terça-feira, 30 de setembro de 2014

VÔLEI MASCULINO DA UFC É VICE NA COPA NORDESTE



Neste último fim de semana, o time de vôlei masculino da UFC participou da Copa Nordeste de Voleibol da categoria adulta. Equipes como UniNassau, CRB/AL e Cabo/PE também estiveram presentes e se enfrentaram em grupo único, somente em jogos de ida. Os representantes cearenses terminaram o certame na segunda colocação. Já os donos da casa conquistaram o torneio de forma invicta, sem perder um set sequer.

O evento recebido pelo Ginásio da UniNassau, em Recife, teve sua primeira rodada realizada na última sexta-feira (26), logo após o congresso técnico. a UFC bateu a formação do Cabo por 3 sets a 1. Os pernambucanos saíram na frente, mas os universitários alencarinos venceram os três períodos seguintes e o jogo terminou com parciais de 22/25, 26/24, 25/23 e 25/21. 

A copa teve prosseguimento no sábado (27) com mais uma vitória da UFC. A equipe enfrentou o CRB com placar de 3 sets a 1 (25/23, 25/22, 21/25 e 25/22) e seguiu vivo na briga pelo título.

No domingo (28), dia da última rodada, UFC e UniNassau duelaram em uma final anunciada, já que as duas equipes haviam vencido as duas partidas anteriores. Com o apoio da torcida, a equipe maurícia superou o time verde-amarelo por 3 a 0 (19/25, 15/25 e 20/25) e consagrou-se campeão da Copa Nordeste de Vôlei. Do outro lado, a formação de Cabo de Santo Agostinho completou o pódio após garantir vitória sobre o CRB.

Para o capitão do time da federal cearense, Victor Jorge, a competição foi importantíssima para a equipe, mesmo sem a conquista do título. "É sempre bom jogar contra uma equipe como a Maurício de Nassau. Mesmo nas derrotas, gera um crescimento importante para o time", declarou o atleta. "A gente aproveitou a competição para fazer testes, colocar todo mundo pra jogar.”, finalizou Victor. 

A Copa Nordeste de Vôlei, realizada pela Associação de Técnicos de Voleibol do Nordeste (ATVNE) com o apoio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), prosseguirá no calendário de atividades desportivas nordestinas e terá Fortaleza como cidade-sede da competição em 2015. O anúncio foi feito pelo presidente da ATVNE e treinador da UFC, Galba Ribeiro, momentos antes da entrega das premiações.

Fonte: Agência UniSports
@unisports_ce
(Foto: UFC Voleibol)

sábado, 27 de setembro de 2014

UFC ENCERRA LDU FUTEBOL 7 EM QUARTO LUGAR


A UFC realizou dois jogos pela Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 nesta sexta, no complexo Tancredão em Vitória/ES.

Sob o sol do meio-dia a UFC entrou em campo para enfrentar a Unisantana/SP, favorita ao título da competição. Realizando uma marcação zona, as cearenses conseguiram neutralizar no primeiro tempo as investidas das paulistas, e em contra-ataques pontuais ainda tinha possibilidade de abrir o placar, o que não aconteceu, e o placar no primeiro tempo não se alterou.

O segundo tempo iniciou da mesma forma que encerrou o primeiro tempo, o que forçou a Unisantana sair para o jogo dando mais chances para a UFC nos contra-ataques. Quando todos esperavam um gol na pressão das paulista ou nos contra-golpes cearenses, a Unisantana abriu o placar após roubada de bola no campo defensivo da UFC faltando 10 minutos para o final do jogo, A UFC adiantou então a marcação e dificultou a saída de bola das paulistas que passaram a usar os contra-ataques. Em lance de lateral as cearenses chegaram ao empate com finalização de Letícia Souza.

A Unisantana passou a pressionar a UFC que neutralizava as jogadas adversárias, principalmente a aérea. Porém, falando 7 minutos para encerrar o jogo,  em lance confuso após escanteio paulista a UFC sofreu o segundo gol com um belo chute da atacante que acertou o ângulo da goleira cearense.

O jogo ganhou em emoção e as duas equipes abriam o sitema defensivo e busca de gols. As paulista forma melhores nessa situação e fecharam o placar em 3 a 1 com um gol em contra-ataque.

Com menos de 5 horas de descanso as atletas da UFC exauridas jogaram com a Uninassau/PE na disputa de 3º lugar. Com desfalques por contusões e atletas sentindo extremo cansaço, as cearenses sucumbiram diante das pernambucanas e encerraram em 4º lugar após derrota por 8 a 1.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

UFC É VENCIDA PELA UNB E FICA EM 2ª NA CHAVE A. SEMI É NESTA SEXTA


A UFC voltou à campo nesta quinta (25) para enfrentar  a UNB e definir a ordem de classificação de ambas no grupo. Com domínio das ações ofensivas, a UFC criava chances de gol já no início da partida, enquanto a Unb apenas se defendia.

