sexta-feira, 17 de junho de 2016

Em jogo definido na prorrogação, Futsal da UFC é eliminado nas quartas de final da LIFEC


            Em jogo muito disputado e definido apenas na prorrogação, a UFC foi desclassificada nas quartas de final da Liga de Futsal do Estado do Ceará (Lifec), em partida realizada na noite de quinta-feira, 16, na quadra do CEU. A arbitragem foi confusa, com uma atuação polêmica e discutível. O adversário foi o SESC-Projeto Manoel Tobias e o placar final foi de 5 a 4.
            Logo no início ocorreu um fato que refletiu na estratégia do time da UFC: aos 46 segundos de partida o SESC fez um gol. O time da UFC sentiu o baque, mesmo assim não deixou o adversário tomar conta da partida, embora tenha criado várias chances de gol. Aos poucos foi equilibrando o jogo e buscando o empate, que veio aos 14 minutos, através do atleta Júnior. O primeiro tempo terminou com esse placar: UFC 1 x 1 SESC-Projeto Manoel Tobias.

Junior empata a partida para a UFC no primeito tempo
            A UFC voltou bem mais determinada para o segundo tempo e passou a pressionar pelo gol de desempate. Aos seis minutos a trave salvou o time do SESC de levar o segundo gol, mas justamente quanto o time da UFC sufocava o oponente em busca do desempate, ocorreu o primeiro lance controverso da arbitragem: um jogador da UFC foi derrubado na área defensiva, mas a arbitragem não marcou a falta e determinou escanteio para a equipe do SESC, que bateu rapidamente, enquanto os atletas da UFC reclamavam da não marcação da falta, aproveitando para, nessa desatenção, marcar seu segundo gol.

O time do SESC bateu tão rápido o arremesso de canto que o juiz não havia apitado autorizando a reposição da bola em jogo. Mesmo com a reclamação dos jogadores da UFC, a arbitragem validou o gol do SESC. Além da Regra 4 prever que o árbitro deve dar o sinal para o reinício da partida após as interrupções – o que se caracteriza mediante o apito – a Regra 16 determina que, no arremesso de canto, os atletas adversários devem estar a uma distância mínima de três metros do executor, o que também não foi respeitado.
           Outro momento tenso foi a expulsão o atleta Adison, da UFC, o que deixou por dois minutos a equipe com quatro jogadores. Durante esse período de penalidade o time da UFC resistiu à pressão do SESC e, pouco depois do término do tempo de punição e com a recomposição do número de jogadores, conseguiu o empate através de Vicente, aos 18 minutos, passando a pressionar pelo gol de desempate, que acabou não vindo, terminando a partida em 2 a 2 em seu tempo normal.
Vicemte marcou o segundo gol da UFC no segundo tempo
 
            Veio a prorrogação e em pouco mais de um minuto do primeiro tempo novamente Vicente colocou a UFC em vantagem no placar. Não houve tempo nem para comemorar, pois poucos segundos depois o time do SESC empatou novamente a partida. Também em seguida, Renan pôs a UFC à frente no marcador, com o adversário novamente empatando poucos segundos depois. Em seguida veio outra marcação discutível da arbitragem. Num choque aparentemente normal entre jogadores, a arbitragem marcou falta contra a UFC. Como a equipe já havia estourado o limite de cinco faltas foi marcado tiro livre sem barreira, convertido pelo adversário.
Vicente também marcou o terceiro gol da UFC na prorrogação

O primeiro tempo da prorrogação terminou com o placar de 4 a 4. Veio o segundo período suplementar e as duas equipes se lançaram em busca da vitória. Num descuido da marcação, o time do SESC desempatou a partida, faltando pouco mais de dois minutos para seu final. A UFC, então, passou a pressionar ainda mais em busca do empate, lançando mão do “goleiro-linha”, mas mesmo pressionando e buscando o gol de empate, não conseguiu igualar o placar, que terminou UFC 4 x 5 SESC-Projeto Manoel Tobias.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário