sexta-feira, 29 de julho de 2016

Desporto da UFC se destaca no lançamento do Projeto UFC Arte Desporto


A Universidade Federal do Ceará lançou na noite de quinta-feira, 28, o projeto UFC Arte Desporto, que tem por finalidade fomentar, incentivar e dar sustentação a ações da Instituição nas áreas de arte, cultura e desporto. A solenidade ocorreu no Teatro José de Alencar, que foi palco de diversas apresentações artísticas. O Desporto da UFC teve papel de destaque, com a presença de uma pequena amostra de seus muitos atletas premiados.
A solenidade contou com a apresentação do coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do coral da UFC, da Orquestra Sinfônica da UFC, do Grupo de Batuque Casa Caiada e do Grupo de Dança Oré Anacâ. Conduzido pelo reitor em exercício da UFC, professor Custódio Almeida, o evento marcou o início de uma nova era nas áreas da arte, cultura e desporto da Instituição.
 Corais da UFC e do ICA, Orquestra Sinfônica da UFC e grupo de Batuque Casa Caiada
 Reitor em exercício, Custódio Almeida, conduziu o evento e apresentou o Projeto
O professor Custódio expôs os principais pontos do projeto. “Visa criar um fundo para financiar e promover ações de cultura, arte, esportes, bem como uma teia de pessoas e instituições para dar suporte a isso”, ressaltou. Através da captação de recursos, de doações espontâneas, mediante a lei de incentivos à cultura e esportes, além de patrocínios, será gerado um fundo a ser administrado por um conselho gestor, que irá acompanhar a aplicação dos recursos e a definição de como e onde serão aplicados.

Custódio destacou que alguns entraves burocráticos dificultam a doação partida de empresas privadas, instituições e até pessoas físicas para as ações da UFC. Para facilitar esse mecanismo, uma conta será disponibilizada pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, vinculada à UFC, para receber os recursos captados. “Dessa forma teremos uma agilidade maior na captação e na aplicação desses recursos”, disse. São integrantes do corpo de promoção e execução desse projeto a Secretaria de Cultura Artística da UFC, o Desporto Universitário da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Coordenação de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, o Instituto de Cultura e Artes (ICA) e o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES).
Diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins, fala sobre a importância do Projeto
O diretor do Desporto Universitário, Wildner Lins, falou sobre o progresso da UFC no campo dos esportes. “Em pouco mais de três anos, saímos do 112º lugar no ranking de desporto das universidades brasileiras para o seleto grupo das dez melhores colocadas nacionalmente”, salientou. Wildner citou como divisor de águas a criação da Bolsa de Rendimento Esportivo, que acabou tornando-se referência e copiado por diversas instituições de ensino superior no País.
A parceria entre UFC e comunidade renderá bons frutos para a Cultura, Arte e Desporto
“Nosso aluno tem o perfil de precisar estudar bastante para ingressar na UFC, além de ter ainda mais empenho nas atividades acadêmicas, sendo que muitos, além disso, ainda precisam de um suporte financeiro para se manterem. Muitos buscavam bolsas de monitoria e outras para conseguir complementar o custeio de despesas comuns ao estudo, e com a criação da Bolsa de Rendimento Esportivo puderam ter o foco, fora o estudo, voltado para o esporte. Isso fez a diferença”, explicou.
O diretor do Desporto da UFC elencou alguns dos muitos títulos que a Instituição conquistou em competições esportivas locais e nacionais, como o de campeão brasileiro universitário de Futebol 7 de 2015, campeão brasileiro da segunda divisão de basquete masculino dos Jogos Universitários Brasileiro – é a única instituição pública que ganhou esse título -, etc.

Em seguida à sua fala, Wilder chamou ao palco a delegação de atletas que representava o Desporto da UFC: Felipe Santiago (basquete), Camila Sampaio (Futsal), os irmãos Breno Mateus e Karla Rebecca (Karatê), Patrícia Távila (judô), Bruno Braga (Futebol) e Gabriel Jorge (vôlei). Felipe, pivô campeão nacional da segunda divisão de basquete universitário, ressaltou a importância do projeto para dar um suporte maior aos atletas e ao desporto da UFC.
Delegação representou os muitos atletas do Desporto Universitário da UFC
Pivô de basquete Felipe Santiago: "o projeto vai dar um suporte maior ao Desporto"
Camila Sampaio destacou que mesmo com todas as dificuldades, o futsal feminino da UFC tem se destacado, conquistando títulos, não obstante ter como concorrentes times que possuem jogadoras profissionais do esporte, enquanto ela e suas colegas de equipe se dividem entre treinos, competições e estudos.
Camila Sampaio citou conquistas e lembrou que a UFC concorre com equipes profissionais
Os irmãos Breno Mateus – campeão mundial escolar de Karatê – e Karla Rebecca – campeã brasileira de Karatê em 2013 – falaram sobre a alegria de representar a UFC em competições e como se sentem integrados à Instituição.
Atletas com títulos nacionais e mundiais, os irmãos Breno Mateus e Karla Rebecca
 Patrícia D’Ávila, campeã brasileira de judô, ressaltou o espaço para treinamento do esporte na UFC, onde, inclusive, há disciplinas no IEFES, onde ela é aluna do Curso de Educação Física.
 Patrícia Távila, atleta de judô e presidente da Associação Atlética do IEFES
Bruno Braga falou de seu histórico e ligação com a UFC, primeiro como aluno do Ensino à Distancia (EAD) de Matemática, depois na graduação presencial, onde é aluno do Curso de Educação Física. Destacou que foi na UFC que passou a ser atleta regular de futebol e futsal, sendo escolhido o melhor jogador na campanha de 2015 de Futebol 7 da LDU, em Goiânia, quando defendeu três pênaltis na final e ajudou a ganhar o título.
Bruno Braga, campeão brasileiro universitário de Futebol 7 em 2015
Por último o atleta de vôlei Gabriel Jorge citou algumas das conquistas e participações do time da UFC, como a Liga Universitária, Jogos Universitários Cearense e campeonato cearense. O atleta acrescentou que o projeto vai proporcionar um incremento e uma possibilidade de alçar voos mais altos.

Gabriel Jorge, atleta de vôlei: "o projeto vai possibilitar voos mais altos"
O evento foi encerrado com um coquetel nos jardins do Teatro José de Alencar e apresentações do Grupo de Batuque Casa Caiada e do Grupo de Dança Popular Oré Anacã.
Da esquerda para a direita: Tancredo Menezes (técnico de basquete), Wildner Lins, Gabriel Jorge, Camila Sampaio, Patrícia Távila, Felipe Santiago, Karla Rebecca, Clovandi Costa (coordenador do Núcleo de Futebol da UFC) e Breno Mateus
Reitor em exercício, professor Custódio Almeida, visita o estande do Desporto UFC, sendo recebido pelo coordenador do Núcleo de Futebol da UFC, Clovandi Costa
Da esquerda para a direita: professor Custódio Almeida, Patrícia Távila, Clovandi Costa, Bruno Braga, Tancredo Menezes, professor Manoel de Andrade Furtado (Pró-Reitor de Assuntos Estudantis), Gabriel Jorge, Felipe Santiago e Wildner Lins, no estande do Desporto da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário