terça-feira, 30 de agosto de 2016

SELEÇÃO DE NOVOS BOLSISTAS DO DESPORTO 2016.2

Divulgado o resultado da seletiva dos bolsista de Incentivo ao Desporto.
Os selecionados devem se apresentar na Coordenadoria de Atividades Desportivas-CAD/UFC, preferencialmente até 02 de setembro, para assinar o termo de compromisso e apresentar documentação da conta bancária.  

Sobre o Desporto na UFC
O Desporto Universitário da Universidade Federal do Ceará tem por objetivo proporcionar à comunidade universitária a prática de esportes e atividades de lazer. Desenvolve-se junto às Associações Atléticas dos Centros, Faculdades e Institutos que compõem a estrutura acadêmica da Instituição. As associações são filiadas à Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE), promovendo os Jogos Internos na UFC, os Jogos Universitários Cearenses e os Jogos Universitários Brasileiros.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Coordenadoria de Atividades DesportivasEndereço: Av. da Universidade, 2762 - Centro de Humanidades II - Quadra do CEU - Benfica - CEP 60020-181 - Fortaleza - CE -  Ver mapa Fone: (85) 3366 7871 E-mail: desportoufc@ufc.br

Sejam Bem Vindos! 




sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Time de futsal masculino da UFC empata com o Maracanã pela LIFEC


Em jogo onde o nervosismo prejudicou a performance do time em quadra, a equipe de futsal masculino da UFC empatou em 2 a 2 com o Maracanã, time da cidade de Maracanaú, em jogo válido pela Liga de Futsal do Estado do Ceará (LIFEC), realizado na quadra do CEU, na noite de quinta-feira,  25. A UFC chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas conseguiu reagir e empatar a partida. A partida foi marcada, também, pela arbitragem confusa.

 Adison Oliveira orienta o time na preleção
O jogo iniciou-se com a UFC demonstrando uma superioridade técnica, mas o nervosismo desde os primeiros instantes prejudicava as ações da equipe. A bola rodava e tinha seu domínio predominante pela equipe da casa, mas era o time visitante que levava mais perigo ao gol. As atitudes da arbitragem, invertendo faltas e deixando de marcar algumas, fez com que o foco dos jogadores se desviasse da partida.
E foi justamente numa desatenção do time, num bate-rebate na área defensiva, que o Maracanã abriu o placar, aos sete minutos do primeiro tempo. O gol aumentou o nervosismo dos jogadores da UFC que, apesar disso, continuava demonstrando dominar a partida, embora sem objetividade nas finalizações. As jogadas ofensivas até eram armadas, mas concluídas sem sucesso.
O Maracanã abriu o placar numa desatenção na defesa
Veio o intervalo e o técnico Adison Oliveira buscou ajustar a equipe e, principalmente, restituir a tranquilidade aos seus comandados. A tentativa, a princípio, pareceu não ter dado resultado. Logo no primeiro minuto de jogo o Maracanã ampliou a vantagem no placar. Era preciso, além de tranquilidade, garra e raça para buscar reverter o placar.
O paradoxal é que, apesar do visível nervosismo da equipe em quadra, o time da UFC jogava melhor do que seu adversário. Era necessário acalmar ânimos, controlar a ansiedade e buscar a reação. E ela começou a vir. Numa jogada em que fatalmente iria redundar no primeiro gol da UFC, um jogador do Maracanã impediu colocando a mão na bola. A arbitragem marcou penalidade máxima contra os visitantes e expulsou o infrator. Roner cobrou e diminuiu a diferença no placar, aos cinco minutos.
A partir daí a UFC passou a pressionar ainda mais e criar mais chances de gol. A trave livrou o Maracanã de sofrer mais um gol minutos depois da penalidade máxima. Dois minutos depois, entretanto, a UFC conseguiu igualar o marcador, através de um chute forte de Igor, do lado esquerdo da quadra ofensiva. O treinador Adison Oliveira reconheceu que sua equipe não conseguiu o resultado esperado, mas ressaltou que, diante de um placar adverso de dois a zero, chegar ao empate não foi um resultado de todo ruim. “Começamos perdendo por dois gols para uma equipe qualificada, que disputa o campeonato cearense, não foi o resultado que queríamos, mas devido as circunstâncias, não foi um resultado ruim”, disse.





