelo atleta Clovandi. Mesmo assim o primeiro tempo terminou com o placar de Tifóides 0 x 1 Mim Ache. No intervalo, as duas equipes traçaram sua estratégia para a segunda etapa: o Mim Ache resolveu administrar o placar e explorar o contra-ataque.
Os Tifóides decidiram partir para o tudo ou nada. Desde o apito inicial do segundo tempo o time começou a pressionar o adversário. Enfrentou a catimba do Mim Ache. A arbitragem confusa acabou gerando reclamações de ambos times, com relação a faltas não marcadas e interpretações dúbias. Em alguns lances os árbitros marcaram conflitantemente entre si. Por reclamação, o atleta Vicente, do Tifóides, foi advertido com cartão amarelo. Mesmo pressionando, os Tifóides não conseguiam o gol de empate.

O cronômetro já marcava mais de quinze minutos do segundo tempo quando os Tifóides resolveram partir para o tudo ou nada, colocando o atleta Walter como goleiro-linha. A estratégia, apesar de arriscada, resultou numa pressão ainda maior sobre o adversário que, àquela altura, somente se preocupara em garantir o placar se defendendo. Um minuto depois da adoção do goleiro-linha os Tifóides conseguiram o gol de empate, através de uma jogada na qual a bola sobrou para o atleta João Mateus, que marcou o gol.

As duas equipes saíram para tentar definir a partida e o jogo ganhou uma velocidade e emoção eletrizantes. Os dois times criavam oportunidades de gol, mas esbarravam na marcação adversária. Os Tifóides apresentaram um ligeiro volume de jogo maior que o adversário, mas não conseguia traduzir em gols. O apito final fez com que a vaga na final fosse definida na cobrança de pênaltis.

O primeiro a cobrar foi Breno, do Tifóides, marcando. A série para o Mim Ache foi aberta por Renan, que também marcou. A segunda rodada começou com Walter desperdiçando a cobrança, colocando a pressão para o goleiro de seu time, Humberto, que acabou por defender o pênalti cobrado por Paulo Roney, do Mim Ache, igualando novamente o placar das cobranças. Vicente, dos Tifóides, cobrou uma penalidade e converteu, o mesmo acontecendo com Adison, do Mim Ache. Em seguida foi a vez de Eloi, do Tifóides e Paulo, do Mim Ache, que também converteram. Os dois últimos a cobrar e encerrar a primeira série de cobranças eram Ribeiro Neto, dos Tifóides e Anderson do Mim Ache. Ribeiro converteu a penalidade, deixando para Anderson a pressão e para o goleiro Humberto, dos Tifóides, a responsabilidade. O goleiro defendeu a penalidade e colocou os Tifóides na final.

Goleiro Humberto defendeu pênalti cobrado por Anderson e garantiu vaga na final
A segunda semifinal masculina reuniu os times dos Malas e dos Cangaceiros. Os cinco minutos do primeiro tempo os Malas abriram o placar. A alegria, entretanto, durou pouco, pois um minuto e meio depois, os Cangaceiros empataram. Aos dezesseis minutos os Cangaceiros virou o placar e passou à frente no marcador. Um minuto depois os Cangaceiros ampliou a vantagem, marcando o terceiro gol. Igualmente em um minutos os Malas conseguiram diminuir o escore, com o primeiro tempo terminando em Malas 2 x 3 Cangaceiros.

Equipe dos Malas foi um dos semifinalistas

Time dos Cangaceiros lutou muito, mas não conseguiu vaga na final
A equipe dos Cangaceiros apresentava um melhor preparo físico, mas o time dos Malas tinha mais objetividade. No segundo tempo as duas equipes partiram para definir a disputa. As reclamações contra a arbitragem também foram grandes, de ambos times. Aos treze minutos os Malas conseguiram empatar. A partir daí o jogo passou a ficar ainda mais franco, com chances de parte a parte. Um minuto depois, os Malas viraram o placar. Aos dezessete minutos os Cangaceiros tiveram uma boa oportunidade de empatar, através de um tiro livre, já que os Malas haviam ultrapassado o limite de cinco faltas. Frente a frente os irmãos Paulo Neto, dos Cangaceiros e Bruno, goleito dos Malas. No duelo entre irmãos, Bruno saiu-se melhor defendendo o chute de Paulo Neto. Final: Malas 4 x 3 Cangaceiros.

Malas e Cangaceiros realizaram uma semifinal muito disputada
Na disputa pelo terceiro lugar, as equipes femininas dos Tifóides e Keridas se enfrentaram. O jogo foi bem pegado. Aos sete minutos as Keridas abriram o marcador. Dois minutos depois ampliaram para 2 x 0, placar do primeiro tempo. Coincidentemente também aos sete minutos do segundo tempo, as Keridas marcaram seu terceiro gol. O tento de honra das Tifóides saiu aos treze minutos. Final Keridas 3 x 1 Tifóides.