Mesmo com domínio do jogo, as cearenses não converteram as chance de gol no primeiro tempo chegando a colocar duas bolas no travessão adversário e sem receber uma ameaça. O placar não mudou e as equipes foram para o intervalo sem mexer o placar.

Na segunda etapa a Unb adiantou a marcação e passou a evitar a investidas da UFC, que não tinha mais a mesma produção ofensiva e começava a sentir o desgaste da competição. Já depois da metade da etapa final, a Unb aproveitou uma saída de bola errada de lateral das cearenses e após roubar a bola abriu o placar em chute colocado feito da entrada da área.

Após o gol a UFC ainda tentou mudar a dinâmica do jogo mas a UNB soube administrar o placar e acabou a partida com o 1º da chave A. Com o 2º lugar do grupo "A", a UFC enfrenta a UniSantana/SP na manhã desta sexta, em jogo válido pelas semifinais da competição.

SEGUNDA VITÓRIA CLASSIFICA UFC NA LDU FUTEBOL 7



A equipe feminina de Futebol 7 da UFC classificou-se para as semifinais da Liga do Desporto Universitário de Futebol 7, nesta tarde de quarta (24) em Vitória (ES). O jogo foi diante da Universidade Federal de Roraima, e começou com a UFC ditando o ritmo de jogo. Apesar da superioridade, a equipe demorou para fazer o primeiro gol que veio aos 12 minutos com Thaís Santiago. Logo em seguida Carol matos ampliou em cobrança de falta. Jade Monteiro fez o terceiro gol em jogada de torca de passes. Antes de encerrar o primeiro tempo a UFRR explorou alguns erros defensivos da UFC e levou perigo à meta cearense, mas sem converter as chances em gol.


O segundo tempo começou confuso para a UFC, que passou a ser atacada pelas adversária que num descuido defensivo, fez seu primeiro gol. O jogo ainda permaneceu nervoso para a UFC com as roraimenses rondando a área cearense. Aos poucos a UFC se organizou e voltou a criar chances de gol, que só veio em cobrança de pênalti mais uma vez com Carol Matos, que deu número finais ao jogo (4x1).


A UFC volta à campo diante da UNB nesta quinta, na birga pelo primeiro lugar na chave.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

UFC VENCE NA ESTREIA DA LDU DE FUTEBOL 7



A Liga do Desporto Universitário (LDU) de Futebol 7 começou com vitória da equipe feminina UFC diante da UFRN. A competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, acontece em Vitória/ES e ainda conta com a participação de equipes feminina de Brasília, Espírito Santo, Pernambuco, Roraima e São Paulo. 


O jogo de estreia começou com a equipe cearense bastante nervosa. Logo com 30 segundos de jogo a UFC sofreu um gol após perder a bola no meio de campo e receber um contra-ataque com a bola cruzada na segunda trave. A situação se manteve com a equipe potiguar rondando a área da UFC e levando perigo em algumas situações.


Mesmo em dificuldades defensivas, a UFC levava perigo em bolas paradas e em um lateral, Thaís Santiago aproveitou cruzamento de Jéssica Fernandes e empurrou para dentro do gol. 

Antes de aproveitar o momento as cearenses levaram outro gol. Dessa vez foi a vez da UFRN aproveitar a bola parada após vacilo de marcação da UFC provocado por desentendimentos com a arbitragem em uma falta, que originou o segundo gol potiguar com a atleta recebendo sozinha dentro da área.

Após tempo técnico a UFC corrigiu a marcação e passou a evitar as investidas adversária, mas ainda apresentava dificuldades na criação de jogadas. A equipe então aproveitou sua organização defensiva e após uma roubada de bola no campo ofensivo chegou ao empate com Carol Matos, levando o placar para a segunda etapa.

A etapa final começou diferente da etapa inicial, e a UFC começou a ditar o ritmo de jogo e criar chances reais de gol. Mas em uma bola rebatida da defesa, a UFRN aproveitou mais um momento de hesitação da defesa cearense e converteu belo gol por cobertura.

O momento psicológico pareceu dificultar a efetividade das finalizações da UFC que criava várias chances mas não convertia em gols. Quando a pressão parecia que não surtiria efeito, Clara Rabelle aproveita tomada de bola no meio de campo, avança pelo meio e bate forte no canto direito superior da goleira empatando mais uma vez a partida.