domingo, 21 de agosto de 2016

UFC é campeã cearense de futebol universitário de 2016

Com um empate de 1 a 1 com a Faculdade Ateneu, o time de futebol masculino da UFC sagrou-se campeão cearense universitário de 2016, no campeonato promovido pela Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). A partida aconteceu na tarde de sábado no campo do SESI, na Barra do Ceará. O título, inédito, garantiu a vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro Universitário, que acontecerá de 16 a 24 de setembro em Palmas, no Tocantins.

Jogando com cautela, a UFC soube utilizar o regulamento da competição e administrou a vantagem que possuía. Por ter ganhado o primeiro jogo da Unifor, por 3 a 2, e pela Faculdade Ateneu ter empatado o jogo anterior com a Unifor em zero a zero, o empate daria o título e a vaga à UFC. Na preleção o coordenador do Núcleo de Futebol da UFC, Clovandi Costa lembrou a necessidade de todos se doarem à partida. “Vamos entrar com seriedade, com determinação, só depende de nós ganharmos esse título”, disse.
Técnico Clovandi pediu aplicação de todos na partida
No banco, o técnico Wilder Lins armou um time compacto, mas não ficou contente com o desempenho de sua equipe. “Até a parada técnica o time ainda não estava acertando seu estilo de jogo, mas depois foi conseguindo se impor”, disse. Precisando da vitória, a Ateneu saiu logo para o ataque. Com uma defesa bem postada e um meio de campo marcando firme, o time da UFC resistia às investidas do adversário. A sorte também esteve ao lado da campeã, com o travessão salvando o primeiro gol do concorrente.
 UFC jogava pelo empate para ganhar o título e classificar-se para o Campeonato Brasileiro
A defesa foi um dos pontos fortes da equipe
Outro lance crucial, apontado por Wildner como decisivo para o jogo, foi uma dividida do jogador Paulo Neto, que chegou na hora em que um opositor iria, livre, chutar à gol. A UFC tocava a bola e esperava a melhor oportunidade de se lançar ao ataque. As faltas eram as melhores oportunidades, seja pelas bolas alçadas na área da Ateneu, seja pelos tiros diretos ao gol. E foi exatamente numa falta que a UFC abriu o placar. O atacante Adison sofreu uma falta na zona central ao gol do adversário. A cobrança ficou a cargo de Vicente, que marcou um belo gol, chutando no alto do canto esquerdo, sem chances para o goleiro da Ateneu.
Técnico Wildner Lins com o autor do gol da UFC, Vicente
O gol daria um alívio maior para a UFC, jogando para a Ateneu a tarefa de marcar dois gols e não sofrer mais nenhum. Poucos minutos depois da UFC abrir o marcador, entretanto, a Ateneu empatou a partida, num chute colocado do lado esquerdo da grande área, no ângulo, sem chances para o goleiro Bruno. O jogo continuou com o mesmo panorama: a Ateneu buscando o gol da classificação e a UFC administrando a vantagem. O primeiro tempo terminou com o placar de 1 a 1.
No intervalo Clovandi e Wildner pediu total atenção ao jogo
No intervalo, Wildner e Clovandi reforçaram o pedido para a atenção dos jogadores com os adversários. Apenas um tempo de jogo separava a UFC do inédito e sonhado título e da vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Universitário. Faltava pouco, mas era preciso intensificar a determinação, a vontade de vencer.
O segundo tempo começou e o panorama do tempo anterior não se modificou. O time da UFC fazia a bola girar, gastava o tempo e tentava surpreender nos contra-ataques. Mesmo precisando da vitória a equipe da Ateneu não conseguia armar jogadas e não levava perigo ao gol da UFC. À medida que o tempo passava, o desespero dos adversários aumentava. As jogadas ríspidas começaram a surgir com mais intensidade. A equipe adversária encontrava um meio de campo combativo, uma defesa bem postada e um goleiro seguro. Quase no final da partida um jogador da Ateneu foi expulso por reclamação, quando criou-se um pequeno tumulto entre seus jogadores e a arbitragem, durante alguns minutos. Retomada a partida, não havia mais tempo para nada, o árbitro encerrou o jogo e começou a festa dos campeões cearenses de futebol universitário 2016.

