domingo, 31 de julho de 2016

Futsal feminino da UFC é campeão da Copa da Integração

O time de futsal feminino da Universidade Federal do Ceará (UFC) sagrou-se campeão da Copa da Integração. O torneio foi realizado na manhã de sábado, 31, na quadra do Centro Esportivo Universitário (CEU). A competição contou com quatro equipes participantes: o Mulherio Futebol Clube (MFC), a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-CE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a UFC.

O primeiro jogo foi entre o MFC e o IFCE. O jogo foi equilibrado, mas desde o início o IFCE demonstrou uma leve superioridade, que acabou se traduzindo num placar de 4 a 2 para as meninas do Instituto Federal. A fórmula de sistema de copa proporcionou ao IFCE, com a vitória, vaga na final, enquanto a equipe do MFC iria jogar pela disputa do terceiro lugar.
Abrindo a Copa da Integração, o IFCE venceu o MFC por 4 a 2
O segundo jogo foi entre a UFC e a APCEF-CE. Desde o início a equipe da casa dominou as ações. Com uma maior posse de bola, passe e preparo físico, a UFC envolveu as adversárias e chegou facilmente à vitória com o placar elástico de 5 a 1, conquistando a segunda vaga na final da competição.
No segundo jogo, a UFC venceu a APCEF-CE por 5 a 1 e conquistou vaga na final
O terceiro jogo da Copa da Integração foi a disputa pela terceira colocação, entre MFC e APCEF-CE. Para quem pensava em um jogo morno, sem motivação, as duas equipes fizeram uma disputada partida decidida apenas nos minutos finais. O placar foi aberto pelo time do MFC A partida, entretanto, continuou equilibrada e a APCEF-CE pressionava em busca do gol de empate, que veio ainda no primeiro tempo. As duas equipes continuaram fazendo uma partida disputada e equilibrada, quando se pensava que a disputa iria para a cobrança de pênalti, aos dois minutos do final, a APCEF-CE fez o gol que garantiu a terceira colocação na competição: APCEF-CE 2 x 1 MFC.
 
 MFC e APCEF-CE realizaram uma disputada partida pelo terceiro lugar
Jogadoras do MFC se confraternzam e entregam medalhas às atletas da APCEF-CE
Time de futsal feminino da APCEF-CE, terceiro colocado na Copa da Integração
A partida final reuniu as equipes da UFC e IFCE. Ambas haviam vencido seus confrontos iniciais, e a expectativa era de uma partida pegada e equilibrada. Adversamente disso, logo nos primeiros minutos a UFC abriu o placar através da capitã da equipe, Paloma, destaque da partida, autora de três gols. O gol pareceu ter desestruturado a equipe do IFCE, que não conseguia desvencilhar-se da marcação do time da UFC, que assumiu o controle da partida. O primeiro tempo terminou com o placar de 4 a 0 para a equipe da casa. O segundo tempo continuou com o mesmo panorama: as meninas da UFC trocando passes e administrando a vantagem. O IFCE demonstrou ter sentido o desgaste físico e a UFC foi ampliando o placar. A vitória veio com o placar de 7 a 1.

 UFC e IFCE fizeram a final da Copa da Integração
 As meninas da UFC dominaram a partida
 A final terminou com o placar de 7 a 1 para a UFC
 Vice-campeãs da Copa da Integração, atletas do IFCE recebem a premiação
Time de futsal feminino do IFCE, vice-campeão da Copa da Integração
 Atletas da UFC recebem a premiação pelo título de campeãs da Copa da Integração
 

 Diretor do Desporto da UFC e técnico do time da UFC Wildner Lins entrega troféu de campeão à capitã do time Paloma
Time de futsal feminino da UFC, campeão da Copa da Integração

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Desporto da UFC se destaca no lançamento do Projeto UFC Arte Desporto


A Universidade Federal do Ceará lançou na noite de quinta-feira, 28, o projeto UFC Arte Desporto, que tem por finalidade fomentar, incentivar e dar sustentação a ações da Instituição nas áreas de arte, cultura e desporto. A solenidade ocorreu no Teatro José de Alencar, que foi palco de diversas apresentações artísticas. O Desporto da UFC teve papel de destaque, com a presença de uma pequena amostra de seus muitos atletas premiados.
A solenidade contou com a apresentação do coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do coral da UFC, da Orquestra Sinfônica da UFC, do Grupo de Batuque Casa Caiada e do Grupo de Dança Oré Anacâ. Conduzido pelo reitor em exercício da UFC, professor Custódio Almeida, o evento marcou o início de uma nova era nas áreas da arte, cultura e desporto da Instituição.
 Corais da UFC e do ICA, Orquestra Sinfônica da UFC e grupo de Batuque Casa Caiada
 Reitor em exercício, Custódio Almeida, conduziu o evento e apresentou o Projeto
O professor Custódio expôs os principais pontos do projeto. “Visa criar um fundo para financiar e promover ações de cultura, arte, esportes, bem como uma teia de pessoas e instituições para dar suporte a isso”, ressaltou. Através da captação de recursos, de doações espontâneas, mediante a lei de incentivos à cultura e esportes, além de patrocínios, será gerado um fundo a ser administrado por um conselho gestor, que irá acompanhar a aplicação dos recursos e a definição de como e onde serão aplicados.

Custódio destacou que alguns entraves burocráticos dificultam a doação partida de empresas privadas, instituições e até pessoas físicas para as ações da UFC. Para facilitar esse mecanismo, uma conta será disponibilizada pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, vinculada à UFC, para receber os recursos captados. “Dessa forma teremos uma agilidade maior na captação e na aplicação desses recursos”, disse. São integrantes do corpo de promoção e execução desse projeto a Secretaria de Cultura Artística da UFC, o Desporto Universitário da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Coordenação de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, o Instituto de Cultura e Artes (ICA) e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES).
Diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins, fala sobre a importância do Projeto
O diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins, falou sobre o progresso da UFC no campo dos esportes. “Em pouco mais de três anos, saímos do 112º lugar no ranking de desporto das universidades brasileiras para o seleto grupo das dez melhores colocadas nacionalmente”, salientou. Wildner citou como divisor de águas a criação da Bolsa de Rendimento Esportivo, que acabou tornando-se referência e copiado por diversas instituições de ensino superior no País.
A parceria entre UFC e comunidade renderá bons frutos para a Cultura, Arte e Desporto
“Nosso aluno tem o perfil de precisar estudar bastante para ingressar na UFC, além de ter ainda mais empenho nas atividades acadêmicas, sendo que muitos, além disso, ainda precisam de um suporte financeiro para se manterem. Muitos buscavam bolsas de monitoria e outras para conseguir complementar o custeio de despesas comuns ao estudo, e com a criação da Bolsa de Rendimento Esportivo puderam ter o foco, fora o estudo, voltado para o esporte. Isso fez a diferença”, explicou.
O diretor do Desporto da UFC elencou alguns dos muitos títulos que a Instituição conquistou em competições esportivas locais e nacionais, como o de campeão brasileiro universitário de Futebol 7 de 2015, campeão brasileiro da segunda divisão de basquete masculino dos Jogos Universitários Brasileiro – é a única instituição pública que ganhou esse título -, etc.

Em seguida à sua fala, Wilder chamou ao palco a delegação de atletas que representava o Desporto da UFC: Felipe Santiago (basquete), Camila Sampaio (Futsal), os irmãos Breno Mateus e Karla Rebecca (Karatê), Patrícia Távila (judô), Bruno Braga (Futebol) e Gabriel Jorge (vôlei). Felipe, pivô campeão nacional da segunda divisão de basquete universitário, ressaltou a importância do projeto para dar um suporte maior aos atletas e ao desporto da UFC.
Delegação representou os muitos atletas do Desporto Universitário da UFC
Pivô de basquete Felipe Santiago: "o projeto vai dar um suporte maior ao Desporto"
Camila Sampaio destacou que mesmo com todas as dificuldades, o futsal feminino da UFC tem se destacado, conquistando títulos, não obstante ter como concorrentes times que possuem jogadoras profissionais do esporte, enquanto ela e suas colegas de equipe se dividem entre treinos, competições e estudos.
Camila Sampaio citou conquistas e lembrou que a UFC concorre com equipes profissionais
Os irmãos Breno Mateus – campeão mundial escolar de Karatê – e Karla Rebecca – campeã brasileira de Karatê em 2013 – falaram sobre a alegria de representar a UFC em competições e como se sentem integrados à Instituição.
Atletas com títulos nacionais e mundiais, os irmãos Breno Mateus e Karla Rebecca
 Patrícia D’Ávila, campeã brasileira de judô, ressaltou o espaço para treinamento do esporte na UFC, onde, inclusive, há disciplinas no IEFES, onde ela é aluna do Curso de Educação Física.
 Patrícia Távila, atleta de judô e presidente da Associação Atlética do IEFES
Bruno Braga falou de seu histórico e ligação com a UFC, primeiro como aluno do Ensino à Distancia (EAD) de Matemática, depois na graduação presencial, onde é aluno do Curso de Educação Física. Destacou que foi na UFC que passou a ser atleta regular de futebol e futsal, sendo escolhido o melhor jogador na campanha de 2015 de Futebol 7 da LDU, em Goiânia, quando defendeu três pênaltis na final e ajudou a ganhar o título.
Bruno Braga, campeão brasileiro universitário de Futebol 7 em 2015
Por último o atleta de vôlei Gabriel Jorge citou algumas das conquistas e participações do time da UFC, como a Liga Universitária, Jogos Universitários Cearense e campeonato cearense. O atleta acrescentou que o projeto vai proporcionar um incremento e uma possibilidade de alçar voos mais altos.

Gabriel Jorge, atleta de vôlei: "o projeto vai possibilitar voos mais altos"
O evento foi encerrado com um coquetel nos jardins do Teatro José de Alencar e apresentações do Grupo de Batuque Casa Caiada e do Grupo de Dança Popular Oré Anacã.
Da esquerda para a direita: Tancredo Menezes (técnico de basquete), Wildner Lins, Gabriel Jorge, Camila Sampaio, Patrícia Távila, Felipe Santiago, Karla Rebecca, Clovandi Costa (coordenador do Núcleo de Futebol da UFC) e Breno Mateus
Reitor em exercício, professor Custódio Almeida, visita o estande do Desporto UFC, sendo recebido pelo coordenador do Núcleo de Futebol da UFC, Clovandi Costa
Da esquerda para a direita: professor Custódio Almeida, Patrícia Távila, Clovandi Costa, Bruno Braga, Tancredo Menezes, professor Manoel de Andrade Furtado (Pró-Reitor de Assuntos Estudantis), Gabriel Jorge, Felipe Santiago e Wildner Lins, no estande do Desporto da UFC

terça-feira, 26 de julho de 2016

CAD E ATLÉTICAS DEFINEM PROGRAMAÇÃO DO JUFC 2016 DE FUTEVÔLEI, VÔLEI DE PRAIA E XADREZ

Realizada neste terça (26) na Coordenadoria de Atividades Desportivas (CAD), a reunião entre representantes da CAD e das Atléticas definiu o calendário para os Jogos da UFC 2016 de Futevôlei, Vôlei de Praia e Xadrez, que serão utilizadas como preparatórios para a formação das equipes da UFC nos Jogos Universitários Cearenses (JUC's) 2016.




O período de inscrições para o JUFC 2016 de Futevôlei e Vôlei de Praia ocorrerá até as 9h do dia 02 de agosto (terça), quando acontece o Congresso Técnico (CT). A competição será realizada nos dias 06 e 07 de agosto.



Já o JUFC 2016 de Xadrez terá o período de inscrição encerrado as 9h do dia 09 de agosto (terça), início do CT da modalidade. A competição ocorre no dia 13 de agosto.

As três modalidades tem inscrição no feminino e no masculino.


A classificação atualizada do JUFC 2016  do Campus Fortaleza com a pontuação do Futebol foi apresentada às Atléticas, e classifica o IEFES em primeiro, Tecnologia em segundo, Ciências em terceiro e Direito em quarto. As demais Atléticas não possuem pontuação por não ter participado da competição.

Estavam presentes na reunião os representantes da CAD, Wildner Lins e David Mota, da Atlética da Tecnologia, Tony Pereira, das Ciências, Bruno Queiroz, do Direito, Newton Beviláqua e da Famed, Flora.

O JUFC 2016 é uma promoção da UFC através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com realização da CAD e das Atléticas. O evento tem como objetivos promover a integração dos estudantes entre campi,  estimular a prática esportiva saudável, utilizar as práticas esportivas como ferramenta na formação psico-social dos alunos e revelar talentos esportivos que possam representar a universidade em competições estaduais e nacionais.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vôlei da UFC perde e está fora do TAVS

Jogando abaixo do que usualmente pode render, o time de vôlei masculino da UFC foi derrotado pelo Brasiliam nas quartas de final e foi eliminado do TAVS - Torneio Aberto de Vôlei do SESC -, em partida realizada no ginásio do Serviço Social do Comércio, no sábado, 23. Mostrando nervosismo e errando bastante, a equipe foi derrotada pelo placar de dois sets a zero, com parciais de 25 a 18 e 25 a 23.

Já no primeiro set o time da UFC demonstrou um nervosismo que iria ser fundamental para seu mau desempenho. Errando bastante, permitiu que o time do Brasiliam abrisse uma boa vantagem. Com o tempo, o time demonstrou uma maior atenção e chegou a enconstar no placar. Quando estava em 13 a 11 o técnico do Brasiliam viu-se forçado a pedir tempo, a fim de barrar o crescimento da equipe da UFC. Novamente os erros voltaram a nortear a atuação da UFC e o primeiro set foi fechado em 25 a 18.

No segundo set a UFC sabia que teria que vencer para forçar a decisão no "tie break", e deu sinal de que poderia reagir e levar a partida para isso. No início conseguiu equilibrar o jogo, mas logo os erros voltaram a acontecer e o Brasiliam abriu vantagem, que foi diminuída pela UFC. Quando o placar apontava 19 a 17 o técnico do Brasiliam novamente pediu tempo para barrar a reação da UFC. A estratégia a princípio não surtiu efeito e a UFC chegou a empatar esse set em 20 a 20. A partir daí o Brasiliam abriu os dois pontos decisivos no placar, e mesmo a UFC buscando o empate para forçar um set point em dois pontos consecutivos, caso empatasse em 24 a 24, a equipe adversária conseguiu manter a vantagem e no match point fechou em 25 a 23. Erros básicos influenciaram no insucesso da UFC, como no saque, responsável nada menos do que cinco dos pontos do time do Brasiliam.

 Erros de saque foram fundamentais na derrota
 O bloqueio da UFC foi explorado pelo adversário
 Em muitas vezes não conseguiu parar o ataque adversário
 O ataque da UFC paraou algumas vezes no bloqueio

Final de jogo a equipe do Brasiliam saiu-se vencedora

domingo, 17 de julho de 2016

IEFES goleia na final e é campeão de Futebol dos JUFC


O time do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) sagrou-se campeão do torneio de futebol de campo dos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC), promovido pelo Desporto da UFC, em partida realizada na manhã de sábado, 16/07, na Areninha Genibaú. Na final o time do IEFES enfrentou o do Centro de Tecnologia, goleando pelo placar de 9 a 1.
Os dois times começaram a partida bem cautelosos, sem se arriscar muito ao ataque, mas logo foi evidenciada a superioridade do time do IEFES, que tinha a maior posse de bola e fazia girá-la através da troca de passes rápidos. O time do Centro de Tecnologia buscava barrar as ações do adversário, mas a rapidez e os acertos de passes dificultavam o bloqueio.

Jogo começou com as duas equipes bastante cautelosas
Essa monopolização das ações se traduziu em gol aos seis minutos, quando o IEFES abriu o placar através de Yuri, num chute de fora da área. Apesar do gol sofrido, a equipe do Centro de Tecnologia manteve a estratégia de bloquear as ações do IEFES e tentar sair em contra-ataque. A estratégia acabou dando resultado e aos doze minutos, exatamente num contra-ataque pela direita, conseguiu o empate.