A UFC continuou pressionando enquanto a UFRN se defendia atrás do meio de campo, abusando das faltas para parar as cearenses. A tática favoreceu o surgimento do shoot out para UFC nos minutos finais da partida, que aproveitou o bom momento de Clara Rabelle para converter a penalidade. Após o gol a UFC administrou o placar vencendo a partida por 4 a 3.

Nesta quarta a equipe volta à campo diante da UFRR às 14h30.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ATLETA DA UFC CONQUISTA BRONZE NO CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE ORIENTAÇÃO


A aluna-bolsista Emanuelle Bezerra obteve o 3º lugar na categoria DU21B no XII Campeonato Brasileiro Universitário de Orientação, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro em Cristalina (GO), a 288km de Goiânia.

Outro representante da UFC no evento foi o aluno-atleta João Torres, que garantiu a 5º posição na categoria HU21N.



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

JUFC 2014 - IEFES VENCE DIREITO E É CAMPEÃO NO FUTEBOL DE AREIA

Encerrando os jogos de praia dos JUFC 2014, aconteceu neste domingo, no Aterro da Praia de Iracema, a final do futebol de areia entre IEFES e Direito. 

Logo no início do primeiro tempo, a equipe do IEFES mostrou amplo domínio da partida ao construir melhor as jogadas e a chegar à zona de ataque do adversário com facilidade. O resultado foi que, em pouco mais de dois minutos, Vicente Ferreira abriu o placar. Não demorou muito para o segundo gol vir, desta vez com Porfírio Júnior, em belo chute do meio do campo. Sem diminuir o ritmo, o camisa 10 marcou o terceiro menos de um minuto depois, ampliando o marcador para 3 a 0.
O time do Direito se posicionou de maneira recuada, o tempo inteiro na defesa, esperando o ataque adversário que não descansou mesmo com a boa vantagem. O quarto gol do IEFES veio dos pés do goleiro Thallysson Jardel que, da zona intermediária, chutou direto para o gol. Na única vez em que a formação da FD conseguiu levar perigo à área oponente, Bruno Cavalcante construiu bela jogada pela direita e, por pouco, não abriu a contagem para seu time. Nos últimos segundos da etapa inicial, Rafael Brasil selou o placar de 5 a 0 na primeira parte.

No último período, o IEFES relaxou um pouco e o Direito apareceu mais na partida. A equipe passou a pressionar os rivais e a conseguir avançar pelas laterais. Numa dessas jogadas de maior risco, Gabriel Gadelha tirou a bola da sua área, Bruno Cavalcante interceptou e fez o passe para Francisco Samir tentar marcar. O IEFES logo reagiu e, com passe de Yuri, Anderson Lira arrumou a bola e fez um lindo gol de bicicleta, aumentando o placar para 6-0. Aos 6 minutos, Vicente encaixou a bola no canto direito do gol e fez o 7 a 0, dando números finais a partida e o título dos JUFC 2014 de Futebol de Areia para o IEFES.

Agência UniSports
@unisports_ce

(Foto: Crisneive Silveira/Agência UniSports)

JUFC 2014 - EM DECISÃO DEFINIDA NOS PÊNALTIS, CIÊNCIAS BATE IEFES E É BICAMPEÃ DO FUTEBOL MASCULINO

Em bom jogo, de quatro gols e muitas alternativas, a equipe do Centro de Ciências (CC), atual campeã, garantiu a defesa do título na disputa de penalidades. O time da Ciências saiu na frente logo no começo da partida e passou a administrar o jogo, marcando forte e apostando nas bolas esticadas para a velocidade dos atacantes.

O time do IEFES buscava mais as jogadas de ataque, tentando sair sempre no toque de bola, mas as ações ofensivas da equipe não davam muito resultado, gerando poucos lances de perigo, até que já perto do fim da 1ª etapa, Porfírio fez boa jogada pela esquerda e sofreu pênalti, Anderson Santos converteu e deixou tudo igual.

O segundo tempo começou muito disputado e com muitos passes errados, mas com as duas equipes buscando o ataque e criando bons lances, e foi em um desses bons lances que Ildo Ramos acertou um chutaço de longe para deixar as Ciências novamente em vantagem.

O IEFES passou a tentar pressionar de todas as formas, com as Ciências se defendendo bem e sabendo controlar o jogo. A tentativa de pressão do time da Educação Física deu resultado, e após jogada bem trabalhada pelo meio, Thallysson Jardel acertou belo lançamento de trivela que terminou em conclusão de Vicente Ferreira, deixando tudo igual.

Com o empate no tempo regulamentar, era hora das penalidades máximas, após sete pênaltis, muito bem cobrados, convertidos para cada lado, o camisa 3 do IEFES Anderson Santos desperdiçou sua cobrança nas alternadas. 8x7 para as Ciências e festa para a equipe bicampeã do futebol de campo masculino do JUFC

Agência UniSports
@unisports_ce

(Foto: Rodrigo Muniz/Agência UniSports)

JUCS 2014 – UNIFOR LEVA TÍTULO E GARANTE VAGA NOS JUBS DO VÔLEI DE PRAIA

A manhã de sábado foi agitada no Vôlei de Praia. UFC e Unifor disputaram os JUCs 2014 (Jogos Universitários Cearenses) e fizeram grandes partidas no Centro Esportivo da Unifor. A vitória garantia também vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerão entre 29/outubro a 9/novembro, em Aracaju.

O primeiro jogo foi entre Mariana Freitas/Ianey Açucena (Unifor) x Dalyane Barbosa/Thaís Amanda (UFC). As atletas da casa não tiveram dificuldade e passaram pela dupla visitante, que mostrou dificuldade principalmente na recepção e na virada de bola. Melhor no saque e na cobertura, a Unifor venceu por 2 a 0 (21/11, 21/13).

Em seguida, Anik Aguiar/Paula Suzelle (Unifor) enfrentaram Jéssica de Oliveira/Luciana de Brito (UFC). A partida começou com boa passagem de Jéssica pelo saque, abrindo 3 pontos de vantagem. Porém, a Unifor melhorou no saque e passou a virar a bola com mais facilidade. As jogadoras da UFC reagiram e, contando com erros de recepção das adversárias, viraram o placar e venceram o 1º set (20/22). Na segunda etapa, o grupo da UFC pecou muito na recepção, reflexo dos bons saques do time da Unifor, que levou sem grandes obstáculos o 2º set (21-7), empatando a partida em 1 a 1. No tie-break, Anik e Paula começaram melhor, mas logo a equipe da UFC encostou. No entanto, o time não conseguiu manter-se e perdeu o último set por 15-4 e a partida por 2 a 1. 

Com a eliminação da UFC, as semifinais foram entre as anfitriãs Anik Aguiar/Paula Suzelle e Débora Fonteles/Ariane de Drumond. A primeira dupla começou bem, sacando melhor e com êxito no ataque. A segunda não tinha eficiência na conclusão das jogadas. Fazendo melhor leitura de jogo, Anik e Paula levaram o 1º set por 21-12. No segundo, Débora e Ariane se recuperaram e trouxeram mais equilíbrio à partida. Mas a sintonia do time adversário foi mais forte e fez a diferença no final do set quando venceram por 21-19 e o jogo por 2-0.

A final foi Anik Aguiar/Paula Suzelle e Mariana Freitas/Ianey Açucena. Por decisão da comissão técnica, da arbitragem e acordo com as equipes, o último jogo teve apenas um set. A partida começou equilibrada. Porém, Mariana teve grande sequência de saque e, quando a outra dupla mostrava dificuldade na recepção e na cobertura, abriu vantagem de 8-4 com Açucena. Desta vez, Anik faz a diferença no saque, leva o time ao empate e, pouco depois, à vantagem de 2 pontos no 18-20. Mariana e Açucena retomaram o empate no 20-20, e com boas jogadas fizeram mais dois pontos, finalizando o set e tornando-se campeãs.

A partida encerrou o dia de competição dos Jogos Universitários Cearenses 2014 no Vôlei de Praia e definiu a equipe que irá representar o Ceará nos JUBs. Sobre a participação da Unifor e as expectativas para a disputa nacional, o técnico Luiz Marcelo Vieira ressaltou que o importante é representar bem o Estado e a Universidade. "Ano passado, conseguimos vaga apenas para o masculino. Melhoramos o resultado e, desta vez, vamos com masculino e feminino”, completou.

Agência UniSports
@unisports_ce

(Foto: Rodrigo Muniz/Agência UniSports)

JUCs 2014 - WILLIAN E ERICK VENCEM VÔLEI DE PRAIA MASCULINO EM DISPUTA INTERNA

Sem a inscrição de sequer uma dupla de outra instituição de ensino, o vôlei de praia masculino dos Jogos Universitários Cearenses (JUCs) ficou entregue à Universidade de Fortaleza (Unifor), que contava com 3 duplas na competição e jogava ainda dentro de casa, no campus da universidade, na manhã deste sábado (13). Na disputa interna, Willian Gomes e Erick Guimarães levaram a melhor e se classificaram para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Com o título assegurado, a comissão técnica da Unifor e a arbitragem entraram em um consenso para haver apenas 2 jogos (semifinal e final), com um set cada, para poupar os atletas da instituição.

Na partida eliminatória, Leonardo e Rodrigo não deram chances para Lincoln e Lucas. Mais concentrada e entrosada, a dupla vencedora abriu longa vantagem logo nos primeiros minutos e fechou o jogo em 21 a 5, classificando-se para a final.

Leonardo e Rodrigo não encontraram a mesma facilidade contra Willian e Erick. Em um jogo disputado ponto a ponto do início ao fim, o número 7 da Unifor, Erick, furou o bloqueio de Leonardo e a defesa de Rodrigo com ataques poderosos. Willian também atacou bem quando foi acionado e deu o suporte defensivo para o companheiro fechar a partida em 22 a 20, conquistar o título e selar o passaporte para Aracajú-SE, onde ocorrerá os JUBs, de 29 de outubro a 9 de novembro deste ano.

Agência UniSports
@unisports_ce

(Foto: Messias Borges/Agência UniSports)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

JUFC 2014 - EM GRANDE JOGO, SELECIONADO GOLEIA IEFES POR 5 A 1 NO SOCIETY FEMININO E LEVA TÍTULO

Nesta terça-feira (09), IEFES e Selecionado fizeram a única partida de futebol society feminino, decidindo o título da modalidade nos JUFC 2014. O campo do “No Alvo Paintball” foi o local da partida. Dos 5 gols da sua equipe, Melissa Matos balançou a rede adversária duas vezes e foi artilheira da partida.

Sabendo aproveitar a posse de bola e com atenção na defesa, o Selecionado ditou o ritmo do jogo. As subidas ao ataque, principalmente pelas laterais, pressionavam o time do IEFES no campo defensivo. Entretanto, os erros de finalização e a boa atuação da goleira Camila Lopes impediram a abertura do placar nos primeiros minutos. Quando tinham a posse de bola, as jogadoras do IEFES não conseguiam ser eficazes e encontravam dificuldades para infiltrar o campo adversário, forçando Camila a lançar a bola diretamente ao ataque.

Após receber a cobrança lateral, Letícia saiu da marcação e chutou forte, de fora da área, para abrir o placar numa bela jogada. Em seguida, Jade Monteiro passa para Clara Rabelle que conclui para o gol, marcando o segundo tento da partida e do Selecionado, antes do término da etapa inicial.




No segundo tempo, Letícia foi substitúida por Melissa, que viria a marcar o terceiro do Selecionado. Apesar da vantagem, o grupo não diminuiu o ritmo e em assistência de Melissa, Paloma Abreu marcou o quarto. O IEFES reduziu a diferença numa excelente cobrança de falta convertida por Gabriela Chaves, mas não havia mais tempo para reação. O crônometro já chegava ao fim, quando Melissa marcou o último gol da partida, fechando o placar em 5 a 1 para o Selecionado.

Sobre a vitória, Melissa Matos, que foi um dos destaques da partida e integra a seleção feminina de futsal da UFC desde 2011, destacou que o entrosamento do grupo foi muito importante, mas que “a paixão por aquilo que faz e alegria” foram decisivos para o título de Campeãs dos JUFC de Futebol Society 2014.

Agência UniSports
@unisports_ce

(Imagens: Crisneive Silveira/Agência UniSports

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

JUFC 2014 - SELECIONADO ATROPELA IEFES E CONQUISTA TÍTULO DO FUTEBOL DE AREIA FEMININO

Chuva de gols em mais uma decisão do JUFC 2014 - Campus Fortaleza. O Selecionado, equipe formada por estudante de cursos variados, mostrou bom entrosamento e intensa objetividade na tarde deste domingo (7) e bateu a equipe do IEFES por 7 a 1 no jogo que decidiu o título da categoria. 

A movimentação das duas equipes e o equilíbrio marcaram a etapa inicial. A torcida presente não precisou de muito tempo para comemorar o primeiro gol. Logo aos 25 segundos de bola rolando, Jéssica Souza, de longe, chutou por cima e abriu o marcador. O jogo ficou truncado, com muitas faltas de ambos os times. O empate só chegou aos 6 minutos, através de Isadora. Com muita categoria, a jogadora também chutou de longa distância para marcar um belo gol. Quando o cronômetro já anunciava o fim do primeiro tempo, o Selecionado voltou a ficar a frente do placar, dessa vez com Melissa Meloceu.

