sexta-feira, 29 de maio de 2015

A equipe da UFC disputa, neste domingo, a final da 24ª copa metropolitana de futsal!!



A equipe de futsal masculino da UFC, após a derrota na semifinal do JUC’s 2015, está focando seus esforços na próxima competição. 

A equipe treina forte para a final da 24ª copa metropolitana de futsal, série prata, qual compete na categoria adulto, contra a equipe Zênite / Edson Queiroz.

O jogo final será realizado no Ginásio Aécio de Borba, às 15h, no próximo domingo dia 31 de maio.

Fonte: Facebook


Ana Rosa Souza.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vôlei masculino focado nas proximas competições





Após a derrota na final do JUC’s 2015, e a perda da vaga para o JUB’s , a equipe de vôlei masculino da UFC não teve muito tempo para pensar no resultado negativo. Focando seus esforços nas próximas competições. 

A equipe do técnico Galba treina forte para o 2° turno do campeonato cearense adulto e para Fase Nacional da Liga do Desporto Universitário (LDU).

No returno do cearense, a UFC inicia sua participação nesse sábado (30), às 14h no Náutico, diante da equipe da ABV. A competição conta ainda com a participação das equipes da UNIFOR, Limoeiro do Norte, IEBE e MB. A meta da equipe é sagrar-se Bicampeã da competição. Nessa edição, de  forma arrastão, já que o 1º turno foi vencido pela UFC. 

Já na LDU, após o vice-campeonato na Fase Norte/Nordeste que conferiu vaga para Fase Nacional, a equipe universitária busca o feito de seu primeiro título Nacional. Em 2014 a UFC bateu na trave com o vice-campeonato na competição. A LDU será realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) de 8 a 13 de junho, em Brasília/DF.

domingo, 24 de maio de 2015

Futebol: CCA goleia Direito e está na final, Medicina superou FEAAC e disputará semi final contra IEFES no JUFC - 2015!


Equipe do CCA. (Foto: Facebook)

Em uma “partida de uma equipe”, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) não deu chances para a equipe da Faculdade de Direito e emplacou goleada de 6 a 0, na abertura do futebol masculino dos Jogos Internos da Universidade Federal do Ceará (JUFC), na manhã deste sábado (23), no campo do Sesi da Barra do Ceará. Com a vitória e o saldo de gols conquistados, o CCA se classificou direto para a final da competição.

Depois de um atraso de cerca de 30 minutos – por causa da ausência de goleiro no time do Direito -, o confronto começou com as Agrárias pressionando o adversário no campo de defesa e impondo sua qualidade técnica. O primeiro gol não demorou a sair, com Rodrigo Pereira, aos 2 minutos de bola rolando.

CCA x Direito. (Foto: Ana Rosa Souza/DesportoUFC)

Flutuando com liberdade entre a ponta esquerda e o meio em uma manhã inspirada, o camisa 7 das Agrárias anotou mais 2 para sua conta pessoal, aos 10 e aos 15 minutos, em chutes frontais, em que o goleiro do Direito, Túlio Carvalho, nada pôde fazer.

Perdido em campo, com pouca posse de bola, o Direito conseguiu chegar ao ataque e finalizar pela primeira vez aos 23 minutos, no final da etapa inicial, quando o campo já estava encharcado da chuva que insistia em cair.

Com o adversário entregue, o CCA teve o trabalho apenas de ampliar o placar no segundo tempo. O meia Tácito assumiu a responsabilidade e marcou o quarto gol complementando cruzamento da direita, aos 7 minutos, e o quinto em chute de longa distância, aos 17.

Nos minutos finais, Wallyson impôs velocidade pela ponta esquerda e foi premiado com o gol que fechou o placar, aos 24 do segunto tempo: 6 a 0.

CCA x Direito. (Foto: Ana Rosa Souza/DesportoUFC)

O resultado levou o time do Centro de Ciências Agrárias à final da competição, por causa do saldo de 6 gols. Na outra partida do dia, a Medicina venceu a FEAAC por 4 a 1. Com 3 de saldo, a equipe vencedora enfrentará o IEFES na semifinal.

Medicina enfrenta IEFES na semifinal do JUFC

No outro jogo deste sábado (23), a Faculdade de Medicina superou a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) com 4 gols contra 1.

Medicina x FEAAC. (Foto: Ana Rosa Souza/DesportoUFC)

O primeiro tento da partida saiu aos 2 minutos. A Medicina se aproveitou de erro na defesa adversária para chegar à àrea e contar com a colaboração do camisa 6 da FEAAC, que mandou a bola contra o próprio gol.

