quarta-feira, 21 de setembro de 2016

UFC perde e está eliminada do Brasileiro de Futebol da LDU

O time de futebol da UFC foi derrotado pela Universidade Pioneira da Integração Social (UPIS), de Brasília, – campeã do torneio em 2015 e vice-campeã dos Jogos Sul-Americanos 2016, disputados na Argentina – e foi eliminada do Campeonato Brasileiro da Liga Desportiva Universitária (LDU), disputado em Palmas, (TO). O jogo aconteceu às 17:30h de terça-feira, 20/09. A equipe cearense perdeu por 4 x 0.

Técnico Clovandi na preleção antes do jogo com a UPIS
O time brasiliense abriu o marcador aos 20 minutos do primeiro tempo, com um gol de Victor Santana. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial da UPIS pelo escore mínimo. No segundo tempo, logo aos quatro minutos, André Bassi marcou o segundo gol, em seguida Maycon Gomes e Victor Emerick marcando, respectivamente, o terceiro e quarto gol da equipe de Brasília.

O time da UFC não conseguiu derrotar os vice-campeões Sul-Americanos





 

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

UFC perde na estreia do Brasileiro de Futebol da LDU

O time de futebol da UFC estreou com uma derrota no Campeonato Brasileiro de Futebol da Liga Desportiva Universitária (LDU), que está sendo disputado em Palmas (TO), em jogo realizado na manhã dessa segunda-feira no Estádio Nilton Santos. Debaixo do forte calor da capital tocantinense a equipe cearense foi derrotada por 2 x 0 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mesmo com a derrota a UFC ainda depende dela mesmo para se classificar.
Técnico Clovandi Costa na preleção antes do jogo contra a UDESC

O jogo começou com a impressão de superioridade da UFC, que teve o maior domínio de bola e logo aos três minutos de jogo acertou o travessão da equipe adversária, através de um chute do meio-campista Júnior Trindade. Embora tivesse o maior domínio de bola, o time da UFC não conseguia traduzir essa vantagem em chances reais de gol.
UFC ainda depende de si mesma para classificar-se para a etapa seguinte
Em um lance onde a UFC pressionava, a defesa da UDESC deu um chutão para aliviar a pressão que rondava a área. A bola resvalou na cabeça de um jogador do time catarinense, sobrando para outro atleta da UDESC que ganhou da zaga na velocidade e abriu o marcador. Durante todo o primeiro tempo a UFC revê maior domínio de bola mas sem conseguir transformar isso em situações de gol.
Time da UFC teve maior domínio de bola, mas não traduziu isso em gols
No segundo tempo o panorama modificou-se muito pouco. O meio campo da UDESC voltou mais fechado, tentando anular o bom passe da equipe da UFC, que acabou encontrando mais dificuldade ainda para ameaçar o gol adversário. Faltava objetividade. Numa roubada de bola num ataque da UFC, o time da UDESC ampliou o marcador, num contra-ataque rápido, com uma boa troca de passes, deixando o placar em 2 x 0. Ainda haveria mais uma chance de aumentar o escore, através de outro contra-ataque, onde o jogador da UDESC perdeu a oportunidade de marcar um gol estando sozinho com o goleiro Ronaldo. A UFC ainda depende de si mesma para se classificar para as segunda fase, mas terá que vencer a União Pioneira da Integração Social (UPIS), de Brasília, campeã de 2015, por uma diferença de pelo menos dois gols, ou mais, preferencialmente sem tomar nenhum gol. A partida ocorrerá nessa terça-feira, às 17:30h, também no Estádio Nilton Santos.


 
 

Equipe de futebol da UFC realiza treino de apronto em Palmas (TO) para estreia no campeonato da LDU

A equipe de futebol da UFC chegou na manhã de domingo, 18/09, a Palmas (TO), onde irá disputar o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol da Liga do Desporto Universitário (LDU), promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A estreia da UFC ocorrerá na segunda, 19/09, frente à UDESC (SC), às 08:30h, no Estádio Nilton Santos.

Nesse domingo ocorreu o Congresso Técnico, no hotel Victória Plaza, com a presença do Diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins e o Coordenador do Núcleo de Futebol, Clovandi Costa. Na reunião, foram repassadas informações com relação ao regulamento da LDU e normas de credenciamento, hospedagem e alimentação das equipes beneficiadas, além de exemplificação dos locais de jogos, deslocamento e programação das partidas.