Na volta do intervalo, o Selecionado ditou o ritmo do jogo e ampliou a vantagem com mais 5 gols. Erros primários da equipe adversária também contribuíram para o resultado final. Os tentos foram marcados por Marina Rose, Paloma Abreu, Melissa, duas vezes, e Gabriela do IEFES, que marcou contra na tentativa de defender sua meta. Desse modo, o Selecionado tornou-se campeão em jogo único com o placar significativo de 7 a 1.

Confira os gols da finalíssima com imagens da TV UniSports.



Reproduzir o vídeo

-VÍDEO-      https://www.facebook.com/video.php?v=762146860510375&set=vb.696279980430397&type=2&theater


(FONTE: UNISPORTS)

JUFC 2014 - IEFES GOLEIA CC COM SHOW DE PORFÍRIO JÚNIOR E ENFRENTA O DIREITO NA FINAL DO FUTEBOL DE PRAIA


(Foto: Didio Theorga/Agência UniSports)



A equipe do IEFES goleou o CC na tarde desse domingo (07) por 8 a 1 e carimbou sua vaga na decisão do Futebol de Praia do JUFC 2014. Com grande atuação do capitão da equipe, Porfírio Júnior, que anotou 6 gols, o time da Educação Física não passou dificuldades e teve a classificação na mão durante toda a partida.

O confronto iniciou bem equilibrado, com as duas equipes levando perigo ao gol adversário. O desequilíbrio veio aos 3 minutos com o primeiro tento de Porfírio no jogo. Depois do gol, o time do CC não teve tempo de se estabelecer novamente na partida, porque 20 segundos depois, Breno marcou o segundo do IEFES. Já na metade do primeiro tempo, os jogadores do CC mostravam cansaço, o que facilitou o trabalho de Porfírio em deixar o segundo dele aos 7, fazendo 3 a 0, placar que se manteve até o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, logo no primeiro minuto, Porfírio teve seu único momento de desconcentração na partida, quando errou o recuo para o seu goleiro e deixou João Artur livre para fazer o gol de honra do CC.

Depois desse gol, só deu IEFES e Porfírio. O camisa 10 marcou duas vezes no minuto 17 de jogo. Aos 21, foi a vez de Anderson fazer o seu. Já aos 22 e aos 23, Porfírio voltou a balançar a rede adversária mais duas vezes, fechando o placar em 8 a 1.

No próximo dia 14 de setembro, o IEFES enfrenta o Direito, que na semana passada derrotou a FEAACS para garantir sua vaga na final. A disputa do título acontecerá na Praia de Iracema, a partir das 16h.

Fonte: Agência UniSports
@unisports_ce

domingo, 7 de setembro de 2014

JUFC 2014 - CIÊNCIAS VENCE AGRÁRIAS EM JOGO EQUILIBRADO E AVANÇA À FINAL DO FUTEBOL DE CAMPO

Foto: Messias Borges/Agência UniSports
O time do Centro de Ciências (CC) superou a equipe do Centro de Ciências Agrárias (CCA) em partida disputada neste sábado (6), no Grêmio Recreativo Pague Menos, e conseguiu a classificação para a final do futebol de campo masculino dos Jogos da Universidade Federal do Ceará (JUFC). Geni Sá e André Gadelha marcaram para as Ciências, e o centroavante Antônio Renan deixou o seu para as Agrárias.



Com um jogador a mais desde o início da partida (devido a suspensões e desfalques, a equipe do CCA só contou com 10 atletas para a partida) e uma defesa bem postada, as Ciências exploraram a velocidade do atacante Anssuname Cassana, número 10, um dos destaques do jogo.

Aproveitando-se da marcação avançada das Agrárias, Geni Sá, camisa 7, foi lançado nas costas da defesa adversária e só teve o trabalho de tirar do goleiro e colocar a bola no canto esquerdo do gol, abrindo o placar para as Ciências, no final do primeiro tempo.

O time das Agrárias percebeu o erro que cometeu no primeiro tempo e se posicionou diferente para a segunda etapa. Comandada por Paulo Macário, o camisa 8, a equipe pressionou as Ciências até chegar ao empate. Antônio Renan foi lançado e bateu por cima do goleiro Vanderson, acertando o travessão. No rebote, o próprio camisa 9 das Agrárias mandou para o fundo das redes.

O cansaço pesou para as Agrárias, que chamou as Ciências para o seu campo. Já no final da partida, em um cruzamento aparentemente despretensioso, Wescley empurrou Rafael dentro da área, e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, André Gadelha chutou forte e alto, no meio do gol, sem chances para Ismael: 2 a 1 Ciências.

