terça-feira, 28 de abril de 2015

Futsal masculino da UFC goleia Estácio FIC nos JUC´s.




A equipe de Futsal masculino da UFC obteve uma vitória maiúscula diante da Estácio FIC na segunda rodada dos JUC´s. O elenco comandado pelo Profº Otávio Balsano aplicou 8 a 0 no adversário, com volume de jogo superior ao da estreia quando venceu a Fametro com alguma dificuldade por 3 a 2.

Faltando apenas um jogo, que será contra a equipe da Unifor, dia 9 de maio às 13h30 na quadra do adversário, a equipe jogará em busca da primeira colocação da chave. 

Por: Ana Rosa Souza

Futsal e basquete masculino estreiam nos JUC's com vitória.




JUCs 2015: Futsal masculino – UFC x Fametro

O jogo que marcou a abertura do JUC’s 2015, a UFC e Fametro duelaram pelo futsal masculino na manhã de domingo (26). Em jogo muito travado, sobretudo no primeiro tempo, as melhores jogadas surgiam na bola parada e em bobeadas na saída de bola.
A Fametro abriu o placar com menos de um minuto de jogo. Com a partida mais truncada, a resposta da UFC veio em uma cobrança de falta ensaiada que contou com a sorte, após bate e rebate, Porfírio Jr deixou tudo igual.
Antes que a UFC pudesse comemorar, a Fametro, também em falta ensaiada passou à frente novamente, 2×1 placar do intervalo. Logo no começo da segunda etapa, a Fametro perdeu GOL incrível que poderia ter decidido a partida.
A UFC se lançou ao ataque e em duas boas jogadas de Porfírio Jr virou o jogo. Primeiro em finalização preciso no ângulo, depois em grande arrancada que terminou em assistência perfeita para Adison apenas escorar e dar números finais à partida. UFC 3×2 Fametro.



JUCs 2015: Voleibol Feminino – UFC x Unifor

A estreia do voleibol no JUCs 2015 aconteceu neste domingo, às 10h, na Unifor. UFC e o time da casa fizeram o primeiro jogo do clássico feminino da modalidade. Além do título cearense, o campeão garante vaga como representante do Ceará nos Jogos Universitários Brasileiros, em Uberlândia.
No 1o set, o time da casa logo abriu uma boa vantagem, chegando a 9-3. Com dificuldade no passe, a UFC chegou a trabalhar algumas jogadas, mas foi parada pelo bloqueio eficiente das adversárias. Nos contra-ataques, também não conseguiu bom aproveitamento. A Unifor, mais regular, soube explorar as falhas na cobertura, principalmente no fundo de quadra, e fechou o set em 25-9.
Na volta do banco, o jogo começou equilibrado e com as duas equipes forçando mais o saque. O time da Federal melhorou na defesa e mais rallies aconteceram. O placar ficou lá e cá, mas com erros de ataque da Unifor, o time visitante fez o 21-24. Mas as anfitriãs não desistiram, recuperaram bolas importantes e com erros de saque das oponentes, viraram e fizeram o 2 a 0 com parcial de 27-25.
No início do set decisivo, o equilíbrio continuou. No entanto, a desatenção na defesa e a dificuldade na virada de bola da UFC, facilitaram o ataque da Unifor que não desperdiçou e garantiu o 25-11, selando o resultado da partida em 3 a 0. Desse modo, a UFC precisa vencer o próximo jogo para empatar a série e forçar o terceiro confronto para brigar pelo título. As equipes voltam a se enfrentar no dia 16 de maio (sábado), a partir das 10h, na Unifor.