Time de futebol da UFC, campeão cearense de futebol universitário
 
 
Confira no canal do Desporto da UFC no Youtube comemoração dos jogadores e entrevista com o técnico Clovandi Costa:
 
 
Clipe em homenagem aos campeões cearenses de futebol universitário de 2016
 

Futsal Feminino da UFC sai atrás nas Quartas do Cearense Adulto 2016

O time comandado pelo técnico Wildner Souza enfrentou, na manhã deste domingo (21/08), a equipe Nacional Gás/Universidade de Fortaleza (Unifor). A partida foi a primeira das quartas de final do Campeonato Estadual Feminino. Em jogo realizado na Quadra do CEU, no bairro Benfica, em Fortaleza, as visitantes saíram na frente na disputa por vaga na semifinal.


O primeiro tempo começou com a Unifor mantendo a posse de bola enquanto a UFC abafava as jogadas adversárias, sem aproveitar as jogadas de contra-ataques. As visitantes mantinham a posse de bola enquanto o time da casa se mantinha fechado no sistema defensivo. Mas aos 15 minutos do primeiro tempo, a equipe da Nacional Gás/Unifor conseguiu abrir o placar após uma saída de bola errada da UFC. Apesar das donas da casa tentar o gol de empate, as visitantes foram para o intervalo com a vantagem no placar.
Nosso time recebendo orientações técnicas durante o intervalo.

A desatenção do time da UFC permitiu que a equipe adversária ampliasse o placar logo no começo do segundo tempo. Com pouco mais de 30 segundos de jogo, a jogadora da Unifor sofreu falta, o que resultou no lance do segundo gol.

Mesmo com a desvantagem no placar, as jogadoras da UFC não perderam o otimismo. O jogo ficou mais disputado, com chances reais de gol para ambos os lados, mas nosso time não conseguia converter em gols as oportunidades criadas.

Com isso, o time da Unifor aproveitou mais uma chance que teve, e aumentou a vantagem no placar. Aos 25 minutos, em cobrança de lateral, uma desatenção na marcação da UFC a Unifor bateu rapidamente a reposição de bola e uma jogadora livre na segunda trave apenas empurrou para dentro do gol.

O jogo continuou bem disputado, apesar do placar, as atletas da UFC continuaram apertando na marcação, abafando a criação de jogadas adversárias, e saindo bem no contra-ataque. Contudo, as adversárias administraram bem a posse de bola e garantiram a vitória.

O técnico da casa, Wildner de Souza destaca os pontos positivos que puderam ser notados mesmo com a derrota. O sistema defensivo atuou bem, apesar dos três gols sofridos, e foi o principal destaque. O foco agora é melhorar no sistema ofensivo. “No momento que a gente melhorar o sistema ofensivo, pelo menos converter as chances que vem aparecendo, a gente consegue resultados melhores”, afirma o técnico. Confira a opinião completa do técnico no nosso canal do youtube, acessando https://youtu.be/eiiTF3uhQAM.

A próxima partida, ainda sem data e local definido, é o tudo ou nada para as nossas jogadoras. Se vencerem, empatam a série em 1x1, e levam a partida pra prorrogação. Em caso de empate ou derrota a UFC fica pelo meio do caminho.

Nadadora recordista Marina Silva vai disputar JUB pela UFC


A atleta de natação da Universidade Federal do Ceará (UFC) Marina Silva vai representar a Instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB), no estilo peito. Marina detém vários recordes cearenses, tendo sido várias vezes campeã Norte/Nordeste, já ficou na quinta colocação no JUB e 2013, foi segunda colocada na Copa do Pacífico, disputada no Peru e diversas vezes campeã cearense. A nadadora vai concorrer nas provas de 50, 100 e 200 metros.