Na final, que acontece próximo sábado (13) às 16h, o time do CC irá enfrentar a equipe da Educação Física (IEFES), reeditando a final do JUFC 2013, quando as Ciências foram campeãs.

Para Gadelha, autor do gol da vitória, o favoritismo é da Educação Física, que se prepara há mais tempo, entretanto, ele acredita que a equipe pode se superar e manter o título da competição.


Fonte: Agência UniSports - @unisports_ce

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

RODADA DO XADREZ CLASSIFICA ATLETAS DA UFC

Em rodada válida pelos JUC's (Jogos Universitários Cearenses), disputada no último sábado (30/08) no Centro de Treinamento Farias Brito, foi a vez do xadrez iniciar seus jogos.



Na modalidade masculina, o sistema de disputa, decidido em congresso técnico, foi Shuring (todos contra todos). Na ocasião, classificaram-se os enxadristas Rodrigo Bezerra de Matos (UFC) e José Roberto de Andrade (UFC). 

No feminino, classificou-se Maria Iara de Freitas França (UFC), porém não houve disputa por haver apenas a referida atleta inscrita.

Vale lembrar que os classificados garantiram vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's), a serem disputados de 29 de outubro à 09 de setembro, em Aracaju/SE.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ATLÉTICAS PLANEJAM CORRIDA DE ORIENTAÇÃO E RECEBEM PREMIAÇÃO DO JUFC



As Associações Atléticas Acadêmicas da UFC se reuniram nesta quarta (03) na Coordenadoria de Atividades Desportivas com o propósito de planejar a realização de oficinas e competições de uma nova modalidade no JUFC, a Corrida de Orientação. 

Idealizado pela bolsista de rendimento desportivo Emanuelle Bezerra, o projeto pretende gerar interesse pela modalidade no meio universitário, sendo extensivo à alunos e funcionários (professores e técnicos).

As Atléticas realizarão a divulgação e inscrição nas suas respectivas Unidades Acadêmicas para as oficinas que estão previstas para os dias 11 e 18 de outubro.



Na ocasião também foi realizada a premiação Geral dos Jogos UFC de 2013, competição que a Atlética do IEFES sagrou-se Campeã, seguida da Tecnologia no Vice e Direito na terceira colocação.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

JUFC 2014 - EM MANHÃ DE AUSÊNCIAS, CT É DECLARADO CAMPEÃO NO VÔLEI DE PRAIA FEMININO


As disputas aconteceram na Barraca Marinhos, na agitada Praia do Futuro.Os dois primeiros confrontos marcados, válidos pela modalidade feminina, não aconteceram. O jogo previsto entre IEFES 1 e Selecionado não ocorreu, pois nenhuma das equipes compareceu à área de jogos.


O segundo jogo, entre IEFES 2 (Dalyane Barbosa e Juliana Evelyn) e CT (Jéssica de Oliveira e Brenda Uchoa), também não foi realizado. A dupla do IEFES descumpriu o horário estabelecido para o início da partida e perdeu por W.O..


Dessa forma, a eventual final seria disputada entre a dupla vencedora do jogo entre IEFES 1 e Selecionado contra IEFES 2 ou CT. Devido as ausências,a disputa do título, que estava prevista para ser o sexto jogo da manhã, não ocorreu e a dupla feminina campeã do Vôlei de Praia JUFC 2014 foi Jéssica de Oliveira e Brenda Uchoa, do Centro de Tecnologia.

(Fonte:Agência UniSports)
@unisports_ce

(Foto: Lucas Ribeiro/Agência UniSports)

Começaram, na manhã de hoje (30), os jogos de vôlei de praia dos JUFC, Jogos Internos da UFC - Campus Fortaleza. As disputas aconteceram na Barraca Marinh

JUFC 2014 - CT É CAMPEÃO NO VÔLEI DE PRAIA MASCULINO

Logo após o terceiro jogo do dia, IEFES 2 e CT disputaram a final. A primeira dupla havia vencido o Direito 1 e a equipe do Centro de Tecnologia já somava duas vitórias naquela manhã, contra IEFES 1 e Direito 2.

A bela atuação de Ronaldo de Freitas e Davi Saraiva, atletas do CT, impediu que Tailan Ewerk e Gildevan Saraiva repetissem o bom desempenho do primeiro jogo. Com excelente passagem pelo saque, Ronaldo assegurou vários pontos para a dupla. Além disso, os jogadores do CT demonstraram forte sintonia, fazendo boas recepções e não errando passes, garantindo a parcial de 18 a 0.
No segundo set, a dupla do IEFES 2 ainda tentou reagir, conseguindo realizar bons passes e completando as jogadas. Entretanto, não venceram o set, já que a dupla da Tecnologia demonstrava confiança no seu jogo. No fim da partida, quando o placar estava em 17 a 8 para Ronaldo e Davi, a dupla do IEFES marcou 3 pontos seguidos, dificultando para os adversários, até que Tailan errou um saque e acabou dando a vitória do set e da partida à equipe do CT. Ronaldo e Davi sagraram-se campeões. Uma excelente manhã para o Centro de Tecnologia, que também conquistou o título da categoria feminina do vôlei de praia.