Á tarde os atletas participaram de um treino regenerativo, para recuperarem-se da longa viagem. Foi feito um pré-aquecimento, aquecimento – sob o comando das fisioterapeutas Shalimá Chaves e Tailândia Viana – e em seguida um treino de posicionamento de ataque e defesa, sob o comando do técnico Clovandi Costa. Serviu, ainda, como reconhecimento do gramado do estádio Nilton Santos, onde ocorrerão os dois jogos da fase classificatória. No dia 20/09 a UFC enfrentará a UPIS (DF).

As fisioterapeutas Shalimá Chaves e Tailândia Viana comandam treino regenerativo

Equipe de futebol da UFC viajou por mais de 24 horas para chegar a Palmas (TO)

 Depois do treino regenerativo os atletas participaram do treio de apronto para a estreia
  
 A UFC estreiará na segunda, 19, contra a UDESC (SC)

sábado, 17 de setembro de 2016

Delegação da UFC viaja para a disputa do Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol

A delegação da UFC que disputará o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário, que será disputado em Palmas, no Tocantins, viajou na noite de sexta-feira, 16. O embarque ocorreu da Quadra do CEU, na Avenida da Universidade. A viagem é bastante longa, pouco mais de 24 horas, mas a equipe terá dois dias para se recuperar. Os jogos da UFC tiveram mudança de horário, o que favorecerá a resistência ao forte calor que faz naquela capital.

Equipe enfrentará uma longa viagem até Palmas (TO)
A partida de estreia ocorrerá às 08:30h dessa segunda, enquanto a segunda às 17:30h de terça-feira. A UFC disputará vaga com a UDESC (SC), jogo de estreia e com a UPIS (DF). No total, quinze equipes disputarão o título de campeão brasileiro universitário de futebol. O técnico Clovandi demonstrou bastante confiança no grupo. “A equipe é experiente, todos já têm uma vivência boa no futebol e já disputaram outras competições nacionais antes,  todos treinaram forte, se prepararam e estamos confiantes”, disse.

Expectativa e otimismo do grupo são grandes
O diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins, que também integra a Comissão Técnica, lembrou que a competição tem um alto nível. “Pegamos uma chave difícil, com o campeão do ano passado e o sétimo colocado, que inclusive perdeu a classificação justamente para a atual campeã, a UPIS, mas e equipe da UFC está preparada para ser campeã e quem tem esse objetivo não escolhe adversário”, declarou.

Entre os atletas o clima também é de otimismo. “Estamos focados nesse título há muito tempo, treinamos forte, com dedicação para alcançar esse objetivo”, disse Breno Cavalcante, meio campo. “Vamos em busca do título”, ressaltou Jhonas Silva. “Vamos lá para trazer esse título inédito para a UFC”, destacou Júnior Trindade.

Delegação da UFC que disputará o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

UFC perde para o time do Aquiraz na Copa Lifec de Futsal

A UFC abriu o placar e fez 2 a 0, mas permitiu a reação do adversário
Irreconhecível em quadra, o time de futsal da UFC perdeu, de virada, por 5 a 3 para a Associação Desportiva Força Viva Futsal (Aquiraz), em jogo realizado na noite de quinta-feira, 15/09, na Quadra do CEU, válido pela fase de classificação da Liga de Futsal do Estado do Ceará (Lifec).

O jogo começou dando a impressão de que a UFC teria uma partida tranquila. Com maior posse de bola e domínio da partida, o time tocava a bola e envolvia o adversário. O primeiro gol do jogo, entretanto, só foi acontecer aos 11’20”, através de Juninho, que abriu o marcador para a equipe da casa. A UFC continuou a dominar a partida e criar mais oportunidades de gols.

Um minuto após abrir o marcador, aos 12’35”, a UFC ampliou o placar, através de Paulo Roney. Houve a falsa impressão de que a partida seria fácil, pois a equipe da Casa continuava com maior posse de bola e criando mais chances de gol. Mas pouco mais de dois minutos da UFC marcar seu segundo tento, o Aquiraz diminuiu, com um gol do atleta Alex, aos 14’50”.