A nadadora Marina Silva vai disputar o JUB pela UFC
 
 
Confira a entrevista com a nadadora no canal do Desporto da UFC no Youtube

Irmãos campeões do caratê defenderáo a UFC no Campeonato Brasileiro Univesitário


No início de agosto os alunos da UFC Breno Mateus e Karla Rebecca foram campeões da Zonal de Caratê Universitário, realizado em Macapá, no Amapá, classificando-se para disputar a fase final do Campeonato Brasileiro Universitário, em São Paulo, que vai acontecer de 12 a 15 de outubro em São Paulo. Breno é aluno do curso de Engenharia Mecânica e Rebecca de Fisioterapia. Os dois são irmãos e com a dupla a pergunta não é “quais os títulos que eles já conquistaram”, mas “qual ainda falta conquistar”.

 Karla Rebecca e Breno Mateus são supercampeões do caratê
Os irmãos representam a UFC nos campeonatos universitários
Títulos de campeão cearenses, regionais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e mundiais fazem parte da rotina dos irmãos, atletas de caratê há vários anos. Breno começou a lutar caratê muito cedo, aos cinco anos. Foi o primeiro, depois a irmã, por acompanhá-lo nos treinos também passou a praticar o esporte e por último, até o pai, seu Carlos, também foi contaminado pelo “vírus” e aderiu ao esporte. A faixa preta veio em 2011, quando fizeram testes juntos para alcançar a graduação. Breno Mateus foi campeão mundial em 2013, título conquistado na Espanha; campeão mundial escolar, no mesmo ano, campeonato disputado em Brasília; em 2014 foi medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário; bicampeonato pan-americano de caratê; tricampeão sul-americano, tricampeão brasileiro; bicampeão da Liga Desportiva Universitária (LDU), representando a UFC. Isso para falar apenas de alguns dos títulos que ele conquistou.

 Medalha do título mundial conquistado na Espanha em 2013
 Breno foi bronze no Mundial Universitário em 2014
 O carateca foi campeão mundial escolar em 2013
 Duas premiações no Pan-americano de caratê
Em Cartagena, na Colômbia, mais quatro medalhas, em 2016
Karla é bicampeã brasileira; quatro vezes medalha de bronze no campeonato sul-americano; bronze no pan-americano; a exemplo do irmão, também é bicampeã universitária da LDU, representando a UFC e uma série de títulos cearenses e regionais. “São mais de dezoito quilos de medalhas que eles conquistaram”, afirma o orgulhoso pai da dupla, seu Carlos. O brilho nos olhos dele, entretanto, desaparece quando o assunto é incentivo e patrocínio. “Fora a bolsa de rendimento esportivo e a ajuda de custo que a UFC nos dá para as disputas das competições oficiais universitárias, não contamos com apoio de mais nada”, lamentou. Revela que muitas vezes teve que atuar como “paitrocinador”. “Eles estão classificados para disputar em breve torneios em outros países, como a Áustria, mas não temos apoio dos governos Federal, Estadual ou Municipal, além de nenhum patrocínio privado”, ressaltou.

 O bicampeonato na LDU ganho por Rebecca já esse ano
Três medalhas na LDU, no Brasileiro de lutas, uma em São Paulo e duas em Manaus
Infelizmente a realidade da dupla de supercampeões da UFC não é diferente da maioria dos atletas brasileiros. Agora que o caratê passou a ser esporte olímpico, a família de caratecas espera que a situação mude. Breno e Rebecca não escondem o sonho que têm: tornarem-se atletas olímpicos e disputar a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Cacife e preparo os dois possuem. Impossível não perceber até no comportamento deles o foco e a disciplina que as artes marciais ensinam a seus praticantes. “Eu tenho sonho olímpico sim”, fala com veemência a carateca. “O Brasil tem um excelente potencial, atletas para dar resultados no caratê, espero que agora, sendo esporte olímpico, com mais visibilidade, haja mais patrocínio do Estado e das empresas privadas”, disse.