A reação não demorou. Aos 6, Artur Aguiar proporcionou o lance mais bonito da manhã chuvosa na Barra do Ceará. O polivalente jogador da FEAAC recebeu bola no meio-campo, gingou, driblou e, de perna esquerda, bateu por cima do goleiro, no ângulo do gol, marcando um golaço.


Artur deu um show a parte durante os 60 minutos, com direito a “rolinho” por debaixo das pernas do adversário e chapéu, em outros lances.

Medicina x FEAAC. (Foto: Ana Rosa Souza/DesportoUFC)

A exibição do número 12, entretanto, não impediu a derrota da FEAAC. Em um primeiro tempo equilibrado, a Medicina conseguiu voltar a estar na frente do placar apenas aos 25 minutos, com Erick. E ampliou com Paulo, em lance de dois toques, após recuo de bola para o goleiro, que pegou com as mãos.

Em um segundo tempo morno, a Medicina marcou o quarto aos 19 minutos, com Daniel. Mas não tinha mais força para ampliar o resultado e passar direto para a final.

Arbitragem e organização dos jogos desse primeiro dia do torneio. . (Foto: Ana Rosa Souza/DesportoUFC)

O jogo contra o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) pela semifinal do JUFC ainda não tem data definida para acontecer, mas a organização do torneio espera que seja na próxima quinta-feira (28) ou no sábado (30).


Fonte: UniSports.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SAMANA - JUFC 2015




Os Jogos da Universidade Federal do Ceará - Campus Fortaleza (JUFC - 2015) iniciam-se neste sábado (23) com o Futebol Masculino. Dois jogos movimentam a manhã deste sábado, dia 23. 

No primeiro jogo as Agrárias (terceira em 2014) enfrenta o Direito (quinto em 2014). Em seguida enfrentam-se FEAACS (quarto em 2014) e Medicina (ausente em 2014). O IEFES (vice em 2014), a outra equipe da competição, aguarda o vencedor menos eficiente da primeira rodada em rodada que aconteceria domingo (24) pela manhã, mas por indisponibilidade do campo será realizado em outra data. A equipe mais eficiente da primeira rodada já garante vaga na final.

Ausência sentida esse ano foi o Centro de Ciências, bicampeão de 2013/2014, mas por falta de uma política de renovação de gestores da Atlética não organizaram equipe.

O JUFC 2015/Futebol será realizado no SESI/Barra do Ceará. Posteriormente serão divulgadas as datas dos próximos confrontos. 

Programação Primeira fase.
Local: SESI/BArra do Ceará

8h00 - Agrárias x Direito
9h20 - FEAACS x Medicina

terça-feira, 19 de maio de 2015

UFC conquista dois ouros com irmãos na LDU de Lutas 2015.

Os irmãos Breno Mateus e Karla Rebecca, estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), orgulharam a “terrinha” no último domingo (17) com a conquista da dobradinha de ouro na Liga do Desporto Universitário (LDU) de Lutas 2015.
Karla Rebecca superou a lutadora Debora Yumi Oda Kagohara, estudante da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC), para alcançar o andar mais alto do pódio na categoria até 50 kg do karatê feminino e colocar a UFC em 7º lugar no ranking geral feminino do karatê, entre as instituições. NAs edições 2013 e 21014 Karla havia conquistado a prata e bronze respectivamente para UFC.
Karla Rebecca, com a blusa da UFC, recebe a medalha de ouro na LDU de Lutas 2015. (Foto: Divulgação/ CBDU)

No karatê masculino até 67 kg, quem brilhou foi Breno, faturando a medalha mais cobiçada entre os atletas e levando a universidade cearense à 8ª posição do ranking geral masculino do esporte. Em seu primeiro ano na UFC, Após ser aprovado em seleção de transferidos, Breno conquista seu primeiro título representando a UFC e o bicampeonato da competição, já que no ano anterior havia realizado o feito pela Unifor. Breno terá no próximo mês um desfaio internacional, quando representará o país no sulamericano de Karatê, que será realizado em Santiago no Chile.

Breno Mateus também faturou a medalha de ouro, na competição nacional. (Foto: Divulgação/ CBDU)

Os outros representantes do Estado, também alunos da Federal, Rafaela Bôto e Reginaldo Muniz concorriam no judô, mas não conseguiram chegar às finais.
A LDU de Lutas 2015, realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), aconteceu em São Paulo, no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), entre o último dia 15 e 17. Taekwondo e luta olímpica também foram disputados, sem a presença de cearenses. Confira todos os resultados do torneio.