Técnico Adison Oliveira tenta dar ânimo a seus comandados
Ainda assim a UFC continuou dominando o jogo e dando a impressão de que conseguiria combater as investidas do Aquiraz. O primeiro tempo terminou com a vantagem parcial do time da casa, por 2 a 1. Veio o intervalo e o técnico Adison Oliveira buscou acertar a marcação, significando ficar mais detentor de posse de bola, eis que o Aquiraz divulga suas atividades. Mesmo dominando e tendo mais tempo de bola-fora, a UFC não sabia transformar o domínio em gols.

Aos 06’25” o Aquiraz igualou o marcador, com um gol de Lucas. O time da casa, entretanto, continuou tendo o monopólio das jogadas e da posse de bola, mas o nervosismo aumentou sobremaneira com o empate do Aquiraz, que passou à frente no marcador, através de Israel, aos 09’41”. A UFC sentiu o baque, mas continuou pressionando e criando oportunidades de gol. Numa delas, Roner, aos 11’ cravados, igualou o placar.

Cinco minutos depois, num pênalti de existência duvidosa, novamente Lucas deixou o Aquiraz à frente da UFC. O time da casa atacava bastante, mas novamente foi a equipe visitante que ampliou o marcador. A UFC criava muitas chances de gol, mas, displicentemente, as errava. Foi então que houve a aplicação de uma máxima do futebol: quem não faz leva. Ronaldo, aos 19’23”h, no apagar das luzes, aproveitou a situação do goleiro-linha lançado em quadra pelo técnico Adison. 
Time de futsal masculino que perdeu para o Aquiraz

 

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Definida data de embarque e tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário

A Comissão Técnica da delegação da UFC que disputará o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário, promovido pela CBDU e que será disputado em Palmas, no Tocantis, Wildner Lins e Clovndi Costa, definiu a data de embarque da equipe. Também foi divulgada a tabela da competição. Nesta quarta-feira os atletas realizaram os exames médicos obrigatórios.

O embarque ocorrerá às 18h dessa sexta-feira, 16/09, com o ônibus saindo da Quadra do CEU. No sorteio a UFC ficou na chave em que estão a União Pioneira da Integração Social (UPIS), do Distrito Federal e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de Florianópolis, capital daquele Estado.

A estreia ocorrerá no próximo dia 19/09, segunda-feira, às 08:30h, contra a UDESC, no estádio Nilton Santos. O jogo contra a UPIS será no dia seguinte, 20/09, às 13:00h, no campo da Universidade Federal do Tocantis (UFT). Classificam-se os dois primeiros. Há, ainda, outros três grupos com quatro times, classificando-se igualmente os dois primeiros de cada para a segunda fase.
A viagem será cansativa, pois 1.700 quilômetros separam Fortaleza de Palmas, cruzando a Região Norte do Ceará, passando pelo Piauí, Maranhão e Tocantis, até chegar a Palmas, sua capital. O tempo estimado de viagem é de 23 horas. A delegação deverá chegar no destino na noite de sábado, contando com o domingo para descansar com vistas à estreia.
Equipe de futebol da UFC viajará nessa sexta-feira para Palmas (TO)

domingo, 11 de setembro de 2016

Convocado o time que disputará o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário




O técnico de futebol da UFC, Clovandi Costa, divulgou a lista dos dezoito atletas convocados para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que será disputado em Palmas, no Tocantins. O grupo tem como base a equipe que sagrou-se campeã cearense de futebol universitário no mês passado.
 
 
A comissão técnica será formada, além de Clovandi, pelo Diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins, pelas fisioterapeutas Tailândia Viana e Shalimá Figueiredo. Como parte dos preparativos, na segunda-feira haverá treino no Centro de Treinamento do Grupo Pague Menos e na quarta-feira, antes com programação também de treino, foi reservada para os exames médicos. Clovandi e Wildner irão definir a data da viagem do grupo para Palmas, que poderá ocorrer na noite de sexta-feira, 16/09 ou na manhã de sábado, 17/09. A equipe estreia na segunda, 19/09.

O técnico Clovandi ressaltou que a equipe tem se preparado forte para a disputa. “O grupo já vem treinando há um bom tempo, foi campeã cearense, tem um bom ritmo de jogo, os treinos foram intensificados nessa fase final preparatória”, destacou. O técnico vai realizar o último treino de apronto para a competição na sexta-feira, no CT Pague Menos. O Núcleo de Futebol da UFC tem um bom retrospecto nesse ano: além de campeão cearense, a UFC foi vice-campeã brasileira de Futebol 7, em torneio também promovido pela CDBU, que ocorreu em junho passado.