Karla Rebecca tem o sonho de disputar a Olimpíada de Tóquio em 2020
Breno também não esconde seu projeto: “Tóquio 2020”. “Eu quero, eu vou estar lá”, afirmou, ressaltando que para isso já se prepara para a realização do sonho. O aluno da UFC é o segundo no ranking brasileiro, e mesmo já sendo uma excelente colocação até demonstra certo “incômodo” com isso. “Estou treinando mais para ser o primeiro do ranking, manter-me na seleção brasileira e dessa forma chegar à Olimpíada de 2020”, declarou. Os irmãos vivem e respiram caratê, chegando a afirmar que o esporte teve até papel importante não apenas na escolha dos cursos que optaram, mas na realização desse projeto. “O foco nos estudos que trouxe dos treinamentos fez com que eu conseguisse a vaga em Engenharia Mecânica”, disse Breno. “A Fisioterapia tem um leque muito grande de atuação, como o trabalho com atletas, e é muito bom ver a aplicação na prática do que aprendo no Curso”, afirmou, já dando um sinal de qual ramo da Fisioterapia deverá seguir.

Breno é o segundo no ranking brasileiro
Sobre a fase final do Campeonato Brasileiro Universitário, os irmãos têm as melhores expectativas quanto ao desempenho. “Estamos treinando forte para isso”, repetiram quase ao mesmo tempo. Nossa dupla de campeões viajará para São Paulo no mês de outubro para defender a UFC.
Entrevista com Karla Rebecca no canal do Desporto Universitário da UFC no Youube:
https://youtu.be/R5vkGXbNIdc

Entrevista com Breno Mateus:
https://youtu.be/Q4EBdfIt_T0

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Desporto da UFC realiza torneio/seletiva de xadrez para o JUB


O Desporto UFC realizou torneio de xadrez nos dias 16 e 17, organizado pelo treinador da Universidade Federal do Ceará e árbitro do torneio Sílvio Cunha Pereira. Sete enxadristas disputaram o torneio masculino e cinco o feminino. A competição funcionou como seletiva para disputar a eliminatória dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB), que acontece no sábado, 20.

 Torneio masculino foi acirrado
As enxadristas disputaram quatro vagas para as eliminatórias do JUB
No torneio masculino concorreram Dauvit Keffen (Engenharia Mecânica), Roberto Rodrigues Gomes da Costa (Ciências Econômicas), Ícaro Dias Vieira (Engenharia de Energias Renováveis), Paulo Brasilino de Andrade (Letras/Inglês), Antônio Gladstone Pereira de Matos (Engenharia de Petróleo), Francisco Iram (Ciências Contábeis e Rafael Viana (Administração).
No feminino concorreram as enxadristas Alana Lima dos Santos (Física), Vanessa Ketlyn (Letras/Protuguês/Inglês), Ana Gabriela (Engenharia Ambiental), Amanda Lima dos Santos (Engenharia de Pesca), Jéssica Luana da Silva (Ciências Contábeis).

No torneio masculino os enxadristas foram divididos em dois grupos um com quatro e outro com três componentes. No grupo I ficaram Icaro, Keffen, Rafael e Roberto, enquanto no II se enfrentaram Iran, Gladstone e Paulo. Passaram para a segunda fase os dois primeiros colocados do grupo I, Keffen e Roberto, e dois do grupo II, Iran e Paulo. Nessa fase, os quatro primeiros colocados, já classificados para a eliminatória do JUB, disputaram a colocação entre si. No final, sagrou-se campeão Paulo Brasilino, ficando Francisco Iran em segundo, Dauvit Keffen em terceiro e Roberto Rodrigues Gomes da Costa em quarto.
No torneio feminino a fórmula de disputa foi de grupo único, com todas as enxadristas se enfrentando, sendo campeã Vanessa Katlyn, ficando em segundo lugar Alana Lima dos Santos, em terceiro Ana Gabriela e em quarto Amanda Lima dos Santos.
 As quatro selecionadas para a eliminatória do JUB
 Treinador e árbitro Sílvio Cunha Pereira entrega premiação







quarta-feira, 17 de agosto de 2016

PRAE abre inscrições para o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto


A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) publicou edital para a seleção de alunos dos cursos presenciais de graduação da UFC interessados em preencher vagas no Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto. Estão sendo ofertadas cinco vagas para Assessoria Desportiva, sendo duas para Futebol, Futebol 7 e Beach Soccer masculino; uma para basquete feminino; uma para Futebol e Futsal feminino e uma para Vôlei feminino. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto. Mais informações poderão ser obtidas no site da PRAE http://www.prae.ufc.br/noticias/249-selecao-de-estudantes-para-programa-bolsa-de-incentivo-ao-desporto onde os interessados poderão baixar o edital e o formulário para a inscrição. Os selecionados irão assessorar técnicos/técnicas, fisioterapeutas e gestores/gestoras na respectiva área em que concorrerem.