Fonte: UniSports.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

JUC's 2015: Equipes da UFC não conseguem classifação para o JUB's



Neste último sábado (16), aconteceu a última rodada dos Jogos Universitários Cearenses (JUC’S) 2015 de quadra. As equipes da UFC tiveram um dia ruim e a Universidade não conseguiu classificar nenhuma equipe para o Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S).



Futsal Feminino Decisão de 3° Lugar – UFC 5 x 2 FIC







A UFC fez ótimo segundo tempo e garantiu o 3° lugar no futsal feminino. O jogo começou muito truncado, com poucas chances criadas pelas duas equipes. A Federal saiu na frente e jogava melhor, mas não conseguia dominar o jogo. Em bobeadas na defesa, a UFC permitiu duas vezes o empate na primeira etapa. No segundo tempo a Estácio FIC viu sua defesa cometer muitos erros e a UFC controlou a partida, marcando três gols. Placar final UFC 5×2 Estácio FIC, destaque para a jogadora Ana Carla da UFC, que marcou três gols.





Vôlei Masculino Final – Unifor 3 x 0 UFC



Em uma partida bastante equilibrada a equipe da Unifor conseguiu fazer 3 sets a 0 (30x28,25x18,25x23) na UFC e conquistou o título cearense. O primeiro set foi o mais equilibrado, sendo decidi em alguns erros de organização da UFC. Nos dois últimos sets a equipe da Unifor, empurrada pela torcida que se fazia maioria por estar jogando em casa, dominou as ações não permitindo a reação da UFC, que ainda mostrava dificuldade na organização e cobertura. Assim, a Unifor irá representar o estado no JUB’s de 2015, na primeira divisão do vôlei nacional. A vaga foi conquistada pela UFC no JUB’s de 2014, ao vencer a segunda divisão da modalidade.



Vôlei Feminino Final – Unifor 3 x 0 UFC




 

A equipe da UFC não conseguiu fazer uma boa partida contra a Unifor, e acabou perdendo o jogo e a série melhor de três contra a Unifor. Os dois primeiros sets começaram bem equilibrados, com as equipes alternando pontos, mas a regularidade da Unifor tanto no ataque como na defesa fez com que a equipe ganhasse os sets por 25x17 e 25x19. O terceiro set, a equipe da UFC desanimou, e com vários erros de passes e virada de bola da Federal a Unifor fechou o set em 25x12. Assim a Universidade de Fortaleza representará o estado no JUB’s 2015.



Basquete Feminino Final –  Unifor 54x20 UFC








A UFC não foi páreo para equipe da Unifor que conquistou uma vitória tranquila por 54x20, fechando a seria em 2 a 0. Com um boas infiltrações e um garrafão dominante a Unifor foi construindo a vitória. O 1°Q foi relativamente equilibrado com a Unifor vencendo por 19×9, mas daí em diante a ataque da Federal parou de funcionar e a vantagem foi sendo construída. Com a vitória na série melhor de 3, a Unifor garantiu o título e vaga pro JUBs.





Basquete Masculino Final – UFC 52 x 74 Unifor





 
O basquete masculino não conseguiu passar pela boa equipe da Unifor. O jogo começou bem disputado, mas com Unifor sempre liderando o placar. Com algumas bolas para três pontos a UFC conseguiu encostar no placar. Mas na segunda metade do jogo a UFC começou a errar muito e as bolas para três pontos da Unifor começou a cair. A partir daí , a Unifor  so fez administrar a vantagem , conquistando o título cearense e vaga para o JUB’s 2015



Handebol Feminino Final – Ateneu 24 x 16 UFC






A Ateneu suou e conquistou o título do handebol feminino, o único título que não ficou nas mãos da Universidade de Fortaleza. As meninas da Ateneu mostraram um bom desempenho e souberam aproveitar as oportunidades. O resultado não poderia ter sido diferente: vitória da particular por 24 a 16. 




Fonte: Agência Unisports

quinta-feira, 14 de maio de 2015

UFC vence FIC e está na final do vôlei masculino do JUC´s.



Na segunda rodada do vôlei nos Jogos Universitários Cearenses (JUCs) 2015, as seleções masculinas da UFC e da Estácio/FIC se enfrentaram nesta quarta, na quadra do CEU/UFC. O jogo, previsto para iniciar às 20h, atrasou 30 minutos. O vencedor da partida garantia vaga na final do campeonato.