JUCs 2015:Basquete Feminino – UFC x Unifor

Basquete feminino, UFC e Unifor, únicas equipes inscritas, disputaram o primeiro dos dois jogos que vão decidir o campeão da modalidade. A partida aconteceu neste domingo (26), na quadra B da Unifor. Com ótima movimentação de bola no ataque e um bom aproveitamento no perímetro, a Unifor abriu vantagem logo no começo da partida.
A Federal Cearense tinha dificuldades em trabalhar as ações ofensivas e, com a diferença no placar aumentando, as anfitriãs conseguiam executar seu jogo com mais tranquilidade, pontuando na transição ofensiva e achando arremessos livres após boas trocas de passes.
O placar final ficou em Unifor 64 x 16 UFC. As duas equipes voltam a se encontrar no próximo dia 16 de maio, novamente no Ginásio da Universidade de Fortaleza. A partida será decisiva, valendo o título da competição e a vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que este ano acontecerão em Uberlândia/MG.


JUCs 2015: Futsal Feminino – UFC x Ateneu

No jogo de abertura, a equipe de futsal feminino da UFC acabou goleada pela Ateneu. A partida começou equilibrada, com as duas defesas levando vantagem sobre os ataques, mas duas bobeiras da defesa da Federal resultaram no placar de 2×0 para a Ateneu construído no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a UFC se lançou ao ataque para tentar diminuir a vantagem adversária, mas acabou se expondo aos contra-ataques. Aproveitando os erros da UFC e aparentando estar mais inteira fisicamente, a equipe da Ateneu foi construindo a goleada no segundo tempo. Placar final, Ateneu 7×0 UFC.


JUCs 2015: Basquete Feminino – UFC x Unicrsthus

A equipe de basquete feminino da UFC não teve muitas dificuldades pra vencer a Unicristhus, fazendo um jogo tranqüilo.  
Com 31 pontos de diferença. Uma característica que influenciou o resultado foi a rotatividade de atletas que a UFC tinha(mais de 5 atletas no banco), contra a Unicristhus que contava com apenas um reserva. Placar final de 61 a 29.

Fonte: UniSports.

sábado, 25 de abril de 2015

JUC´s 2015 iniciam amanhã.

Jogos Universitários Cearenses (JUC'S) 2015 de quadra iniciam amanhã, com participação das equipes de futsal, vôlei e basquete. A UFC compete em sete das oito modalidades/gênero em disputa.

Confira abaixo a programação do evento para esse domingo, 26 de abril.





Por: Ana Rosa Souza.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Grupo de Capoeira tem reuniões na Quadra do Céu.




A ideia de montar esse grupo surgiu depois que, Vitor Vieira, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, conheceu em 2014 o funcionário  Guilherme André, que trabalhava na área do curso de Arquitetura, Urbanismo e Design.


O primeiro contato surgiu quando Guilherme, mestre em capoeira, perguntou se Vitor jogava capoeira, isso por que naquele momento o aluno usava uma calça de tecido branco, semelhante às calças de capoeiristas. Vitor afirmou que não, mas que já havia praticado um tempão atrás, e que tinha muita vontade de voltar a praticar. Depois desse primeiro contato os dois conversaram mais, o funcionário da UFC mostrou o grupo em que ele ministrava aulas, bem como alguns vídeos de eventos em que ele havia participado. 

Os dois então acertaram a ideia de montar um grupo pequeno de capoeira dentro do Campus de Arquitetura ou proximidades, como uma iniciativa simples de oferecer aulas de capoeira para quem tivesse interesse e energia para tal. A ideia permaneceu um período de 5 a 6 meses guardada, e só esse ano que os dois conseguiram levar a ideia adiante. 



Como se tratava de algo totalmente independente, Vitor foi atrás dos possíveis locais e das pessoas que tinham interesse. Publicou no grupo do curso de Arquitetura, Urbanismo e Design a proposta, e devido às várias curtidas e aprovações, foi atrás do espaço.




Folder de divulgação do grupo nas redes sociais.


Como não havia conseguido o espaço dentro de nenhum campus do Benfica, foi então na Coordenadoria de Atividades Desportivas na Quadra do CEU, que ofereceu algumas possibilidade. Então, depois de uma divulgação online o grupo começou a treinar e estão seguindo em frente. 

O grupo é totalmente aberto, sem qualquer distinção, o único pré-requisito é ter força de vontade com a intenção de fazer e aprender com a capoeira. 

