segunda-feira, 30 de maio de 2016

UFRN é campeã no basquete feminino dos JUF. UFC fica com o vice-campeonato


A UFRN sagrou-se campeã de basquete feminino dos Jogos das Universidades Federais, realizados na quadra do CEU. O torneio reuniu equipes da UFC, UFPE, UFBA e UFSE. A equipe da UFC foi a vice-campeã da edição de 2016, com a UFPE terminando em terceiro e a UFBA na quarta colocação. A final ocorreu na manhã de domingo, 29.

 Premiação para as duas equipes que fizeram a final do basquete feminino
Meninas da UFC lutaram bastante, mas ficaram com o vice-campeonato
No primeiro jogo do domingo, a UFBA e UFPE decidiram terceiro e quarto lugares, com as pernambucanas levando a melhor pelo placar de 52 a 47. Em seguida veio a grande final. O jogo entre as cearenses e as potiguares foi muito equilibrado. No primeiro quarto as duas equipes se arriscavam pouco no ataque, imprimindo forte marcação. Os erros foram muitos, tanto nas infiltrações quanto nos arremessos de longa distância, ficando a vitória nesse período com a UFC por 12 a 10.

 Equipes estavam muito nervosas, venceu quem errou menos
Meninas da UFC marcaram bem, mas erraram muito no ataque
No segundo quarto as equipes continuaram marcando e errando muito, com mais incidência o time da UFC. Os erros no ataque começaram a custar ao time cearense a vantagem no placar. Por sua vez as potiguares passaram a converter os arremessos e passaram à frente no placar. Esse período terminou com o placar de 13 a 8 para a equipe da UFRN.

Equipe da UFRN não deu espaço para as cearenses
O técnico Hemanuel Xavier trocou a marcação zona por individual e a princípio o terceiro quarto começou um pouco mais equilibrado, mas logo o nervosismo manteve os erros no ataque e as meninas da UFC não conseguiam acertar os arremessos, principalmente os de curta distância. A equipe da UFRN impôs um jogo veloz e continuou envolvendo a equipe local. O placar desse quarto terminou em 14 a 8 para as visitantes.

Técnico Hemanuel Xavier fez várias alterações táticas
No quarto e último período, as meninas da UFC lutaram bastante, mas não conseguiram superar o nervosismo e os erros. A UFRN administrava o tempo e a vantagem que possuía no placar. Até o último instante a equipe local lutou bravamente, até conseguiu equilibrar mais a partida, mas não conseguiu reverter o quadro, tendo esse quarto encerrado com o placar de 9 a 8. No final, a partida teve o placar de UFRN 46 x 36 UFC.
















As finais do torneio masculino foram disputadas no ginásio do Colégio Juvenal de Carvalho. A UFC venceu a UFSE pela disputa pelo terceiro lugar pelo placar de 56 a 52. No jogo de fundo, UFRN e UFBA disputaram o título, com a equipe baiana levando a melhor, terminando o jogo com o elástico placar de UFBA 97 x 53 UFRN.

domingo, 29 de maio de 2016

JUC's: Time de Vôlei Masculino da UFC perde jogo acirrado contra a Universidade de Fortaleza

O time de vôlei masculino da UFC jogou hoje contra o time de vôlei da UNIFOR, na qual perdeu por placares muito aproximados.


No primeiro set, a UFC fez 25 pontos 


No segundo set 17 pontos contra 25 pontos da UNIFOR

 
No terceiro set os placares tiveram diferenças mínimas, o time da UFC fazendo 23
 pontos e UNIFOR 25 pontos.

No quarto set, o time da UFC fez 20 pontos, e UNIFOR 25 pontos.

Destaques para os jogadores Fonteles e Massumi do time da UFC, e Eric e Alan da UNIFOR.
Segundo o treinador César Augusto, este ano foi a primeira final contra a UNIFOR desta formação de jogadores de vôlei, tida como emblemática, ressaltando a recente preparação, dedicação e empenho do time, que está caminhando para alcançar espaço e títulos.

UNIFOR goleia time de futsal feminino da UFC e se aproxima do título do JUC's

O dia de hoje foi do time de futsal feminino da Universidade de Fortaleza, tendo um placar de oito gols contra o time da UFC.

Aos quatorze minutos do primeiro tempo, o jogo estava 1x0
No final do primeiro tempo, a Universidade de Fortaleza fez 3 gols
Aos dez minutos do segundo tempo o placar estava 5x0, e após alguns minutos, fizeram mais três gols.
 A goleira Bia Monte ainda realizou boas defesas, e mesmo com o time da UFC fazendo excelentes marcações, o desgaste físico da equipe fez o placar da equipe adversária se alargar, e 
a Universidade de Fortaleza seguiu ganhando em casa, com o placar final de 8x0.


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Basquete feminino e masculino da UFC estreiam com vitória expressiva nos JUF


A UFC estreou bem nos Jogos das Universidades Federais (JUF) da modalidade de basquete, que começaram nessa quinta-feira, 26, e ocorrerá até domingo, 29, na quadra do CEU. A competição tem torneio masculino e feminino e reúne equipes de diversas universidades federais do Nordeste. Os times masculino e feminino venceram bem seus jogos de estreia.

A competição feminina reúne as equipes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahis (UFBA) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A masculina reúne, além das cinco com também representação no torneio feminino, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A primeira a entrar em quadra das equipes representantes cearenses foi o time feminino. As meninas da UFC enfrentaram na estreia a UFPE. O início foi truncado e o time treinado por Hemanuel Xavier encontrou dificuldade no jogo imposto pelas pernambucanas. O equilíbrio marcou todo o primeiro quarto, com muita marcação, correria e pouco espaço para arremessos e infiltrações. Esse período acabou vencido pelas visitantes com o placar de UFC 7 x 8 UFPE.

Apenas o primeiro quarto foi equilibrado, com vitória das pernambucanas
 
No intervalo do primeiro para o segundo quarto Hemanuel pareceu ter dado um “sacode” em suas atletas, que voltaram num ritmo alucinante. Marcando pressão, acertando arremessos de longa distância e rápidos contra-ataques, as meninas da UFC envolveram a equipe de Pernambuco e abriram uma expressiva vantagem no placar. A mudança de postura parece ter sido sentida pela equipe adversária, que começou a errar passes e arremessos. O segundo quarto foi vencido pela UFC pelo marcador de 15 a 11.
Técnico Hemanuel Xavier "acordou" seu time, que partiu para cima das pernambucanas
 
Veio o terceiro período e o time da UFC pareceu ter tirado o pé do acelerador, mas em nenhum momento foi comprometida a vantagem no placar. Os acertos, entretanto, passaram a diminuir mas a boa marcação exercida pela equipe cearense não permitia reação das pernambucanas. Esse quarto também teve vitória das meninas da UFC por 10 a 7.
No quarto e último período o time de basquete feminino da UFC apenas administrou a vantagem, mantendo a forte marcação, voltando o placar a ser apertado, mas sem que houvesse ameaça à vitória, que acabou sendo selada por 9 a 8. No cômputo geral, o placar da partida foi UFC 51 x UFPE 34.

Meninas do basquete da UFC estrearam com vitória nos JUF
 
Depois das meninas foi a vez do time masculino de basquete da UFC entrar em quadra para a estreia, enfrentando o time da UFRPE. No segundo confronto Ceará x Pernambuco dos JUF os comandados do técnico Tancredo Menezes atropelaram o adversário. Logo nos primeiros instantes de jogo a UFC impôs um ritmo muito forte, com marcação pressão e rápidos contra-ataques. O primeiro quarto terminou com o elástico placar de 19 a 2 para a UFC.

No primeiro quarto time da UFC impôs um ritmo muito forte para cima da UFRPE
 
No segundo quarto os meninos da UFC mantiveram a forte marcação defensiva, porém apresentou uma caída de produção no ataque. O time passou a arremessar mais de longa distância, girar mais a bola. A equipe pernambucana não conseguia se desvencilhar da marcação e errava muitos passes. Esse período também foi vencido pela UFC por 9 a 7.
O terceiro período não registrou muita mudança do panorama anterior. O time da UFC girando a bola, usando os 24 segundos para o ataque e marcando forte o adversário. O time pernambucano continuava errando muito no ataque, com esse quarto registrando o placar de UFC 13 x 4 UFRPE.

Equipe do técnico Tancredo Menezes impôs seu jogo do começo ao fim
 
O quarto e último período foi apenas de administração de vantagem. Com uma folga no marcador, a UFC continuava com uma boa postura defensiva e procurava gastar o tempo. Também foi boa a média de conversão de arremessos de longa distância. Esse foi o período mais equilibrado, mas mesmo assim também vencido, como os demais, pela UFC, por 8 a 7. No final, o placar apontou UFC 59 x 20 UFRPE.
Marcação e velocidade foram alguns dos pontos principais da equipe da UFC
 
Os demais resultados da rodada de abertura foram UFRN 60x 19 UFSE (feminino); UFSE 63 x 55 UFRN (masculino); UFPE 64 x 44 UFCG (masculino).

Faculdade Lourenço Filho e Unichristus decidirão título do futsal masculino dos JUC


O título do futsal dos Jogos Universitários Cearenses (JUC) e a vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB) serão decididos pela Faculdade Lourenço Filho e Unichristus. As duas equipes conseguiram a classificação para a grande final na rodada semifinal realizada na manhã de quinta-feira, 26, na quadra do CEU. A Faculdade Lourenço Filho venceu a Faculdade Atheneu por 6 a 5 e a Unichristus bateu a UFC por 2 a 1. Ambos jogos foram carregados de emoção e até o final prenderam a atenção.
Na primeira partida, a FLF chegou a abrir o elástico marcador de 6 a 2 sobre a Atheneu. Aos poucos a Atheneu foi reagindo e a diferença foi diminuindo e a faltando poucos segundos do final a FLF ganhava por apenas um gol, conseguindo segurar o placar até o apito final.

Sem conseguir repetir as atuações passadas, o time da UFC foi vencido pela Unichristus em um jogo que, apesar do pouco número de gols, foi igualmente bastante disputada. As duas equipes começaram o jogo cautelosas, arriscando pouco o ataque. Optaram pela troca de passes, estudar o adversário e esperar a melhor oportunidade para encaixar um ataque. Poucas eram as oportunidades de gol criadas por ambas partes.

Cabia à UFC, entretanto, uma ação mais efetiva em busca do gol. O jogo continuava equilibrado e truncado, com as duas equipes demonstrando claramente nervosismo. Aos cinco minutos, cravados, a UFC abriu o marcador, através de Adison.

Adison abriu o marcador aos cinco minutos do primeiro tempo
 
O gol obrigou a Unichristus a sair mais em busca do empate. O jogo começou a ficar mais aberto, mas as equipes continuavam com certo nervosismo, nitidamente percebido na dificuldade que tinham em criar oportunidades de gol. Aos 11min32seg, numa rápida troca de passes no ataque, a Unichristus empatou a partida.

Veio o intervalo e as duas equipes retornaram com a mesma postura. A Unichristus tentou criar algumas oportunidades, todas parando em excelentes defesas do Goleiro Tiago. Em outra jogada rápida, a Unichristus conseguiu marcar seu segundo gol, aos 11min36seg. A UFC procurou manter a calma e não sair afoita em busca do empate, procurando organizar chances de gol, que acabavam não acontecendo. O time da casa passou a lançar mão do “goleiro-linha”, e quase chegou ao empate em uma chance de gol com o atleta Breno. Até o final a UFC lutou, mas não conseguiu o empate para levar a partida para uma prorrogação.




quinta-feira, 26 de maio de 2016

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Futsal masculino da UFC se classifica em primeiro para a semifinal dos JUC


O time de futsal masculino da UFC classificou-se para a semifinal dos Jogos Universitários Cearenses ao vencer o time da Unifor por 3 x 1, na noite da terça-feira, 24, em partida realizada na quadra do CEU. A UFC foi a primeira do seu grupo e enfrentará na semifinal a Unichristus, em partida que ocorrerá na quinta-feira, 26, às 10:15h, também na quadra do CEU.
O jogo teve alguns momentos tensos. A Unifor, que havia perdido a partida anterior para a Faculdade Lourenço Filho (FLF), precisava da vitória por mais de um gol de diferença para tentar a classificação. Ao time da UFC bastaria um empate ou até mesmo se perdesse por um gol de diferença conseguiria classificar-se. Antes da partida, o técnico Wildner Lins expôs à sua equipe a forma como o adversário jogava e a maneira de neutralizá-la.

Técnico Wildner Lins expõe aos atletas como deveriam jogar e superar a Unifor
 
O primeiro tempo foi das duas equipes se estudando, mas sem se arriscar muito. Mesmo precisando da vitória, o time da Unifor não conseguia criar oportunidades de gol. Por outro lado a UFC administrava o tempo e a vantagem do regulamento, fazendo a bola girar e marcando forte o adversário. Nenhuma das duas equipes estiveram perto de abrir o marcador, parecendo que ambas estavam se resguardando para a etapa final.
 