O primeiro set começou equilibrado. A dificuldade no passe e os erros de saque estavam evidentes nas duas equipes. No entanto, o time da Federal, estreando na competição, acelerou a bola no ataque e conseguiu ser mais eficiente. Com isso, logo abriu vantagem e fechou o set em 25-18.


Na volta, a UFC abriu cinco, ao fazer 7-2. Mas a FIC melhorou no passe e descontou o placar para 8-5. A Federal mostrou problema na cobertura e Estácio soube explorar isso em alguns momentos no bloqueio. Mesmo assim, os anfitriões foram superiores e fizeram 2 a 0 ao vencer por 25 a 23 o segundo set.

O jogo pegou fogo no terceiro set. De um lado, a equipe da Federal errava repetidamente, do outro, os atletas da FIC mostravam disposição para virar a partida e chegara a ter o “ponto do set” a seu favor, mas a equipe da UFC conseguiu manter o sangue frio e virou o jogo em uma sequência melhor de dois pontos. 29 a 27 no placar final e festa dos donos da casa na Quadra no CEU.

Apesar do placar elástico, a equipe da FIC deu trabalho e quase surpreende os donos da casa. Galba Ribeiro, comandante da equipe da Federal, acredita que o time poderia ter rendido mais. “Nós erramos muito, chegamos a errar cinco bolas seguidas. Dos 27 pontos que eles fizeram no último set, cerca de 15 foram resultados de erros da gente”, pontua o treinador.

Com o resultado, a UFC vai disputar o título do JUCs 2015 com a Unifor, no próximo sábado (16), na casa adversária. Para a decisão do certame, a UFC treina apenas na sexta-feira (15), em um trabalho de apronto. “Vamos estudar a Unifor e tentar neutralizar os pontos fortes dela. Vamos fazer os últimos ajustes para a final e motivar nossos atletas”, conta. Galba Ribeiro ainda conta com o atleta Ronaldo de Freitas, que voltou à quadra após lesão na LDU N/NE, em março.


Além do título do cearense universitário, o vencedor do JUCs representará o Estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), na primeira divisão da modalidade.

Confira super galeria de imagens desse jogo no blog da UniSports


Fonte; UniSports.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Unichristus vence e UFC está fora da final do JUC´s no futsal masculino.



Foi pegado, foi brigado, foi jogaço, e deu Unichristus. Ontem, 12 de maio, A UFC chegou na semi-final como primeira do grupo e jogando em casa, mas não conseguiu aproveitar as vantagens, a Unichristus goleou por 6 a 2 e garantiu vaga na final do JUC’s 2015, e vai brigar com a Unifor por uma vaga no JUB’s.
A partida começou com as equipes claramente nervosas, errando muitos passes, deixando o começo do jogo sem emoção. O panorama do jogo só mudou aos 5 minutos, quando Porfírio Jr aproveitou bate-rebate e fez 1 a 0 para os donos da casa. Mas nem o gol acalmou a UFC, que continuou errando muitos passes. Em um desses erros, Alexandre aproveitou para empatar, Pouco tempo depois, após cobrança de escanteio a bola bateu em Thallysson, da UFC, e ele fez contra, era a virada da Unichristus.
Atrás no placar, a UFC foi pra cima e empatou com Anderson Lira. Mas o nervosismo da Federal continuava, e em uma bobeada da defesa, após cobrança de falta, Alexandre pôs a Unichristus de novo na frente, e antes do fim do primeiro tempo, Luiz Enrique aproveitou erro de passe de Thallysson e fez 4 a 2.
No segundo tempo, a Federal teve que correr atrás, mas não conseguia penetrar na defesa adversária. Faltando oito minutos para o fim da partida, a UFC tentou o goleiro linha, mas não fez efeito. Após perder a bola no campo de ataque, Rennan tirou gol certo da Unichristus com a mão e foi expulso, 30 segundos depois, Thallysson parou contra ataque e também foi expulso, deixando a UFC com dois jogadores em quadra. A Unichristus aproveitou e com gols de Luiz Enrique e Heitor, fechou o placar em 6 a 2.

Fonte: UniSports 

sábado, 9 de maio de 2015

JUC´s : Basquete masculino chega a final e Futsal masculino se classifica em primeiro lugar da chave com gol no último segundo.





Hoje, 9 de maio, em mais uma rodada do JUC´s, o basquete masculino da UFC em semifinal contra o IFCE, ganhou de 67 a 16 e enfrenta a Unifor, que venceu a Unichristus por WO.  Jogo da final acontecerá no sábado, dia 16 de maio na quadra da Unifor.  