  
 

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Futsal masculino da UFC estreia com vitória na LIFEC


O futsal masculino da UFC estreou com vitória no campeonato da Liga de Futsal do Estado do Ceará (Lifec), vencendo a equipe do Montreal pelo placar de 2 a 1, em jogo realizado na quadra do CEU, na noite de quinta-feira, 12. A desatenção atrapalhou o time da UFC e quase o prejudica. Além da estreia na competição, a partida marcou o começo do trabalho do treinador Adison Oliveira frente à equipe.

O jogo marcou também a estreia do técnico Adison Oliveira
Desde o início o time da UFC mostrou-se superior ao adversário, porém a desatenção prejudicava as ações tanto no ataque quanto na defesa. Chances de gol eram criadas, mas desperdiçadas. Logo a um minuto de jogo Juninho quase marca um belo gol, ao passar por dois adversários e tocar para fora na saída do goleiro do Montreal.
Em algumas vezes o Montreal chegava a ameaçar o gol de Thiago, mas na maioria das vezes muito mais por vacilo no setor defensivo da UFC do que propriamente por construção de jogada. O primeiro tempo foi morno, com o time da casa com maior posse de bola e criação de jogadas ofensivas, enquanto o Montreal se limitava a marcar e tentar sair no contra-ataque. O primeiro tempo acabou com o placar de zero a zero.

As equipes não voltaram muito diferentes para o segundo tempo, mas logo no primeiro minuto, a UFC abriu o placar, através de Igor, que roubou uma bola na defesa e partiu em direção ao gol, tocando na saída do goleiro do Montreal. A equipe da casa, porém, continuava pecando pela falta de atenção. Três minutos depois do gol da UFC, num bate-rebate na entrada da área, o jogador do Montreal chutou a bola em cima do goleiro Thiago, resvalando novamente no jogador adversário e sobrando para outro adversário empatar a partida.

Igor abriu o placar para a UFC
Time do Montreal aproveitou bate-rebate na defesa da UFC para empatar
Com mais volume de jogo, mais posse de bola, a UFC passou a pressionar mais pelo gol de desempate. Diversas oportunidades foram criadas, mas desperdiçadas. Aos dez minutos do segundo tempo Vicente recebeu a bola em posição frontal ao gol e marcou o segundo tento da UFC. O jogo ganhou não ganhou nova feição, com a equipe da casa continuando a monopolizar as ações, mas sem conseguir traduzir em gols a superioridade. O Montreal, por sua vez, ficava na espera de um erro da UFC para tentar empatar novamente a partida. Mesmo errando bastante, o time da UFC tocava a bola porém sem se arriscar a tomar o gol de empate, mantendo a superioridade no placar4 até o apito final do árbitro.




Vicente marcou o gol da vitória da UFC
O técnico Adison Oliveira reconheceu que sua equipe errou bastante. “Talvez pelo fato da estreia o time tenha sentido um pouco de insegurança, pois fizemos poucos treinos e o grupo, apesar de experiente e já ter uma base, conta com vários jogadores novos, dentro de um processo de renovação, mas temos tempo para acertar o que erramos nessa partida e o mais importante é que saímos com a vitória”. Afirmou o treinador.


