segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

UFC ENCERRA 2014 COMO A 9ª MAIS EFICIENTE DO DESPORTO UNIVERSITÁRIO NACIONAL


Pelo segundo ano consecutivo a UFC foi premiada no Troféu Eficiência (TE) do Desporto Universitário brasileiro. Após sua melhor classificação, com o 7º lugar em 2013, a UFC conquistou o 9º lugar em 2014 e manteve-se entre as 10 premiadas no ranking elaborado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para representar a eficiência das Instituições de Ensino Superior (IES) em suas competições.

Com a primeira colocação entre as IES cearenses de 2013, a UFC aumentou a competitividade com a UNIFOR (8ª em 2013), que era hegemônica no Estado até então. A instituição particular aumentou seus investimentos captando atletas como os do Basquete Cearense, e aumentando sua participação em eventos nacionais que anteriormente não participava, o que lhe conferiu um título nacional no Beach Soccer feminino e a 5ª colocação no TE 2014.

Mesmo com maior investimento da rival local e consequentemente da maior dificuldade em participar dos eventos nacionais, a UFC conquistou posições entre as quarto melhores equipes nacionais em competições da LDU, o que garantiu juntamente com outras participações um perfil de rendimento que manteve a permanência entre as premiadas do TE.

Desde a sua criação em 2006, o TE premia as melhores IES das competições da CBDU. A UFC já amargou um 112º lugar em 2007. A partir de 2008 começaram mudanças no desporto universitário da instituição, com a vinculação de funcionários com o segmento, e o ingresso de novos funcionários no final do ano. Em 2009 as despesas de inscrição, arbitragem, transporte e uniformes já eram custeadas pela UFC, anteriormente ônus arcado pelos alunos. Em 2010 vieram a oferta de Bolsas (pioneira entre as instituições públicas do país) e a adesão de técnicos renomados ao Programa do Desporto Universitário. No mesmo ano a UFC começou a figurar entre as quarenta melhores IES. Em 2011 e 2012 vieram a 20ª e a 12ª colocação respectivamente. Com os dois últimos anos entre as 10 premiadas, espera-se que o desporto se consolide como elemento integrante do cotidiano acadêmico, e se constitua como politica institucional.


IEFES, TECNOLOGIA E FEAAC SÃO OS MAIS EFICIENTES DO JUFC 2014




Os Jogos da UFC 2014 do Campus Fortaleza premiou as Atléticas mais eficientes do ano, confirmando o IEFES como a maior força desportiva da UFC. A TECNOLOGIA repetiu o feito de 2013 e manteve o segundo lugar em eficiência. No terceiro lugar a FEAAC voltou ao pódio, desbancando  o DIREITO que se mantinha há anos entre os premiados.


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

UFC CONQUISTA TERCEIRO LUGAR NO BEACH SOCCER MASCULINO UNIVERSITÁRIO NACIONAL



Pelo terceiro ano consecutivo a UFC conquistou o terceiro lugar nacional universitário no Beach Soccer masculino. O Beach Games, evento realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em Maceió/AL de 2 a 6 de dezembro, marcou o encerramento das competições universitárias em 2014, que contou ainda com a realização do Fute Vôlei, Hand Beach e Vôlei de Praia. 

O jogo que confirmou novamente a UFC no pódio foi diante da UNB/DF, que não conseguiu impedir a boa atuação dos cearenses que venceram a partida por 7 a 1, trazendo para o Ceará a melhor colocação entre as Instituições de Ensino Superior Públicas.

O Hand Beach feminino também participou do evento terminando em quinto lugar em sua primeira participação na competição.