Primeiro tempo foi de muito toque de bola e poucas oportunidades de gol

No intervalo o técnico Wildner Lins ressaltou que a equipe adversária viria para o “tudo ou nada”. Ainda assim, precisando da vitória, o time da Unifor não conseguia criar oportunidades de gol, com a UFC tocando a bola e administrando a vantagem. A dedicação tática surtiu efeito e a 1min23seg a UFC abriu o marcador, através de Adison. Estava aberto o caminho para a vitória.
A UFC abriu o marcador através de Adison
 
A missão do adversário passou a ficar ainda mais difícil, mas em momento algum a Unifor ameaçava o gol da UFC, que, adversamente, tocava a bola e buscava ampliar o marcador, o que acabou ocorrendo através de Breno, que marcou aos 4min22seg depois de uma roubada de bola e rápido contra-ataque. O adversário passou a necessitar de, pelo menos, quatro gols para classificar-se às semifinais, passando a lançar mão do “goleiro-linha”.
À medida que o tempo ia passando, o nervosismo ia dominando o time da Unifor. A arbitragem quase complica, deixando o jogo correr solto e, quando percebeu que era necessário frear o ímpeto dos atletas, tentou contê-lo distribuindo cartões amarelos. Houve alguns momentos de discussão entre os atletas, mas que se limitaram ao calor da partida. Diante do desespero do adversário, a UFC teve várias oportunidades de ampliar o placar, em situações do adversário com “goleiro-linha”, mas não acertou os chutes de longe. A partida encaminhava-se para o final, mesmo assim a Unifor não se entregava. Mas foi a UFC, entretanto, que marcou mais uma vez. Como já havia estourado as cinco faltas, a UFC teve a seu favor um tiro livre direto sem barreira, cobrado por Adison, resultando no terceiro gol, faltando apenas 50 segundos para o final. Quatro segundos depois a Unifor marcou seu “gol de honra”, e a partida finalizou com a vitória UFC 3 x 1 Unifor.

Time de Futsal da UFC classificou-se em primeiro lugar da sua chave para a semifinal

 
 

 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Basquete feminino da UFC joga bem, mas perde para a Unifor


O time de basquete feminino da UFC jogou bem, mas não conseguiu superar a Unifor, em partida dos Jogos Universitários Cearenses, na noite dessa segunda-feira, 23, na quadra do CEU. As meninas da UFC marcaram muito bem, tiveram uma boa postura defensiva, mas os erros no ataque foram decisivos para a definição do jogo. A partida foi muito equilibrada e a UFC chegou a ganhar o quarto período.

Time da UFC se portou muito bem defensivamente
 
Adversamente do último jogo, a defesa do time da UFC funcionou muito bem. Além de neutralizar as principais jogadas das adversárias evitava os arremessos de três pontos. Fazendo a bola girar e gastando o tempo de ataque, a UFC conseguiu manter o equilíbrio da partida. O primeiro período terminou UFC 9 x 10 Unifor.
Os erros no ataque prejudicaram o time da UFC
 
No segundo período as meninas da UFC erraram muitos contra-ataques, não convertendo bandejas que acabaram por fazer falta. O time da Unifor também não conseguia se desvencilhar da marcação, mas passou a errar menos no ataque. As poucas oportunidades que tinha de arremesso eram convertidas. Esse período também foi vencido pela Unifor, ficando o placar em UFC 5 x 10 Unifor.
Equilíbrio marcou o jogo da UFC contra a Unifor
 
No intervalo do segundo para o terceiro período, o técnico Hemanuel Xavier tentou acertar o time, lembrando que não era suficiente apenas uma boa marcação, mas eficiência no ataque. Veio o terceiro período e a bola de três pontos da Unifor começou a cair. Sem espaço para infiltrar, as adversárias passaram a arremessar de longa distância. O terceiro período terminou com o placar de UFC 7 x 12 Unifor.

Técnico Hemanuel Xavier armou um forte esquema defensivo
 
O quarto período foi o melhor do time da UFC, que envolveu o time da Unifor e passou a acertar no ataque. Ao mesmo tempo em que não dava espaço para a Unifor, as meninas da UFC imprimiram velocidade ao jogo. As infiltrações acabaram por resultar em cestas e o placar sendo diminuído. Até o último minuto o time da UFC lutou, mas as bandejas não convertidas dos períodos anteriores acabaram por fazer falta. Esse período foi vencido pela UFC, ficando o placar em UFC 14 x 10 Unifor. No geral, o escore foi de UFC 35 x 42 Unifor. A cestinha do time da UFC foi a atleta Janine, com oito pontos, seguida por Janaína, que marcou sete pontos.

Meninas da UFC lutaram bravamente até o último segundo