segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PRAZOS DE INSCRIÇÕES JUC'S ALTERADOS

As inscrições dos esportes coletivos serão até o dia 20 de março através do site da Fuce.
Os alimentos poderão ser entregues até o dia 21 de março até as 17h00.
O Congresso Técnico será realizado no dia 22 de março às 19h30.
Início dos Juc's serão no dia 26 de março.

Fonte: FUCE

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CALENDÁRIO DA CBDU ATUALIZADO


O Calendário da CBDU sofreu atualizações.
Para uma melhor visualização click na imagem acima.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário.

INFORMES SOBRE ASSEMBLÉIA DA CBDU.

Em Assembléia realizada neste sábado (19/02), 19 Presidentes e representantes das 27 Federações Universitárias Estaduais (FUE's) participaram da Assembléia Geral Ordinária da CBDU, em Brasília (DF). Luciano Cabral, presidente da CBDU, e membros da diretoria apresentaram os relatórios da temporada 2011 e a prestação de contas do ano passado para aprovação dos dirigentes estaduais.
A participação do Brasil na Universíade 2011, as visitas da diretoria técnica e de eventos da CBDU às confederações esportivas especializadas, as reformas na sede da entidade em Brasília, as mudanças no regulamento das Olimpíadas Universitárias - JUB´s, o novo sistema de cadastro de eventos da CBDU, a composição dos comitês para os Mundiais Universitário 2012 no Brasil e possíveis candidaturas para Mundiais 2014 e a aprovação do projeto incentivado para realização da Liga do Desporto Universitário estiveram entre os assuntos em pauta discutidos na Assembléia.

Liga - A aprovação do projeto da Liga do Desporto Universitário junto ao Ministério do Esporte também vai garantir os eventos da Liga na temporada 2011. Em parceria com a Koch Tavares, a CBDU irá promover torneios de Vôlei de Praia (no Rio de Janeiro/RJ), de Rugby Seven (a definir sede), de Tênis de Mesa, Xadrez e Bridge (em Goiânia/GO), de Triathlon (em Ilhéus/BA), de Lutas, Tênis e Futebol (em São Paulo/SP), Beach Games (em Maceió/AL) e as disputas de quadra (fases regionais e nacional). Itaú, Volkswagen e Banco ABC são os novos patrocinadores da competição.

"A Liga do Desporto Universitário chega à sexta edição com fôlego extra para realização de onze torneios em diversas modalidades. A Liga surgiu para movimentar o calendário universitário e a cada ano consolida-se e ganha mais destaque e adesão junto às FUE’s, às instituições de ensino superior e à comunidade. Este ano, com os apoios do projeto incentivado, esperamos um ano recorde de participação e com uma estrutura ainda melhor”, disse Cabral.

OUJUB’s - As mudanças no regulamento das Olimpíadas Universitárias - JUB's para a edição 2011, em Campinas (SP), também foram apresentadas à Assembléia. Destaque para o novo limite de idade dos atletas e para a mudança na forma de disputa das modalidades coletivas: Divisão Especial, 1ª Divisão e 2ª Divisão.

Nos torneios coletivos das OUJUB's 2011 (basquete, handebol, vôlei e futsal), o limite de idade dos atletas será de 24 anos sendo permitidos quatro atletas acima da idade. E nas disputas individuais o limite de idade também será de 24 anos com dois atletas acima da idade.

Mundiais - Em 2012, as cidades de Maceió (AL) e de Blumenau (SC) recebem os Mundiais Universitários de Vôlei de Praia e de Handebol, respectivamente. Inicialmente, o comitê organizador estará centralizado em Brasília, na sede da CBDU. E com a proximidade dos torneios, a partir do ano que vem, as administrações das cidades sedes e as federações universitárias estaduais passam a integrar os comitês nas próprias cidades.

Fonte: www.cbdu.org.br

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TREINOS DA TEMPORADA 2011 DE JUDÔ FEMININO E MASCULINO

Será iniciada, nesta terça (22/02), à preparação das seleções da UFC de judô feminino e masculino visando a temporada 2011.
Os treinos serão realizados às terças e quintas de 12h às 14h, no Bloco dos Instituto de Educação Física e Esportes no Pici, ao lado do Parque Aquático.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TREINOS DA TEMPORADA 2011 DE XADREZ FEMININO E MASCULINO

Será iniciada, neste sábado (19/02), à preparação das seleções da UFC de xadrez feminino e masculino visando a temporada 2011.
Os treinos serão realizados às quartas de 19h às 21h e aos sábados de 13h às 15h na Cantina do Centro de Humanidades, ao lado da FUCE.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário.

TREINOS DA TEMPORADA 2011 DE BASQUETE FEMININO E MASCULINO

Será iniciada, nesta sexta (17/02), à preparação das seleções da UFC de basquete feminino e masculino visando a temporada 2011.
Os treinos serão realizados às terças e sextas de 18h às 20h para o feminino, e de 20h às 22h para o masculino, ambos no Ginásio do Campus do Pici.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ATLETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA JÁ REPRESENTOU A UFC

A atleta Adrine Rodrigues Lopes foi convocada para Seleção Brasileria Sub-15 de Basquete. Adrine representou a UFC na Copa Integração 2010, sagrando-se vice-campeã em uma competição adulta. A Seleção da UFC, que têm dificuldade para formar sua equipe de basquete feminino, foi representada no evento por alunas da UFC e atletas das categorias de base das Seleções Cearenses.
Os gestores consideram que o feito de Adrine demonstra que investir em todos os esportes, mesmo naqueles em dificuldade, oportuniza aos praticantes diversas possibilidades de desenvolvimento pessoal.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário

INFORMES SOBRE REUNIÃO NA FUCE

Foi realizada nesta segunda (14/02), reunião da FUCE para apresentação do Calendário 2011 do Desporto Universitário Cearense e Nacional.
Na ocasião foram prestadas as seguintes informações:

JUC´S/CUF
Período de Inscrição: 19 de fevereiro a 14 de março
Período de realização dos jogos: 09 de março a 30 de abril
Congresso Técnico: 14 de março
N° máximo de atletas inscritos: JUC´S 15 atletas/ CUF 20 atletas
Taxa de inscrição para O CUF: R$350,00 por equipe
Taxa de inscrição para O JUC´S:não será cobrada taxa de inscrição, porém no ato da inscrição cada atleta deverá levar 1kg de arroz ou feijão.
Taxa de arbitragem: Isenta

Seletivas Universitárias/ Interuniversidades
Período de inscrição: 9 de fevereiro a 2 de maio
Período de realização dos jogos: 7 de maio a 2 de outubro

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TREINOS DA TEMPORADA 2011 DE FUTSAL FEMININO

Será iniciada, nesta terça (15/02), à preparação da seleção da UFC de futsal feminino visando a temporada 2011.
Os treinos serão realizados às terças e quintas de 12h às 14h.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TREINOS DA TEMPORADA 2011 DE VÔLEI MASCULINO

Terá início, nesta segunda (14/02), o treinamento visando a temporada 2011 da seleção de vôlei masculino.
Os treinos serão realizados às segundas e quartas de 20h às 22h.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CONVOCAÇÃO PARA REUNIÃO NA FUCE

Será realizada na segunda (14/02) às 19h, reunião na FUCE para apresentação e análise da proposta de calendário do desporto universitário cearense.
Convocamos os representantes das respectivas Atléticas da UFC para comparecerem ao evento.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MENÇÃO AO MOVIMENTO DESPORTIVO NA REVISTA DO JUBILEU DE OURO DE FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DE ENGENHARIA DO CEARÁ

A revista comemorativa do cinquentenário de formatura da primeria turma de Engenharia do Ceará, faz menção ao movimento desportivo da década de 50, mostrando a importância do desporto universitário na vida acadêmica do aluno.
Veja a matéria abaixo:

Movimento atlético

A prática esportiva era uma grande tradição nos anos 50, tendo perdurado com vigor mesmo após o início do regime militar. As escolas mais vitoriosas eram normalmente as mais antigas, que foram incorporadas à Instituição e cujos times eram até anteriores à UFC. "Lembro que o terror eram as equipes da Agronomia e do Direito. Mas, para o time da Escola, o importante era mesmo competir", assegura Rui Filgueiras Lima. Não poderia ser muito diferente, dada a capacidade "polivalente" do time. A Escola de Engenharia disputou a primeira edição dos Jogos da UFC em seu segundo ano de faculdade, 1957, com um único time competindo em todas as modalidades.
Segundo César Ary, alguns alunos pegaram carona na música "Amélia", de autoria de Mário Lago, e parodiaram a letra, compondo uma espécie de "grito de guerra" da Escola nas competições esportivas. "Acho que foi ideia de uma turma posterior à nossa, mas lembro bem do verso que dizia 'Engenharia que é a melhor faculdade...', no mesmo ritmo da música", ri. O engenheiro destaca também que foi tão grande a repercurssão na sociedade da colação de grau da turma, que uma empresa de tecidos local "patrocinou" para cada um dos formandos um smoking, a ser usado no baile de formatura.

Fonte: Revista JUBILEU 50, pág. 9

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TREINOS DE HANDEBOL INICIADOS

Começaram nesta quinta(03/02) os treinos de handebol feminino (das 18h às 20h) e masculino (das 20h às 22h), no ginásio do Campus do Pici. Ambos os treinos contaram com boa frequência de alunos-atletas. O próximo treino será no sábado (05/02), com o masculino sendo realizado de 14h às 16h, e o feminino de 16h às 18h. Ambos ocorrerão no Ginásio do Campus do Pici.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TREINOS INICIADOS

Já estão em andamento os treinos da temporada 2011 das seleções da UFC de futsal masculino, vôlei feminino e basquete masculino. Os treinos de futsal masculino ocorrem às segundas, quartas e sextas de 12h às 14h, e os de vôlei feminino às segundas e quartas de 18h às 20h, ambos no Ginásio do Campus do Pici. Já os treinos de basquete masculino ocorrerão nessa semana na quarta (02/02) de 19h às 21h no Colégio Darwin, e na sexta de 18h às 20h no Campus do Pici.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário

DDU NO ORKUT

Mais um meio de divulgação aderido pela Divisão de Desporto Universitário. Além do MSN e do TWITTER, agora estamos disponíveis, para quaisquer esclarecimentos ou sugestões, no ORKUT, através do perfil (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3769859858404434827) ou da comunidade (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110834475), onde poderão ser criados tópicos para discussão de assuntos pertinentes. Pedimos aos seguidores do blog que nos adicionem também no ORKUT.

Fonte: Divisão de Desporto Universitário