Os encontros acontecem  às terças e quintas de 18h00 às 19h30 na Quadra do CEU, localizada no CH2 do Campus Benfica.




Por: Ana Rosa Souza.

Calendário JUFC 2015

Em reunião onde compareceram as Atléticas do IEFES e da FAMED, a Coordenadoria de Atividades Desportivas juntamente com os representeantes discentes presentes elaboraram e aprovaram a proposta do calendário do JUFC 2015 - Campi Fortaleza.
O evento institucional considerou os eventos nacionais e estaduais para compatibilizar a programação das/dos atletas.
Na ocasião foi aprovada a representação por curso no JUFC com a gerência das respectiva Atlética.

Confira o calendário abaixo:



sábado, 18 de abril de 2015

Divulgada tabela dos JUC'S 2015

Na última sexta-feira (17) foi divulgada a tabela do Jogos Universitários Cearenses (JUC'S) 2015 de quadra. A UFC compete em sete das oito modalidades/gênero em disputa.


Confira abaixo a programação do evento.














quinta-feira, 16 de abril de 2015

UFC na LDU de Lutas



A Universidade Federal do Ceará (UFC) competirá com cinco atletas da Liga do Desporto Universitário (LDU) de Lutas, que será realizada pela Confederação Brasileira do  Desporto Universitário (CBDU) em São Paulo/SP de 14 a 17 de maio.

A competição terá as modalidades de Judô, Karatê, Luta Olímpica e Taekwondo. A UFC será representada com três atletas no Judô (Patrícia Távila, Rafaela Boto e Reginaldo Muniz) e dois no Karatê (Breno Mateus e Karla Rebeca).

terça-feira, 14 de abril de 2015

Handebol feminino faz treino amistoso.



As atletas do handebol feminino tiveram hoje um treino amistoso contra a equipe do colégio Deoclécio Ferro, como forma de complementar a preparação para os Jogos Universitários Cearenses (JUC´s) e para a fase final da Liga do Desporto Universitário (LDU), conquista adquirida após ter ganho o bronze na LDU norte/nordeste.


Por: Ana Rosa Souza.

sábado, 11 de abril de 2015

UFC vence Associação Pacajuense de Futsal e está na semifinal da Copa metropolitana de Futsal 2015.


O último jogo da UFC, na primeira fase da  24ª Copa Metropolitana de Futsal, na categoria Adulto Prata, contra a Associação Pacajuense de Futsal que aconteceu hoje, sábado, às 18h na Quadra do Céu-UFC acabou com vitória de 4 a 3, para nossos atletas. 


UFC termina a primeira fase invicta e em primeiro lugar do grupo. Agora vai para semifinal, de mata-mata, com mais três times na disputa. 


Por: Ana Rosa Souza.


Vôlei masculino da UFC se prepara para as próximas competições


Após a conquista do segundo lugar na fase Norte/Nordeste da Liga do Desporto Universitário (LDU), a equipe de vôlei masculino da UFC se prepara forte para as próximas competições que irá participar.


Segundo o técnico Galba, todas as competições são importantes, mas o foco principal é a fase final da Liga do Desporto Universitário (LDU), que será realizado em Brasília/DF em junho, e os Jogos Universitários Cearenses (JUC’S), para tentar a vaga para o Jogos Universitários Brasileiros em Uberlândia/MG.

Outra competição no calendário será o segundo turno do Campeonato Cearense adulto, na qual a equipe se sagrou campeão do primeiro turno em dezembro do ano passado, e terá a participação das equipes da UNIFOR, Limoeiro do Norte, IEBE, ABV e MB.

Além dos JUC'S, fase final da LDU e Campeonato Cearense, a equipe também participará do Circuito Cearense, que acontece em quatro etapas, sendo que a primeira a UFC ficou em segundo colocado. A segunda etapa acontecerá nos dias 9 e 10 de maio.

João Silvano

quinta-feira, 9 de abril de 2015

FUCE realiza Seletivas para a Liga do Desporto Universitária no Xadrez.



Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) abre inscrições até dia 15 de abril para alunos matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES). 
As Seletivas para a Liga do Desporto Universitária no xadrez terão Congresso Técnico, onde será divulgado a forma de disputa, e competição realizados no dia 18 de abril de 2015 no Colégio Farias Brito da Dom Luiz, às 09:00hs. 
As seletivas serão coordenadas pela Federação Cearense de Xadrez em parceria com a FUCE. 
Para a Liga do Desporto Universitário, estará classificado aqueles(e) atleta que for declarado campeão em ambos os naipes. 
A Universidade Federal do Ceará já tem atletas garantidos na competição. 

Ana Rosa Souza. 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

JUC'S e Interuniversidades de Futebol têm detalhes definidos




Nessa terça-feira (07), na sede da FUCE (Federação Universitária Cearense de Esportes), foram definidos os detalhes dos Jogos Universitários Cearenses (JUC’S) de quadra 2015 e do Interuniversidades de Futebol.



O Congresso Técnico teve como objetivo confirmar as equipes participantes de cada modalidade, definição dos grupos, calendário e alguns aspectos regulamentares. O JUC’S começa 26 de abril e o Interuniversidade de Futebol não tem data de início definida. 


As equipes da UFC de basquete, futsal, handebol e vôlei já estão com a preparação para o JUC’S, pois os campeões de cada modalidade terão vaga garantida para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’S), que ocorrerão em Uberlândia/MG de 14 a 25 de outubro. Já o campeão do Interuniversidades de Futebol garante vaga para a Liga do Desporto Universitário (LDU) de 2016, com realização prevista para Curitiba/PR de 20 a 27 de setembro.


Confira as instituições inscritas:



JUC’s de Quadra 2015


Basquete Feminino
Unifor e UFC

Basquete Masculino
Unifor, UFC, Unichristus e IFCE


Futsal Feminino
Unifor, Ateneu, UFC e FIC.


Futsal Masculino
Chave A: Unifor, UFC, Fametro e FIC
Chave B: Lourenço Filho, Ateneu, Unichristus, IFCE

Handebol Masculino
Unifor

Handebol Feminino
Ateneu e UFC

Vôlei Feminino
Unifor e UFC

Vôlei Masculino
UFC, Unifor e FIC


Interuniversidades de Futebol 2015


Futebol Feminino
Ateneu e Unifor


Futebol Masculino
Ateneu, UFC e Unifor

Fonte: Agência Unisportes

Equipe masculina da UFC disputa 24ª Copa Metropolitana de Futsal - Série Prata


A Federação Cearense de Futebol de Salão-Futsal realiza a 24ª Copa Metropolitana de Futsal, com sete categorias, entre elas a que nossos atletas disputam: Categoria Adulto Prata. 

                                    Equipe de futsal masculino em preparação para as competições.


Essa categoria conta com a participação de seis equipes, em grupo único. Na primeira fase são cinco jogos, dos quais a UFC permanece invicta e já classificada faltando apenas um jogo que acontecerá neste sábado, dia 11 de abril às 18h na Quadra do Céu-UFC contra a Associação Pacajuense de Futsal. Os quatros melhores se classificarão para próxima fase de mata-mata.




Esse bom desempenho da equipe é reflexo da dedicação da divisão desportiva, do apoio do professor Clovandi Costa e do novo treinador Otávio Balzano que trouxe uma nova visão de jogo aos atletas. 

Por: Ana Rosa Souza.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Futsal feminino em preparação para o JUC´s.

            Depois da fase Norte/Nordeste da Liga do Desporto Universitário, em João Pessoa/PB de 23 a 28 de março, o futsal feminino segue agora em forte preparação para os Jogos Universitários Cearenses (JUC´s) 2015.




Os JUC´s, evento que indica um representante cearense nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's) de 2015, além da UFC, poderá contar com provável participação da Unifor, Ateneu, FIC, entre outros. 




A Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) já informou as datas importantes para os JUC´s. Dia 07 de abril acontecerá o Congresso Técnico e próximo fim de semana (10 de abril) está previsto o início dos jogos.

Por: Ana Rosa Souza.