A seguir a relação dos convocados para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário.
GOLEIROS 

Ronaldo Carvalho


 
Bruno Braga
 
 
DEFENSORES
 

Rodrigo Batalha
 

 


          



Romário Pereira
 

 


Ytalo Eloi
Walter Amorim

 
Jhonas Silva

Paulo Roney

 
MEIO CAMPISTAS

 
Breno Cavalcante
Daniel Amaral



 
 
 
 
 

 

Handerson Guimarães
Vicente Ferreira

 
Thalysson Jardel
Esron Alves



Paulo Neto
 
 
ATACANTES
 

Junior Trindade

Yuri Carvz



Adison Oliveira



 COMISSÃO TÉCNICA

Wildner Lins - Diretor Departamento do Desporto Universitário

Clovandi Costa - Treinador e Coordenador do Núcleo de Futebol UFC




























 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Equipe de futebol da UFC intensifica preparação para o Campeonato Nacional


O time de futebol da UFC continua intensificando os preparativos para a disputa do Campeonato Brasileiro Universitário, promovido pela CBDU, que ocorrerá em Palmas, no Tocantins, a partir de 17 de setembro. Durante essa semana o técnico Clovandi Costa comandou treinos e tem ultimado os preparativos para a viagem e para a definição do grupo que irá disputar o torneio.

Na segunda-feira, 05, a equipe treinou no Centro de Treinamento do Grupo Pague Menos, quando foi feito um trabalho de posicionamento de ataque e defesa, bem como de jogadas com bola parada. Na segunda-feira, 05, a equipe treinou no Centro de Treinamento do Grupo Pague Menos, quando foi feito um trabalho de posicionamento de ataque e defesa, bem como de jogadas com bola parada. Cobrança de faltas e de escanteios, onde ataque e defesa aprimoram seus posicionamentos, foram treinados, bem como finalizações.

Para a próxima semana, na segunda-feira e na quarta-feira, também no CT Pague Menos, estão programados treinos. Na manhã desse sábado, 10/09, a movimentação será na Quadra do CEU, com treino físico. A UFC estreará no torneio no dia 19/09 e a viagem prevista inicialmente para o sábado, dia 17/09. O grupo será composto por dezesseis jogadores.

“O time está bem preparado, vamos para lá brigar pelo título, nosso foco é esse”, disse Clovandi. A UFC ainda tem a seletiva de beach soccer da CBDU para disputar, que será realizada em Aracaju, Sergipe, o que deverá ocorrer após o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário.
Equipe de futebol da UFC intensifica treinamentos para a disputa do campeonato nacional
 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

UFC vence pelo Cearense de Handebol Feminino

O time comandado pelo técnico Sérgio venceu o time Hand Master, pelo placar de 26x12 na Quadra do CEU, no Bairro do Benfica. O jogo realizado na sexta-feira (01/09) foi válido pelo Campeonato Cearense de Handebol Feminino.


As donas da casa começaram a partida um pouco nervosas no sistema ofensivo, errando na criação de jogadas, e desperdiçando contra-ataques. Mesmo assim, o sistema defensivo trabalhou bem e impediu as adversárias de abrir no placar.
Seguindo o comando do técnico, as nossas jogadoras encaixaram melhor a armação e a troca de passes, assim o sistema ofensivo começou a marcar os gols. A UFC dominou a partida e encerrou o primeiro tempo de maneira fácil, indo para o intervalo com vantagem no placar.


O segundo tempo começou parecido com o primeiro. O time da casa errando bastante no sistema ofensivo, mas o sistema defensivo balanceava o jogo, com boa partida por parte da nossa goleira. Outra vez, o time se acertou e começou a marcar vários gols.
A diferença elástica no placar deve-se bastante a jogadora Mari, que marcou 12 vezes para o time da UFC. Foi o destaque da partida e maior pontuadora do jogo.

Ao fim da partida, o técnico Sérgio falou sobre o jogo. Alguns lances da partida, e a opinião do técnico você confere no nosso canal do Youtube Desporto Universidade Federal do Ceará. Inscreva-se!