quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BASQUETE MASCULINO VENCE E AVANÇA PARA AS SEMIFINAIS. HAND FEMININO E VÔLEI MASCULINO DISPUTAM 5º A 8º


Basquete

A manhã começou para com um desafio pesado para as meninas do Handebol da UFC, a equipe catarinense da FURB, que juntamente com a Estácio de Goiás são favoritas para o acesso a 1ª divisão. A equipe catarinense foi impondo duas condição e venceu o jogo por 29 a 12. Apesar do resultado, a equipe manteve o 3° lugar do grupo e agora enfrenta a UFOP (MG), 4ª do outro grupo, na disputa pelo 5º lugar e a manutenção da vaga na 2ª divisão.

Ainda pela manhã o Vôlei masculino enfrentou a FEEVALE (RS) na luta pela vaga na semifinais. O jogo alternou os vencedores entre os set's, e a decisão acabou indo para o tie break, onde a FEEVALE levou a melhor e venceu o jogo por 3 set's a 2, prosseguindo para as semis e jogando a UFC para a disputa do 5º lugar no confronto com a UEL (PR).

Na última chance da UFC permanecer na luta por uma vaga na 1ª divisão dos JUB's, o Basquete masculino enfrentou a IJN/FARO (RO). A equipe priorizou o sistema defensivo que foi eficiente diante das investidas dos adversários. Mesmo com a produção ofensiva menor que a vitória do dia anterior, a equipe jogou o suficiente para administrar o jogo e vencer a IJN/FARO por 52 s 39. De quebra a equipe foi beneficiada pela vitória  da UFTM (MG) sobre a LUMEN (PB) e classificou-se em primeiro do grupo. O adversário das semis são os gaúchos da FEEVALE. O vencedor garante além da vaga na final, o acesso a divisão de elite do desporto universitário brasileiro.

HANDEBOL E VÔLEI SÃO VENCIDOS E BASQUETE SE RECUPERA NOS JUB’S



Na quarta de competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), o dia da UFC começou com o Handebol feminino sendo vencido pela FASIPE (MT) por 23 a 19. Com o resultado a UFC tem a missão de vencer a FURB (SC) para classificar-se paras as semifinais da 2ª divisão . Em caso de empate ou vitória da FURB, a equipe disputa o 5° ao 8° lugar.


No mesmo momento o vôlei masculino travava o duelo com a UNILTONLINS (AM). Invictas na competição, a vitória praticamente assegurava a vaga para as semifinais. A UFC não reeditou a performance do dia anterior e a UNILTONLINS carimbou a vaga entre os quarto melhores da 2ª divisão vencendo o jogo por 3 a 1. Nesta quinta a UFC define se passa para as semis ou se via disputar o 5º ao 8º lugar da 2ª divisão. A vaga é decidida num confronto direto com a FEEVALE (RS), que também possui uma vitória em dois jogos.

Já o Basquete masculino recuperou-se do resultado adverso do dia anterior e venceu a UFTM (MG) por 71 a 53, em um jogo de muita intensidade e decidido apenas no último quarto, onde a condição física foi o fator determinante pra UFC abrir a diferença no placar. A equipe também enfrenta um jogo decisivo nesta quinta diante da IJN/FARO (RO). Vencendo a equipe praticamente garante vaga nas semifinais da 2ª divisão da competição, já que só uma difícil combinação de resultados impediria o avanço da equipe. Em caso de vitória da IJN/FARO a equipe entra na disputa do 5º ao 8º.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

EMPANTE, VITÓRIA E DERROTA NA ESTREIA DAS EQUIPES COLETIVAS DA UFC NOS JUB'S



As competições dos esportes coletivos de quadra dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's) tiveram início nesta terça (29) em diversas quadras da cidade de Goiânia (GO). A rodada começou as disputas da fase classificatória que se estende até a próxima quinta. Na sexta serão realizadas a semifinais e as disputas de 5° a 8°, enquanto no sábado serão as finais e disputa de 3° e 4° lugares.

Na abertura do Handebol feminino a UFC entrou em quadra para enfrentar um adversário conhecido da equipe, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O jogo foi bastante acirrado com a UFC permanecendo à frente do placar durante todo o jogo, mas sem abrir uma margem confortável. A UFAL conseguiu empatar a partida faltando 14 segundos para o seu término, que acabou empatada em 15 a 15. Nesta quarta a equipe volta à quadra para enfrentar a FASIPE/MT, equipe que disputo a 1ª divisão da competição no ano passado.