Num chute por alto de fora da área, Yuri abriu o placar para o IEFES

O gol, entretanto, não mudou o panorama do jogo. O IEFES continuou tocando a bola e esperando o melhor momento para o ataque. A euforia pelo empate por parte do Centro de Tecnologia, entretanto, durou pouco. Um minuto após levar o gol de empate o IEFES fez seu segundo gol, novamente do atleta Yuri. Enquanto o IEFES trocava passes e administrava a vantagem do placar e da parte técnica, o Centro de Tecnologia continuava na tentativa de barrar o jogo do oponente.
Aos dezoito minutos o IEFES ampliou o marcador. Vicente, num chute de fora da área, à meia altura, colocou a bola no canto esquerdo do goleiro do Centro de Tecnologia. O IEFES praticamente realizou um primeiro tempo “ataque contra defesa”, tendo sido a marcação de seu gol a única vez em que o Centro de Tecnologia atacou o adversário. O primeiro tempo terminou com o placar de 3 a 1 para o IEFES.


Vicente marcou o terceiro gol do IEFES

Veio o segundo tempo e o cenário não se alterou. Aos sete minutos Renan marcou o quarto gol do IEFES. Num cruzamento rasteiro da esquerda, o camisa 9 esticou-se todo e mandou a bola para o fundo das redes do Centro de Tecnologia. Poucos minutos depois, o atleta contundiu-se e saiu carregado de campo.

Renan se estica todo para marcar o quarto gol do IEFES
 
Pouco depois de fazer o gol Renan sai de campo contundido

Parecendo sem ter forças para reagir, o Centro de Tecnologia limitava-se a observar seu adversário trocar passes e tentava se defender. Não deu resultado: aos treze minutos Breno fez o quinto gol do IEFES, quando driblou um adversário e tocou na saída do goleiro do Centro de Tecnologia, que viu a bola lentamente entrar no canto esquerdo.

Com um toque no canto esquerdo deslocando o goleiro, Breno marcou o quinto gol
Cinco minutos depois foi a vez de Tiago marcar o sexto gol da equipe do IEFES. Em novo cruzamento rasteiro da esquerda que passou pela defesa do Centro de Tencologia, Tiago apenas escorou a bola para o fundo das redes.

Escorando cruzamento da esquerda, Tiago fez o sexto gol do IEFES
Aos vinte e quatro minutos novamente Breno marcou, num ataque pela direita, vencendo um defensor e o goleiro do Centro de Tecnologia, sem dificuldades ampliando o placar para 7 a 1.

Marcando seu segundo gol na partida, Breno faz o sétimo do IEFES
Foi apenas o tempo de comemorar, reiniciar a partida e novamente o IEFES marcar outro gol, o oitavo, através de Vicente, assinalando seu segundo gol na partida. Junto com Yuri, e Breno, Vicente foi o artilheiro da partida, com dois gols cada. Para se ter uma ideia da superioridade da equipe do IEFES, somente aos 28 minutos o Centro de Tecnologia chutou uma bola contra o gol defendido por Bruno, que praticamente foi um mero espectador na etapa final. A vitória foi fechada com um gol de Raoni, aos 29 minutos. O jogo transcorreu na maior tranquilidade e vale ressaltar que, mesmo diante de um placar elástico, em momento algum o Centro de Tecnologia apelou para faltas ou violência, lutando bravamente no melhor espírito esportivo, honrando o vice-campeonato que conquistou.

 
  Atletas do IEFES recebem a medalha de campeão do JUFC
 
O capitão do time do IEFES, Renan, levanta o troféu de campeão
 
 
 IEFES, campeão de futebol do JUFC
 
Centro de Tecnologia recebe premiação pelo vice-campeonato
 
Centro de Tecnologia, vice-campeão do JUFC
 
Comissão Organizadora do JUFC - Desporto UFC
 
 Arbitragem teve trabalho tranquilo na partida