Sobre a conquista, Davi Saraiva, aluno-atleta do curso de Engenharia de Produção, declarou que “hoje, o entrosamento foi o mais importante. A gente costuma jogar dupla na quadra de vez em quando e conseguimos trazer essa experiência pra areia”.

(Fonte:Agência UniSports)
@unisports_ce

(Foto: Lucas Ribeiro/Agência UniSports)

JUFC 2014 - IEFES E CCA SAEM NA FRENTE NO FUTEBOL DE CAMPO

Dando continuidade ao primeiro dia de competições do JUFC 2014, Campus Fortaleza, o futebol movimentou a tarde com dois jogos realizados no Grêmio Recreativo Pague Menos. 

o inicial, o IEFES venceu com tranquilidade o Direito por 5 a 0. Os gols da partida foram marcados por Adison Rodrigues, Thallyson Jardel, Yuri Carvalho e dois de Francisco Porfírio. A equipe do Direito quase perdeu por W.O. ao atrasar o início da partida. Depois de algum tempo de espera, a disputa começou e terminou com o Direito tendo dois atletas a menos por conta do não comparecimento dos mesmos.

Já o segundo confronto foi mais disputado. O CCA venceu a FEAACS por 5 a 2 em um jogo com virada e três expulsões. A FEAACS abriu o placar com Jonas Marcio pra logo depois levar o empate do CCA com Paulo Macário. Antes do fim da primeira etapa, o CCA teve o primeiro jogador expulso.

Na volta do intervalo, com um homem a mais, a FEAACS foi mais ofensiva e conseguiu chegar a frente do placar com Tício Lucas em cobrança de pênalti. Logo após, o time teve um jogador expulso, equilibrando as ações. O CCA aproveitou-se da situação e emplacou 4 gols seguidos, de Paulo Macário novamente, Remy Medeiros, Francisco Glayson e Francisco Walfran. Antes do final, o CCA ainda perdeu outro jogador por expulsão.

No próximo final de semana, dia 06 de setembro, as Ciências enfrentam o CCA, por ter sido o pior vencedor das partidas de abertura. O vencedor do jogo carimba uma vaga na final para enfrentar o IEFES, que já está garantido por ter sido o melhor vencedor dos jogos anteriores.

(Fonte:Agência UniSports)
@unisports_ce

(Foto: Crisneive Silveira/Agência UniSports)

JUFC 2014 - DIREITO VENCE FEAACS E GARANTE VAGA NA FINAL DO FUTEBOL DE PRAIA

O domingo foi o dia da estreia do Futebol de Praia nos JUFC, Jogos internos da UFC, do Campus de Fortaleza. Na tarde ensolarada da Praia de Iracema, um único jogo foi realizado, pois a primeira partida terminou em W.O. Os jogadores do CCA não compareceram ao local do evento, entregando, assim, a vitória para o IEFES. 

A segunda partida marcada foi entre FEAACS e Direito. As equipes fizeram um grande duelo que terminou com a vitória do Direito por 6 a 4. A equipe da FD começou na frente com gol de Renan Melo, mas logo veio o empate através de Artur Lopes. No decorrer do jogo, os atletas da FEAACS começaram a mostrar cansaço, permitindo que o adversário abrisse 3 a 1 com os tentos de Gabriel Gadelha e Renan Melo, que marcava novamente.

A FEAACS ainda tentou uma reação imediata com o gol contra de Gabriel Gadelha, mas logo Breno de Lacerda, Renan Melo, outra vez, e Bruno Cavalcante trataram de deixar claro quem mandava na partida.

Próximo ao fim do jogo e com 6 a 2 no placar, o Direito relaxou e permitiu que a FEAACS reduzisse a diferença para dois gols. Rafael Viana e Fernando Antônio foram os autores. A tentativa de reação parou por ai, já era tarde demais para tentar igualar o marcador.
Com os resultados do dia, o Direito garantiu passagem para a grande final e espera o vencedor do confronto entre IEFES e Ciências que acontece no próximo domingo (7).

(Fonte:Agência UniSports)
@unisports_ce

(Fotos: Crisneive Silveira/Agência UniSports)