Em seguida foi a vez do Vôlei masculino iniciar sua participação no evento diante da Universidade Federal do Pará (UFPA). Após controlar e vencer o 1º set por 25 a 19, a equipe permitiu uma reação da UFPA e perdeu o 2° set por 25 a 19. No 3° e 4° set a equipe reencontrou seu jogo e venceu a partida com 25 a 16 e 25 a 23. O adversário de amanhã será uma conhecida da Fase Regional da LDU deste ano, a UNINILTONLINS do Amazonas.


No turno da tarde foi a vez do Basquete masculino fazer sua estreia em JUB's. O jogo foi  diante da LUMEN da Paraíba. A equipe sentiu a falta de experiência na competição e foi vencida por 53 a 40. O confronto de amanhã será com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ATLETAS DOS INDIVIDUAIS DA UFC ENCERRAM SUA PARTICIPAÇÃO NOS JUB’S E COLETIVOS JÁ ENCONTRAM-SE EM GOIÂNIA

Basquete
Handebol




Vôlei
Neste domingo (27) encerraram-se as competições das modalidades individuais nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) 2013. A UFC participou no judô, natação e xadrez.

No judô a equipe masculina não obteve classificação por não conseguir vitória com seus três judocas. No feminino, com uma vitória de Patrícia Távilla e a 5ª colocação na sua categoria, a UFC encerrou a participação no 11° lugar por equipes.


O xadrez com apenas uma/um enxadrista em cada gênero (podiam haver até dois por instituição), a UFC encerrou a competição em 13° lugar no feminino (13° no individual) e 20° no masculino (16° individual). A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) não divulgou a classificação final da natação até o momento, mas Marina Santos conseguiu o segundo 7º lugar, desta vez nos 100 metros peito, mesma colocação obtida nos 200 metros peito.

As equipes de basquete masculino, handebol feminino e vôlei masculino já encontram-se em Goiânia (GO) para iniciar amanhã (29) suas trajetórias na competição.

sábado, 26 de outubro de 2013

NATAÇÃO ENTRE AS SETE MELHORES, ELIMINAÇÕES NO JUDÔ MASCULINO E RESULTADOS DIVERSOS DO XADREZ MARCAM A SEXTA DA UFC NOS JUB’S


Na manhã desta sexta (25) na Piscina do Sesi de Goiânia (GO), Marina Santos obteve vaga na final dos 200m peito com a 8ª marca, prova que não é sua especialidade. Na final realizada à tarde, a atleta melhorou sua colocação e terminou como a 7ª melhor atleta universitária do país, feito repetido pelo revezamento masculino nos 100m livre com Lucas Lima, João Angelotto, Rafael Araújo e Marcelo Dantas. A natação volta a competir neste sábado (26) em busca de mais resultados.


O judô masculino não obteve um bom desempenho nos JUB’s, e os atletas Reginaldo Muniz (médio), Angelo Sampaio (meio pesado), e Rômulo de Almeida (pesado) foram eliminados da competição sem vencer uma luta. Neste sábado, Patrícia Távila sobe ao tatame buscando melhor resultado para o judô feminino da UFC.



No xadrez a atleta Amanda Lima que havia vencido na 1ª rodada, foi vencida na 2ª rodada por Jessica Cathcart (UEM-PR), e empatou na 3ª rodada com Jessica Lira (UEPB-PB), terminando o dia na 12ª colocação. Já Rubens Martins que também venceu na estreia, venceu Genisson dos Santos (UFS-SE) na 2ª rodada, e foi vencido na 3ª por Hugo Caetano (UNIOESTE-PR), encerrando o dia na 6ª colocação. As disputas continuam neste sábado com mais duas rodadas. A competição é realizada em 7 rodadas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

VITÓRIAS NO XADREZ E DIA INTENSO DE COMPETIÇÃO MARCAM INÍCIO DA UFC NOS JUB’S

Amanda Lima e Rubens Martins (camisas azuis)  abriram a participação da UFC nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) com vitória na 1ª rodada da competição. O evento abriu ontem (24) à tarde os JUB’s 2013 em Goiânia (GO). Amanda venceu Carolina Alves da UFRN enquanto Rubens sai vitorioso do duelo com Adan Lopes da UFBA.