As Tifóides fizeram brilhante participação

As Keridas terminaram em terceiro lugar 
As meninas da Tifóides e Keridas
Na decisão, entraram em quadra as meninas do Pacoteam e das Cangaceiras. Com um maior volume de jogo e melhor entrosamento, o Pacoteam impôs seu jogo e não teve sua superioridade ameaçada pelas adversárias. Aos onze minutos do primeiro tempo marcaram o primeiro gol, ampliando  um minuto depois, sendo o placar do primeiro tempo Pacoteam 2 x 0 Cangaceiras. Na segunda etapa o panorama não mudou: o Pacoteam administrou a vantagem e ampliou o escore, marcando mais três gols. Final Pacoteam 5 x 0 Cangaceiras. A competição terminou com Pacoteam campeãs, Cangaceiras vice e Keridas em terceiro lugar.

As Cangaceiras, vice-campeãs de Futsal

As atletas do Pacoteam, campeãs do JEF de Futsal
Cangaceiras recebendo a medalha pelo vice-campeonato
A final masculina reuniu os times dos Tifóides e Malas. Já era início da tarde de domingo quando as duas equipes começaram o confronto. A exemplo dos jogos anteriores, as duas equipes começaram tocando a bola e não se arriscando muito ao ataque. Muita marcação e poucas chances de gol. Aos sete minutos e meio os Malas abriram o placar, através do atleta Paulo. O jogo continuou truncado, com muita marcação e pouco espaço para as equipes criarem chances de gol. O primeiro tempo terminou com a vantagem dos Malas.
Na segunda etapa a equipe dos Tifóides sabia que teria que partir para o ataque. Os Malas pareciam terem voltado com o intuito de segurar o placar, mas pagaram caro e cedo com a estratégia. Logo aos quarenta segundos de jogo Walter empatou a partida para os Tifóides. Cinquenta segundos depois Breno virou o placar. A partir daí a partida ganhou uma eletrizante emoção. Os Malas partiram com tudo em busca do empate. Mesmo assim os Tifóides tiveram a oportunidade de ampliar o marcador, com o atleta Breno chutando uma bola na trave.

Como os Malas se mandaram para o ataque, os contra-ataques dos Tifóides levavam perigo ao gol do goleiro Bruno. Aos oito minutos novamente Breno teve oportunidade de marcar e perdeu. O jogo passou a ficar ainda mais pegado, com jogadas disputadas. O atleta Wildner, dos Malas, foi advertido com cartão amarelo por uma entrada mais forte em Davysson, dos Tifóides, quase dentro da área. A pressão dos Malas foi total nos cinco minutos finais e os Tifóides passaram somente a se defender e tentar explorar contra-ataques. O goleiro Bruno transformou-se no quinto jogador de linha, mas mesmo com o domínio quase que absoluto da quadra defensiva dos Tifóides, o placar manteve-se inalterado. Final Tifóides 2 x 1 Malas, campeão e vice, respectivamente.

Os Malas, vice-campões do JEF de Futsal

Time dos Tifóides, campeão do JEF de Futsal

Equipe dos Tifóides comemorou bastante o segundo título em três participações no JEF


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Fase final dos JEF definida

O torneio de futsal masculino organizado pela Atlética da Educação Física em parceria com a Coordenação do Desporto UFC ocorreu no último fim de semana

Os Jogos da Educação Física (JEF) ocorreram neste domingo (09) na Quadra do CEU, localizada no Campus do Benfica. Doze partidas foram disputadas nos grupos A, B e C do futsal masculino. Os três primeiros colocados de cada grupo, e o melhor segundo lugar da fase de grupos, se classificaram para as semifinais do torneio. Os dois finalistas representarão a Educação Física nos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC).
Os 10 times inscritos na competição foram divididos em três grupos. Grupo A: Tifóides, Cangaceiros E.C, Lisossomos e Lobos Noturnos. Grupo B: Malas United, Trairas e Tua Mãe E.C. Grupo C: Mim Ache, Sedentários E.C e Texto +18. Os times enfrentaram cada adversário dentro do grupo, em rodadas únicas durante todo o dia do domingo. Ao final da rodada, os quatro melhores times avançaram às semifinais, que irão ocorrer no próximo domingo (16), na Quadra do CEU.

Abaixo você confere, nas tabelas, os resultados de cada grupo, a posição final de cada time e o chaveamento para as semifinais.
Resultados dos jogos
Chaveamento das semifinais
No próximo domingo (16), além das semifinais e finais do JEF masculino, ocorrerá também os jogos da modalidade feminina. As partidas tem início as 8 horas da manhã, e a programação segue durante o dia inteiro.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Futsal da UFC goleia IFCE-Caucaia pela LIFEC

Em um jogo bastante movimentado a equipe de Futsal da UFC derrotou do IFCE-Caucaia, pelo torneio promovido pela Lifec, na noite de quinta-feira, 06/10, na quadra do CEU. A equipe da casa chegou a amargar um placar de 2 x 0, mas virou o placar e terminou com um escore de 5 x 2. O primeiro tempo foi monótono, contrastando com a velocidade feérica do segundo período.