Em uma partida emocionante, que definiria o primeiro da chave do futsal masculino, tivemos um clássico entre UFC contra Unifor.

O jogou foi bastante equilibrado nos primeiros minutos, até que a UFC abriu o placar e pouco tempo depois em contra ataque rápido um jogador do time adversário fez uma falta e foi expulso,  a UFC aproveitou o momento ampliando o placar para 2 a 0, mantendo até o final do primeiro tempo.

No segundo tempo a Unifor voltou mais ligada, diminuindo o placar e logo depois empatando a partida, mas ainda não era suficiente para se classificar em primeiro lugar, pois empate favorecia a equipe da UFC. Então a Unifor colocou goleiro linha, criando varias chances de gols e após erro de saída de bola da UFC, virou a partida pra 3 a 2. Assim permaneceu o resultado até o ultimo segundo da partida e faltando 4 centésimos a equipe da UFC bateu um escanteio, de maneira nada tradicional, com bola aérea, resultando em um gol de cabeça, levando o time e  a torcida ao delírio.  

Os jogos da semifinal acontecerão na terça-feira, dia 12 de maio, às 19h e 20h30 na quadra do céu, UFC x Unichristus e L. Filho X Unifor, respectivamente. 




Ana Rosa Souza. 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

UFC vence Unichristus e está na final da Copa Metropolitana de Futsal!


Ontem, 07 de maio, no Ginásio Aécio de Borba, tivemos a semi final da categoria adulto prata da 24ª copa metropolitana de futsal, UFC X Unichristus. 

O jogo começou bastante equilibrado, mas já nos primeiros minutos a UFC abriu o placar e fez dois gols. Unichrstus aproveitando um erro da equipe adversária, diminuiu e fomos pro intervalo com placar UFC 2 X 1 Unichristus. 


A UFC fez mais um gol no incio do segundo tempo, mas em  um contra ataque rápido a Unichristus acabou empatando o jogo. 



O jogo ficou ainda mais emocionante quando foi para a prorrogação, as equipes já estavam cansadas e sem técnica, apenas a força e a vontade de vencer dos atletas permanecia em jogo. Em lances decisivos a equipe da UFC fez mais um gol em cada tempo da prorrogação e foi segurando a classificação para a final. 



Ana Rosa Souza.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Unifor vence UFC no Futsal feminino dos JUC´s.




Pela segunda rodada do Futsal feminino dos Jogos Universitários Cearenses (JUC's), realizada nesta terça na Quadra do CEU, a UFC foi vencida pela Unifor por 11 a 1. 

Com um início de jogo mais equilibrado, a UFC marcava em sua quadra defensiva para explorar contra-ataques enquanto a Unifor tentava furar a marcação adversária com toques rápidos e chutes de média distância. O primeiro gol do jogo saiu aso 6 minutos após jogada de falta. Mesmo com o gol a UFc manteve a proposta e conseguiu em algumas chances empatar o jogo. Quando  parecia que o primeiro tempo acabaria como estava, aso 18 minutos e aos 19 a Unifor ampliou para 3 a 0 em duas desatenções das donas da casa.

No segundo tempo a Unfor manteve o ritmo forte e aproveitando desgaste da UFC foi ampliando o placar progressivamente em jogo  com divididas ríspidas. 

No outro jogo da noite a Ateneu venceu a Estácio FIC por 17 a 1 e decide com a Unifor o título da competição. UFC e Estácio FIC disputam na última rodada o terceiro lugar.


Ana Rosa Souza.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Ateneu vence UFC na estreia do handebol feminino no JUC´s 2015.


No primeiro jogo do handebol feminino no  Jogos Universitários Cearenses (JUC´s) a UFC fez um jogo equilibrado, porém perdeu muitas chances de gols, onde abriu espaço para a equipe da Ateneu, que venceu por 20 a 14. A vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB'S) vai ser decidida numa melhor de três partidas entre as duas equipes. 



Ana Rosa Souza.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Handebol Feminino inicia participação no JUC'S 2015






Equipe de Handebol Feminino da UFC inicia, nesta terça-feira (05), à sua participação no Jogos Universitários Cearenses (JUC'S) 2015. 

A modalidade tem apenas a UFC e Faculdade Ateneu inscritas, e a disputa pela vaga no Jogos Universitários Brasileiros (JUB'S) vai ser decidida numa melhor de três partidas. 

Recentemente a equipe da UFC conquistou o terceiro lugar na Liga do Desporto Universitário (LDU) Norte/Nordeste e a vaga para fase final da LDU, que acontecerá em Brasília/DF nos mês de Junho.