Durante todo o dia de hoje (25) a UFC encara uma maratona de competições. Além do xadrez que dá continuidade à competição com a 2ª (manhã) e 3ª (tarde) rodada, os atletas masculinos sobem ao tatame com Reginaldo Muniz, Angêlo Sampaio e Rômulo de Almeida, que enfrentam uma parada duríssima pela frente, desafiando atletas da seleção brasileira de judô na arena montada no Sesi Ferreira Pacheco em Goiânia.


Na natação tanto a representante feminina, Marina Santos, quanto os atletas do masculino: Lucas Lima; Rafael Araújo e João Angelotto, caem na piscina do Sesi buscando vagas nas finais da competição. O nadadores da UFC enfrentam atletas de clubes tradicionais brasileiros, como Pinheiros, Flamengo, Minas, entre outros. 



Os 61° Jogos Universitários Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Federação Goiana de desporto Universitário (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BOLSISTAS DE INCENTIVO AO DESPORTO SE DESTACAM NA V VOLTA AO CAMPUS E NA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO



Realizada no dia 20 de outubro no Campus do Pici da UFC, a V Volta ao Campus contou com a participação de alunos e funcionários (técnicos e professores) da UFC e de atletas da comunidade externa, com destaque para dois bolsistas de Incentivo ao Desporto, Samuel Alencar e Emanuelle Bezerra.

Samuel conquistou o 1º lugar geral masculino na prova dos 3 km. O atleta passou a integrar recentemente a equipe de atletismo da UFC após ser convocado em agosto para o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto 2013, oferecendo mais condições para o atleta se dedicar a modalidade. Esta é a segunda competição do atleta que já havia participado dos Jogos Universitários Cearenses (JUC's) em agosto, com apenas poucas semanas de treinamento, manifestando o interesse de se aperfeiçoar na prática esportiva.






Já Emanuelle Bezerra é bolsista desde abril desse ano, conquistando o benefício pelo seu currículo na Corrida de Orientação. Na V Volta ao Campus a atleta conquistou o 2º lugar geral feminino na prova dos 3km. Horas antes a atleta havia se sagrado Vice-campeã na Etapa Lua Cheia do Circuito Fases da Lua realizado na Barra do Cauípe em Caucaia( CE), evento que integra o calendário cearense da Corrida de Orientação Noturna.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ATLETAS DA UFC JÁ ENCONTRAM-SE NOS JUB'S



Atletas, técnicos,  e dirigentes da UFC chegaram hoje (23) em Goiânia (GO) para competir nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's) 2013. Já encontram-se na capital goiana integrantes das equipes de judô, natação e xadrez, que competirão no mais importante evento do desporto universitário nacional até o dia 28 de outubro, quando encerra-se a realização das modalidades individuais e iniciam-se a dos coletivos.
Nesta quinta (24) as equipes participam pela manhã de Reuniões Técnicas das respectivas modalidades. A tarde inicia-se a competição de xadrez, enquanto as demais modalidades treinam buscando uma melhor ambientação aos locais de competição e principalmente ao clima goianiense, que apresenta-se com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
Basquete masculino, Handebol feminino e Vôlei masculino são os representantes da UFC nas modalidades coletivas. Todas atuarão na segunda divisão da competição mas enfrentando representantes de Estados tradicionais do desporto universitário brasileiro como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os 61º Jogos Universitários Brasileiros são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Ministério do Esporte, Governo do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia.

Modalidades e Atletas


Judô
Ângelo Sampaio
Patrícia Távila
Reginaldo Muniz
Rômulo de Almeida


Natação
Lucas Lima
Rafael Araújo
João Angelotto
Marina Santos


Xadrez
Amanda Lima
Rubens Martins

terça-feira, 15 de outubro de 2013

BASQUETE E FUTSAL DA UFC COM JOGOS DECISIVOS NA LCDU





A Liga Cearense do Desporto Universitário (LCDU) avança para a fase de jogos eliminatórios no Basquete masculino e Futsal masculino com partidas na Quadra do CEU neste sábado (19). Além de equipes nas duas modalidades, a UFC também atua no Basquete feminino no primeiro confronto da melhor de três diante da UNIFOR.






O Basquete masculino classificou-se em primeiro do grupo B e duela com a CATÓLICA, segunda do grupo A, em uma das semifinais da competição. O vencedor enfrenta na final o adversário que sair da outra semifinal entre UNIFOR e ESTÁCIO/FIC.



Também em jogo válido pelas semifinais da modalidade, o Futsal masculino tem pela frente a UNIFOR em um desafio que reedita a semifinal dos Jogos Universitários Cearenses (JUC's) onde nos minutos finais a UNIFOR eliminou a UFC de virada. A outra semifinal será entre a Faculdade Lourenço Filho e a Fametro.




Programação
Data: 19 de outubro
Local: Quadra do CEU - UFC

9h30 - UFC X UNIFOR (BASQ FEM)
11h00 - UNIFOR X ESTÁCIO/FIC (BASQ MASC)
12h30 - UFC X CATÓLICA (BASQ MASC)
14h00 - FLF X FAMETRO (FUTSAL MAS)
15h15 - UFC X UNIFOR (FUTSAL MAS)

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

REUNIÃO PLANEJARÁ JUFC 2013 DO CAMPUS FORTALEZA

Será realizada nesta quarta (16) na Quadra do CEU, reunião entre a Coordenadoria de Atividades Desportivas e as Atléticas das Unidades Acadêmicas para planejamento dos Jogos da UFC (JUFC) 2013 do Campus Fortaleza. A previsão é de que o JUFC inicie na segunda quinzena de novembro.

A premiação do JUFC 2012 que encontrava-se pendente devido à tramites administrativos, já está de posse da Coordenadoria e será entregue as equipes campeãs e vice no primeiro jogo das mesmas na edição 2013, e durante a realização das modalidades individuais para as/os atletas destas.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

BASQUETE MASCULINO VENCE MAS FUTEBOL, HANDEBOL E FUTSAL SOFREM DERROTAS


Apenas o Basquete masculino da UFC venceu seu jogo neste final de semana nas competições universitárias do Estado. Futebol, Handebol e Futsal masculinos e o Futsal feminino sofreram derrotas nos seus confrontos.

Na sexta (04) o Futebol masculino da UFC foi vencido por 3 a 1 pela Unifor em jogo realizado no Estádio da Unifor no Interuniversidades de Futebol. Com 10 minutos de jogo o placar já estava 2 a 0 para os donos da casa. No decorrer da primeira etapa o condicionamento físico da Unifor foi se deteriorando e a UFC passou a ter domínio da das ações ofensivas, mas sem transformar em chances reais de gol. Na segunda etapa o cenário não se modificou mas a UFC só conseguiu marcar aos 25 minutos no que seria o único chute da UFC em direção ao gol. No final do jogo a Unifor conseguiu ampliar e dar números finais ao placar. A equipe aguarda a programação do jogo com a Ateneu para cumprir tabela no segundo turno, e se preparar para  a final diante de um dos dois adversários.

Na rodada do sábado realizada na Quadra do CEU o Handebol masculino estreou na Liga Cearense do Desporto Universitário (LCDU) diante da Unifor. Após o empate no primeiro tempo em 11 a 11, na segunda etapa a Unifor imprimiu seu ritmo de jogo e venceu a partida a 32 a 21. A disputa ocorre em melhor de 3 jogos e o segundo ainda aguarda programação.

Após o WxO a favor da Fametro diante da UECE no Futsal masculino, a UFC enfrentou a Unifor no Futsal feminino. Durante o jogo, a Unifor manteve a posse de bola enquanto a UFC usava os contra-ataques. No decorrer do tempo a Unfior converteu suas chances de gol enquanto a UFC desperdiçava os contra-ataques. No final, 6 a 0 e a disputa continua no próximo jogo da melhor de 3.

Já no masculino, o jogo com a Faculdade Lourenço Filho (FLF) era válido pela Fase Classificatória, e as duas equipes buscavam o primeiro lugar do grupo. Após um primeiro tempo em 0 a 0, a FLF dominou a segunda etapa e aos poucos foi convertendo as chances de gol. No final 5 a 0 e o segundo lugar do grupo para a UFC que enfrenta a Unifor nas semifinais.