domingo, 7 de agosto de 2016

Com dois jogadores a menos, UFC derrota a Unifor no futebol de campo

Com dois jogadores a menos e na casa do adversário, o time de futebol de campo da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu a Universidade de Fortaleza (Unifor) pelo placar de 3 a 2, em partida realizada na manhã de sábado, 07. em jogo válido pelo Jogos Universitários Cearenses (JUC), promovido pela Federação Universitária Cearense (FUCE). A partida foi marcada pela arbitragem confusa e garantiu a vaga na final à equipe da UFC. A aplicação tática e o preparo físico da equipe fizeram a diferença e foram decisivos para a vitória. Na preleção o técnico Clovandi Costa pediu para que seus atletas não tivessem desatenção na marcação. “Vamos atacar, mas também guardar posição, somos um grupo e vamos cada um ajudar o outro na marcação”, ressaltou.
Técnico Clovandi Costa (de costas) na preleção do time da UFC
O time da UFC formou com Bruno, Walter, Barbacovi, Elói e Paulo Ronei, Renan, Breno, Vicente (Jhonas) e Juninho, Yuri e Adison (Pedro) (Tapeba). Logo o entrosamento e o preparo físico do time da UFC se sobressaíram perante o adversário, traduzidos na maior posse de bola e nas oportunidades de gol criadas. Aos 28 minutos a UFC já havia chutado cinco bolas ao gol da Unifor, enquanto os adversários apenas duas.
Goleiro da Unifor se estica todo para evitar o primeiro gol da UFC
Nesse minuto da etapa inicial, a UFC abriu o placar, através de um bonito gol de Yuri, que recebeu a bola no canto esquerdo da grande área e chutou forte, com a bola batendo no travessão e morrendo dentro do gol da Unifor, sem chance de defesa para o goleiro adversário. A UFC continuou com maior posse de bola e a Unifor não conseguia esboçar reação.
Cinco minutos depois foi a vez de Adison ampliar o marcador. O zagueiro da Unifor se atrapalhou com a bola, com o atleta da UFC tomando-a e marcando também um bonito gol. Driblou o goleiro e tocou para as redes, mesmo com um jogador da Unifor no gol tentando evitar mais um tento. O placar poderia ter se ampliado mais, quando aos 36 minutos a trave salvou a Unifor de levar o terceiro gol.
Três minutos depois, entretanto, novamente Yuri aumentou a vantagem. Num cruzamento da direita, o atleta deslocou seu marcador e chutou no canto esquerdo do goleiro da Unifor, marcando seu segundo gol e o terceiro da UFC. A primeira etapa terminou com o placar de 3 a 0 para a UFC. No intervalo, Clovandi parabenizou a equipe pelo placar construído na primeira etapa, mas alertou que não se podia baixar a guarda e era preciso manter o ritmo.

A UFC voltou com o mesmo padrão de jogo, marcando forte, mas buscando explorar o contra-ataque. Aos sete minutos, entretanto, ocorreu o primeiro fato que iria influir no desempenho da UFC: após receber uma falta sem bola de um jogador da Unifor, Yuri revidou a agressão. Um pequeno bate-boca ocorreu e o juiz da partida expulsou apenas o jogador da UFC. Com um jogador a menos e o desfalque no setor de ataque, a equipe da UFC concentrou-se na marcação, o que não impediu que, numa chance de gol, Juninho desperdiçasse uma excelente oportunidade de marcar o quarto tento, aos 22 minutos.
Mesmo com um jogador a menos a UFC continuou dominando o jogo
Aos vinte minutos ocorreu o terceiro ato confuso da arbitragem que influiu diretamente no jogo: um defensor da Unifor recuou a bola com os pés para o goleiro, que a segurou com as mãos. O árbitro deveria marcar tiro indireto para a UFC, mas mandou o jogo seguir. Aos 37 minutos, numa cobrança de falta, a Unifor marcou o segundo gol. Antes o jogo havia sido interrompido para o atendimento de um jogador da Unifor, que acabou saindo de campo, contundido, e o juiz resolveu dar quatro minutos de acréscimo.
Já nesse tempo extra, mais um lance controverso: o árbitro, num lance disciplinar, resolveu punir o jogador Walter. Como já tinha recebido um cartão amarelo na primeira etapa, recebeu o cartão vermelho. Durante quase todo o tempo adicional a UFC jogou com dois atletas a menos, mas resistiu à pressão da Unifor e manteve o placar. A aplicação de todos os jogadores foi o destaque da partida, valendo ressaltar o desempenho de Yuri – apesar da expulsão – no ataque, Breno na marcação no meio campo e o estreante quarto-zagueiro Elói na defesa.

A confusa arbitragem desagradou às duas equipes

Time de futebol da UFC, finalista dos JUC