Na primeira etapa as duas equipes pouco produziram, promovendo um sonolento espetáculo para o público, traduzido no placar sem gols. No segundo tempo, porém, as duas equipes voltaram com novo ânimo e protagonizaram uma eletrizante disputa. A equipe do IFCE-Caucaia voltou mais ligada inicialmente, enquanto a UFC, apesar de apresentar um melhor volume de jogo do que no período anterior, ainda não assumia uma posição mais incisiva.

Técnico Clovandi deu injeção de ânimo na equipe no intervalo
Veio, então, o primeiro gol da equipe visitante, através de uma jogada na ala direita do ataque do atleta Leonardo. O IFCE-Caucaia continuava sendo mais objetivo na partida, chegando a colocar três bolas na trave defendida pelo goleiro Thyago. Veio então o segundo gol do IFCE, marcado pelo atleta Rômulo. Depois disso o time da UFC acordou e partiu para cima do adversário.
Trinta segundos depois de o visitante assinalar seu segundo gol, Felipe diminuiu a diferença. A pressão da equipe da UFC começou a surtir efeito, bem como a melhor qualidade técnica de seus jogadores. Chances de gols eram criadas, mas não convertidas. Aos nove minutos novamente Felipe marcou e igualou o marcador. No banco o treinador Clovandi pressionava sua equipe a apertar ainda mais a marcação, sentindo o bom momento no jogo.

Time da UFC abusou de perder gols
A atitude surtiu efeito e, pouco mais de um minuto depois, Juninho colocou a UFC à frente no placar. Foi dele também o quarto gol, marcado aos doze minutos. Aos quatorze minutos Renann marcou o quinto gol. Até o final da partida foi um festival de gols perdidos pela equipe da casa, que praticamente confinou o adversário em sua defesa. Clovandi Costa avaliou o jogo como positivo. “Temos que melhorar mais na marcação e principalmente nas finalizações, pois poderíamos ter saído com um placar bem mais elástico, mas vamos continuar trabalhando para corrigir isso”, destacou.

Time da UFC que goleou o IFCE-Caucaia




UFC é vice-campeã cearense de beach soccer

Em jogo realizado no aterrinho da Praia de Iracema, o time de beach soccer da UFC foi vice-campeão cearense na competição promovida pela FUCE. A equipe da UFC precisava da vitória para ganhar o título, por ter um saldo de gols menor do que o adversário, a Faculdade Ateneu. O jogo foi bastante equilibrado, com lances de nervosismo e tensão entre as duas equipes, além de uma arbitragem confusa. Os atletas da UFC reclamaram de faltas invertidas, não marcadas e dois pênaltis claros não marcados. O placar final foi de 2 x 1 para a Faculdade Ateneu. Apesar de não ter conseguido seu intento, o técnico Clovandi Costa gostou da atuação de seu time. "Mostramos garra, determinação, força, aplicação, realizamos uma excelente partida, mas perdemos num lance fortuito, em futebol é assim: nem sempre o que joga melhor vence", afirmou.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

UFC decidirá título estadual de beach soccer da FUCE

O time de beach soccer da UFC classificou-se para a final do campeonato promovido pela FUCE, ao ganhar da Unifor pelo placar de 4 a 3, em partida realizada na última quinta-feira, no aterrinho da Praia de Iracema. Com a vitória, a UFC enfrentará a Faculdade Ateneu na disputa por uma vaga no campeonato brasileiro, promovido pela Liga Desportiva Universitária (LDU), da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O jogo começou bem para a UFC, que abriu 2 x 0 no placar. Entretanto, em duas cochiladas do time da UFC, a equipe da Unifor conseguiu empatar o jogo em 2 x 2. A UFC desempatou, mas logo em seguida a Unifor novamente igualou o marcador. Quando se pensava que o jogo terminaria empatado a UFC marcou o gol da vitória. Os gols foram marcados por Adison Oliveira, que assinalou três gols, e Juninho.

A final do torneio ocorrerá às 20h dessa terça-feira, 04/10, no aterrinho da Praia de Iracema. Por ter vencido a Unifor pelo placar de 6 x 0, a Faculdade Ateneu tem a vantagem do empate para sagrar-se campeã. Sabendo da necessidade da vitória, o treinador Clovandi Costa afirmou que armará uma equipe bastante ofensiva, que buscará o gol desde o primeiro minuto de jogo. "Só a vitória nos interessa então iremos em busca dela, do início até o fim, sem trégua", declarou.