No domingo foi a vez do Basquete masculino que consolidou o primeiro lugar do grupo vencendo a UECE por 47 a 30 no Colégio Ágape do Eusébio. Na semifinal a UFC enfrenta a Católica, segundo lugar do grupo A.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FUTEBOL E BASQUETE EM COMPETIÇÕES UNIVERSITÁRIAS CEARENSES NO FIM DE SEMANA


A equipe de Futebol Masculino da UFC inicia hoje sua trajetória no segundo turno do Interuniversidades de Futebol. Vencedor do primeiro turno, o grupo enfrenta a Unifor no primeiro jogo para depois enfrentar a Ateneu em local e data a confirmar. Unifor e Ateneu já se enfrentaram na segunda fase onde empataram em 2 a 2.






No domingo (06) o Basquete Masculino encerra a campanha da Fase classificatória na Liga Cearense do Desporto Universitário (LCDU) em jogo remarcado da rodada anterior. O confronto diante da UECE pode garantir a primeira colocação do Grupo B, projetando a semifinal diante do segundo colocado do Grupo A.

Programação

Futebol Masculino
Data: 04 de outubro (sexta)
Local: Unifor
21h - UNIFOR X UFC

Basquete Masculino
Data: 06 de outubro (domingo)
Local: Ágape do Eusébio
11h - UFC X UECE
12h15 - CATÓLICA X UNICHRISTUS

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EQUIPE DE GINÁSTICA DA UFC NO GYM BRASIL




No dia 21 de setembro, o grupo de Ginástica Para Todos da Universidade Federal do Ceará (UFC) - GYMNARTEIROS, apoiado pelo Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), pela Coordenadoria de Desporto Universitário e coordenado pela Profª. Ms. Lorena dos Reis, representou a Instituição e o Estado no V Gym Brasil, festival realizado na cidade de Piracicaba-SP pela Confederação Brasileira de Ginástica.  



O evento de caráter nacional, objetivou incentivar a prática da Ginástica Para Todos, uma modalidade gímnica não competitiva e orientada para o lazer esportivo; além de credenciar grupos para representarem o Brasil na XV World Gymnaestrada, evento internacional que ocorrerá em Helsinki, Finlândia, em 2015. 



Também participaram instituições como Unicamp-SP e Universidade Estadual de Maringá-PR com seus respectivos grupos, GGU e Companhia Gímnica, oferecendo aos alunos das mesmas a oportunidade de compartilhar experiências e enriquecer sua formação acadêmica e profissional.




terça-feira, 1 de outubro de 2013

HAND E FUTSAL DA UFC COM DESAFIOS NA LCDU NESTE SÁBADO


A Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) divulgou nova programação da Liga Cearense do Desporto Universitário (LCDU). Neste sábado (05) a UFC entra em quadra com as equipes de Handebol Masculino, Futsal Feminino e Futsal Masculino. A rodada ocorre na Quadra do CEU-UFC.

O Handebol Masculino faz o primeiro jogo da melhor de três diante da UNIFOR, atual campeã universitária cearense, título conquistado sobre a UFC por 1 gol na prorrogação do jogo final dos Jogos Universitários Cearenses (JUC's)

O mesmo desafio acontece no Futsal Feminino, que tem pela frente as atuais vice-campeãs nacionais, título que a UNIFOR/Nacional Gás conquistou na semana passada ao vencer a UNOCHAPECÓ em Santa Catarina por 5 à 2, e empatar em 0 à 0 na prorrogação, o que conferiu a conquista do campeonato para as adversárias.

Já o Futsal Masculino encara seu terceiro jogo na competição diante da Faculdade Lourenço Filho (FLF). As duas equipes venceram seus dois primeiros jogos e decidem o primeiro lugar da chave nesta ocasião. Por ter melhor saldo de gols a FLF tem o empate ao seu favor para sair em primeiro do grupo.

Os campeões da competição conquistam vaga para participar da Fase Norte/Nordeste da Liga do Desporto Universitário (LDU), prevista para acontecer no primeiro semestre de 2014. O evento é uma promoção e realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

PROGRAMAÇÃO

Dia: 05 de Outubro
Local: Quadra do Ceú - UFC

10h00 - UFC X UNIFOR (HAND. MASC.)
11h30 - UECE X FAMETRO (FUTSAL MASC)
12h45 - UNICHRISTUS X ESTÁCIO/FIC (FUTSAL MASC)
14h00 - UFC X UNIFOR (FUTSAL FEM)
15h15 - UFC X FAC. LOURENÇO FILHO (FUTSAL MASC)